Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Cepeusp, que abre inscrições para atividades esportivas, é espaço até para estudar

fevereiro 06, 2009

Até dia 13, comunidade USP pode se inscrever para atividades esportivas no Cepê

Não é sala de aula, biblioteca, laboratório ou centro acadêmico. No campus da USP na Cidade Universitária, em São Paulo, um dos locais em que o “espírito da Universidade” mais se manifesta é no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp). Essa, pelo menos, é a opinião do professor de atividade física individualizada e capoeira Vinicius Heine. Para ele, que atualmente assiste a direção do “Cepê” (como se chama comumente o Centro), o local é um espaço de lazer, convívio social e práticas saudáveis em que alunos, funcionários e professores se encontram – daí o “espírito da Universidade”.

Até a próxima sexta-feira (13), o Cepeusp estará recebendo inscrições da comunidade USP (alunos, funcionários e professores) e agregados para os cursos do 1º semestre – que variam de ioga a remo –, gratuitos. Após se inscreverem no site do Centro, haverá um sorteio para selecionar os alunos, divulgado no dia 18. Mas Heine pede que os interessados não desanimem caso não sejam sorteados. “É importante que o aluno, mesmo que não seja sorteado, venha falar com o professor [da modalidade] sobre vagas remanescentes, que geralmente existem.” As modalidades mais concorridas são ioga, musculação, capoeira e caratê, afirma o professor.

Além dos cursos, a comunidade da Universidade utiliza a infraestutura do complexo poliesportivo – com quadras, conjunto aquático, velódromo, ciclovia e pista de corrida – para praticar esportes, caminhar com os amigos e até estudar. “É um local agradável, tem uma vista boa, área verde”, explica Heine. Não é raro perceber, entre os intervalos de uma aula e outra, alunos das mais diferentes unidades estudando nas dependências do Cepeusp. E foi pensando nisso que a direção do Cepê está para iniciar um projeto de construção de área especialmente para estudos no complexo.

KaratêTênis

Essa “riqueza humana” do campus, segundo Heine, mostra a importância a vivência que acontece no Cepeusp. Dos campi da USP, o da Cidade Universitária é que mais concentra unidades diferentes. “É essencial que os alunos convivam com os de outras unidades”, afirma. “O contato com as diferenças é que aumenta a possibilidade de crescimento, de ampliação de horizontes.” Além de proporcionar a infraestrutura e oferecer cursos, o Cepê cede espaço para a realização de torneios entre as atléticas da Universidade e até mesmo para treinamento das seleções.

Heine defende que os alunos freqüentem o Cepeusp como condição para ter uma vida acadêmica satisfatória. “O desempenho acadêmico está relacionado diretamente com a qualidade de vida. E a prática esportiva é importante para ela”, diz. “As pessoas não conhecem [o Cepeusp], não sabem da variedade que encontram neste lugar. Mas aqui o aluno vai encontrar uma atividade que é boa para ele”, garante.

Para fazer um curso no Cepeusp

1) Acessar o site www.cepe.usp.br até o dia 13 de fevereiro (sexta-feira) e escolher até duas modalidades e horários em que gostaria de cursar. O complexo oferece opções diversas como vôlei, alongamento, tênis, natação, boxe e capoeira.

2) Ainda no site, preencher o formulário online de inscrição, indicando a primeira e a segunda opção. É necessário fornecer o número USP (número de matrícula para alunos e funcional para docentes e funcionários) ou RG no caso de dependentes.

2) Haverá um sorteio entre todas as inscrições realizadas. Em 18 de fevereiro, o Cepeusp divulgará no site os contemplados com as vagas.

3) Entre os dias 2 e 6 de março, os sorteados devem comparecer à tesouraria do Cepeusp com a carteirinha da USP entre as 8h30 e 18 horas para confirmar o interesse, matricular-se e pagar a taxa de R$ 10,00.

4) As aulas começam a partir de 9 de março.

Fotos: Marcos Santos