Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Humanitas lança o livro "Italiano Sob a Mira da Polícia Política"

agosto 04, 2009

default user icon
Postado por USP Notícias

http://www4.usp.br:80/index.php/sociedade/17119-humanitas-lan

publicação
Humanitas lança o livro Italiano Sob a Mira da Polícia Política
A Livraria Humanitas, ligada a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, lança o livro Italiano Sob a Mira da Polícia Política (Editora Humanitas, 342 pp., R$39,00), de Viviane Teresinha dos Santos, pesquisadora do Projeto Integrado Arquivo do Estado / USP (Proin).

A expulsão de estrangeiros do território brasileiro foi utilizada no Brasil contra italianos acusados de tentar "contaminar" o País com ideologias "exóticas" e era uma ameaça constante para os imigrantes, que eram reprimidos por suas supostas atividades políticas. Entre 1924 e 1945, em São Paulo, a polícia política vigiou as ações antifascistas dos italianos anarquistas ou suspeitos de comunismo. A autora perscruta os caminhos da repressão política que mapeava e oprimia as atividades "subversivas" dos cidadãos italianos, a partir da leitura dos prontuários produzidos pelo Departamento de Ordem Política e Social (DEOPS), sob a guarda do Arquivo Público do Estado.

O livro encontra-se à venda no site da Editora e em todas as distribuidoras que possuem parceria com a Humanitas.

Mais informações: (11) 3091-3728 / 3796, site www.editorahumanitas.com.br, email editorahumanitas@usp.br

Palavras-chave: nnpp

Postado por USP Notícias

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.