Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Maria Antonia prorroga prazo de cinco exposições gratuitas

agosto 05, 2009

arte
Maria Antonia prorroga prazo de cinco exposições gratuitas
O Centro Universitário Maria Antonia da USP prorrogou até o dia 30 o período de visitação das exposições Italian Art Codex, Eleonore Koch, PINO e de trabalhos de Rafael Carneiro e Alice Grou.

A exposição Italian Art Codex, que estará na sala principal do Maria Antonia, apresenta uma coleção de aproximadamente 80 livros de artistas e alguns exemplares de edições correntes, com projeto gráfico elaborado por artistas plásticos. Entre os representados estão artistas consagrados como Lucio Fontana, Michelangelo Pistoletto, Mimmo Paladino, Enrico Baj, Alighiero Boetti, Giovanni Anselmo, nomes da nova cena artística italiana, como Maurizio Catellan, e, ainda, expoentes da "poesia visiva", como Emilio Villa.

Eleonore Koch: mundo ordenado apresenta pinturas da artista realizadas no período de 1950 a 1990, além de estudos, desenhos e documentos associados à sua trajetória profissional e a seu processo criativo.

Rafael Carneiro, um dos principais representantes de uma nova geração de pintores radicados em São Paulo, também expõe no Maria Antonia. Nas pinturas mostradas, realizadas a partir de imagens captadas por circuito interno de câmeras de vigilância, o artista mantém o centro da tela quase sempre vazio, com os objetos ocupando as margens das cenas.

Na exposição Foto Grafias, Alice Grou apresenta trabalhos inéditos de uma série recente, com imagens obtidas de detalhes de galhos e raízes secos e parcialmente submersos. Realizadas em preto e branco e impressas sobre papel algodão, as imagens adquirem certa ambivalência, remetendo também às características de desenhos ou aguadas de nanquim, conforme sugerido pelo título.

A exposição PINO, nome de um empreendimento fictício, ocupa o primeiro andar do Maria Antonia, simulando o interior de algum setor da “empresa”. Procurando evidenciar as propriedades funcionais dos objetos e o contexto aos quais se referem, as obras relacionam-se diretamente com as características do espaço expositivo, como cor, recorte das paredes e altura das colunas.

A entrada é gratuita. As visitações podem ser feitas de terça à sexta das 10 às 21 horas, aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas. Visitas monitoradas podem ser agendadas pelo telefone (11) 3255-7182, ramal 46.

O Maria Antonia fica na Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Centro Universitário Maria Antonia

Mais informações: (11) 3255-7182, email imprensama@usp.br, site www.usp.br/mariantonia