Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Incubadora EsalqTec realiza primeira graduação, da empresa AgroSafety

fevereiro 26, 2009

empreendedorismo
EsalqTec celebra primeira graduação de empresa incubada

Desde 2006, a EsalqTec - Incubadora Tecnológica opera no campus da USP em Piracicaba, dando suporte a projetos de inovação tecnológica no agronegócio. E agora, após três anos de trabalho, acontecerá a graduação da primeira empresa incubada na EsalqTec. É a AgroSafety Monitoramento Agrícola Ltda., que atuará em análises e monitoramento de pesticidas.

A cerimônia que marcará a graduação da AgroSafety acontece em 5 de março. A graduação simboliza o momento em que a empresa passa a "caminhar com as próprias pernas": ou seja, deixa a estrutura da incubadora e se insere definitivamente no mercado, tornando-se uma competidora real nos negócios.

A empreendedora Laís Helena Moloy, responsável pela Agrosafety, declara que mesmo com a crise que se instalou nos últimos tempos, acredita na solidificação de sua empresa. “A expectativa é que minha empresa cresça em faturamento, em número de amostras, em projetos de desenvolvimento e metodologia. No ano passado, o Brasil passou a ser o primeiro consumidor do mundo de agrotóxicos, então aliado ao maior consumo e a maior preocupação e conscientização, acredito que tenha espaço para análises de resíduos de pesticidas tanto em alimento quanto em agrosolo”, finaliza a empresária.

Prêmios

A EsalqTec tem como instituições realizadoras a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), entidade ligada à Esalq, e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Alicerçada nos moldes do Centro de Incubadoras de Empresas do Estado de São Paulo (Cietec), a EsalqTec constitui-se em uma combinação de fatores e parceiros competentes responsáveis pelo impulso às pequenas empresas. Assim, dos quatro projetos incubados em seu primeiro ano de funcionamento (2006), hoje, após três anos de trabalho, a Incubadora abriga 12 empresas.

Para registrar o acontecimento e comemorar a graduação da AgroSafety com parceiros da Incubadora Tecnológica, proprietários e amigos da empresa graduada, acontecerá a cerimônia de entrega de certificado e homenagens. O evento também marcará a entrega do Prêmio EmpreendeTec 2009, que condecorará destaques no universo da inovação. “Instituímos o PrêmioEmpreendeTec 2009 em virtude desse momento ser muito importante para nós, já que a primeira graduação de empresa encerra o primeiro ciclo. Desta data em diante, o prêmio será oferecido a profissionais, instituições ou empresas que fomentam e apóiam projetos de inovação tecnológica”, comenta Sergio Marcus Barbosa, gerente da EsalqTec.

A primeira edição do Prêmio EmpreendeTec terá duas categorias de premiação - profissional e instituição. José Roberto Postali Parra, diretor da Esalq entre 2003 e 2006, receberá o prêmio na categoria profissional. Na categoria instituição, o premiado será o Cietec, maior incubadora da América Latina. Ainda na mesma sessão solene, acontecerá a entrega do primeiro “Certificado de Empresa Graduada” para a empresa AgroSafety.

Com informações da assessoria de comunicação da Esalq

Entrega do Prêmio EmpreendeTec e certificado de graduação à AgroSafety
Dia 5 de março, às 19h30, na Esalq