Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Edição 2009 do "Acta Media" discute linguagens e culturas

agosto 06, 2009

default user icon
Postado por USP Notícias

http://www4.usp.br:80/index.php/cultura/17135-edicao-2009-do-

internacional
Edição 2009 do Acta Media discute linguagens e culturas
Acontece nesta sexta-feira (7), às 17 horas, a abertura do Acta Media 7 - Simpósio Internacional de Artemídia e Linguagens Digitais. O evento é produzido pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte (PGEHA) da USP e pelo Programa de Doutorado em Mídia, Arte e Texto (MATX) da Virginia Commonwealth Universtiy (VCU) de Richmond, Estados Unidos. Neste ano, o tema é "Linguagens e Culturas nas Praticas Cibridas".

O objetivo é investigar práticas discursivas e midiáticas que revelem a presença do entrelaçamento entre o virtual e o real, linguagem e realidade, representações e objetos, de modo a proporcionar uma visão abrangente sobre o conceito de cíbrido.

A noite de abertura do simpósio será também a ocasião para o lançamento do livro Artemídia e Cultura Digital (Ed. Musa & FAPESP, São Paulo, 2009), dos professores Artur Matuck, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, e Jorge Luis Antonio, da Universidade de Campinas (Unicamp), resultante do Acta Media 4, realizado em 2004.

Uma das palestras da noite de abertura, "Imaginação literária e cultural na Pós-Guerra Fria: modelos alternativos de interação cultural" será ministrada pelo professor Marcel Cornis-Pope, romeno, radicado nos Estados Unidos, diretor do Programa de Doutorado em Midia, Arte e Texto da VCU, e acontece às 19h30, com tradução simultânea do inglês.

A abertura contará também com show musical do músico panamenho Edwin Pitre e com uma ópera performática de Vanderlei Lucentini com Núcleo In_Táctil.

O simpósio, que terá ainda a participação de pesquisadores do Brasil, dos EUA e de Portugal, se estenderá até o dia 12, com eventos na Casa das Rosas, no Museu da Língua Portuguesa, na PUC-SP (Sede Caio Prado), e no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP. A programação completa está disponível no site www.poiesis.org.br/casadasrosas.

Todas as sessões e performances são gratuitas e abertas ao público, não exigindo inscrição prévia. A Casa das Rosas fica na Av. Paulista, 37, Bela Vista.

Mais informações: email actamedia7@gmail.com

Palavras-chave: nnpp

Postado por USP Notícias

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.