Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Três eventos marcam programação no Maria Antonia

agosto 06, 2009

reflexões
Três eventos marcam programação no Maria Antonia
Em agosto, tem início no Centro Universitário Maria Antonia da USP o módulo Balanço da modernidade: de Kant a Benjamin e os encontros Brecht, Kafka, Schnitzler: a língua das cidades e Jornalismo cultural: dos suplementos aos blogs.

Em Balanço da modernidade: de Kant a Benjamin, é abordada a crítica contemporânea da tradição moderna na filosofia, por meio da obra de pensadores que procuram avaliar as ambiguidades do legado iluminista em reflexões pautadas pela experiência histórica.

As palestras acontecem nos dias 20 e 27 de agosto e 3 e 9 de setembro, das 20 às 22 horas. Os palestrantes serão os professores José Carlos Bruni, da Faculdade de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e Gabriel Cohn, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. As inscrições custam R$170,00.

No encontro Brecht, Kafka, Schnitzler: a língua das cidades, Tercio Redondo falará sobre a literatura de expressão alemã e suas relações com o universo sócio-cultural de cidades como Berlim e Viena e sua vinculação às grandes inovações artísticas ocorridas nessas metrópoles, do final do século XIX até os anos que antecederam o surgimento do nazismo. As palestras acontecem nos dias 19, 26 e 28 de agosto e 2 de setembro, das 16 às 18 horas, e a taxa de inscrição custa R$170,00.

No ciclo Jornalismo cultural: dos suplementos aos blogs, o jornalista Marcos Augusto Gonçalves faz um panorama do jornalismo cultural no Brasil, desde meados do século XX até a era da internet, analisando suas diferentes fases e as implicações de fatores técnicos e ideológicos, com destaque para questões relativas ao modo como a imprensa interage com o ambiente cultural em diferentes momentos históricos. As palestras acontecem nos dias 18, 25 e 31, das 20 às 22h30, e para participar é necessário pagar uma taxa de R$170,00.

As inscrições para os três encontros devem ser feitos na sala de cursos do Maria Antonia, no 3° andar, de segunda a sexta das 10 às 18 horas. O programa completo dos eventos pode ser acessado pelo site do Maria Antonia. O Centro Universitário fica na Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Maria Antonia

Mais informações: (11) 3255-7182, ramais 32 e 33, email cursosma@usp.br, site www.usp.br/mariantonia