Stoa :: USP Notícias :: Blog :: O samba paulista ainda resiste

fevereiro 20, 2009

música
Samba de São Paulo mostra todas as suas faces e promete sobreviver

Ele não agoniza e nem irá morrer. Em São Paulo, o samba tem sua origem ligada a aspectos rurais e religiosos. Na USP, estudiosos resgatam aspectos da história do samba desde os tempos de Pirapora do Bom Jesus até os carnavais atuais. Além disso, um projeto apoiado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão possibilitou um documentário que traz fragmentos da história do gênero em São Paulo. Fora da academia, personagens como Oswaldinho da Cuíca e Dona Esther, de Pirapora, ainda são fiéis às origens e aos ritmos do samba de São Paulo.

- Iniciativas da universidade documentam origens do samba paulista
- Pirapora abriga espaço do samba
- A primeira-dama do Samba de Pirapora
- Osvaldinho, da Cuíca e do samba de São Paulo