Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Morre Maria Cecília Puntel de Almeida, professora da EERP

fevereiro 16, 2009

falecimento
Morre Maria Cecília Puntel de Almeida, professora da EERP
Maria Cecília Puntel de Almeida, professora titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, morreu na tarde deste domingo (15), aos 65 anos de idade. O corpo foi velado no Bloco Didático da Escola e enterrado no Cemitério da Saudade, em Ribeirão Preto, às 16 horas de segunda-feira (16). A morte aconteceu em decorrência de um câncer.

Maria Cecília graduou-se em Enfermagem pela EERP em 1963, realizou mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz, em 1967 e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz, em 1984. A docente atuou principalmente nos seguintes temas: trabalho de enfermagem, prática de enfermagem, pesquisa em enfermagem, enfermagem e saúde coletiva.

A professora também foi assessora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Era membro efetivo e consultora da Sigma Theta Tau International Honor Society of Nursing, da Revista Texto & Contexto, da Revista de Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery, da Revista Brasileira de Enfermagem, da Revista da Escola de Enfermagem (EE) da USP, da Revista Latino-Americana de Enfermagem (Ribeirão Preto) e da Cogitare Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR).