Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Renovação de músicos marca mais um início de temporada da Ocam

fevereiro 04, 2009

música
Ocam começa o ano com teste de novos instrumentistas para a temporada 2009

Para que sua marca inovadora continue, a Orquestra de Câmara (Ocam) da USP abriu processo seletivo para ingresso de novos músicos. Serão chamados violonistas, violistas, violoncelistas, contrabaixistas, flautistas, oboesistas, clarinetistas, fagotistas, trompetistas, trompistas e percussionistas. De acordo com o diretor artístico e regente titular da orquestra, Gil Jardim, muda-se de 50 a 70% dos músicos a cada ano. "Nós fazemos com que os músicos que estão dentro da orquestra refaçam o teste todos os anos. Assim, damos igual oportunidade para os que estão fora e são talentosos passarem. E, apesar do não amadurecimento do grupo, temos os bons artistas que ficam por mais tempo", explica.

A Ocam tem hoje 35 músicos, entre público externo e vinculados à Universidade. Todos têm a mesma possibilidade de entrar, já que o processo seletivo é o mesmo para qualquer candidato, durando cinco dias. Nos três primeiros, ouve-se os músicos que ainda não fazem parte da orquestra - e que podem ser tanto calouros do curso de música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) quanto músicos de fora. Já nos dois últimos dias, é a vez dos atuais músicos da orquestra, que refazem a sua apresentação. Cada instrumento é ouvido em dia e horário pré-estabelecido, e o júri é composto do maestro Jardim e de professores do Departamento de Música (CMU) da ECA.

"O processo foi pensado para que não existam lugares cativos. Cada músico deve se esforçar para continuar na sua colocação", enfatiza Jardim. A programação do processo está no site da Ocam. O candidato deve se apresentar duas vezes, com uma obra de livre-escolha e uma peça de confronto a ser escolhida no site.

A Ocam e a temporada 2008
Percursivo USP, Ex Toto Corde, Festival Leo Brouwer. Esses são alguns dos eventos realizados pela orquestra em 2008, que contou com nomes internacionais como o do compositor Leo Brouwer, do violonista Shlomo Mintz e da percursionista Kuniko Kato. Todos eles estiveram no Brasil a convite da orquestra, que também fez um convênio com a Universidade do Texas (EUA), onde foram programadas quatro óperas para serem apresentadas em conjunto pelos dois grupos. A primeira, tocada no Brasil, foi Tragédia de Cremen. O local e a data das outras apresentações ainda está em negociação.

Maestro Gil Jardim
"A Ocam é um espaço de treinamento, profissionalização. Por isso a importância desses músicos terem contato com o que há lá fora, com grandes nomes da música", diz Jardim. Para ele, a orquestra é hoje fundamental dentro da USP, principalmente por conta da reestruturação da Osusp (Orquestra Sinfônica da USP), com quem a Ocam pretende tocar nesse ano. Além disso, a Ocam premiou as composições dos alunos do CMU, num concurso interno. A ganhadora teve sua música executada na edição de 2008 do Festival Música Nova, o mais importante do gênero no Brasil.

Apesar de ainda não estar fechado o calendário 2009, a Ocam pretende fazer apresentações em homenagem aos 75 anos da USP, aos 50 anos da morte de Villa-Lobos, além da segunda edição do Festival Leo Brouwer, que aborda a obra do violonista que é também um dos maiores compositores latino-americanos da atualidade.

Uma história a ser contada
Desde a sua criação, em 1995, pelo maestro Olivier Toni, a Ocam vem trabalhando com jovens talentos para aprimorar a sua formação. Hoje isso fica mais claro com o fato de que o diretor da Ocam é também o chefe de departamento do CMU. Gil Jardim, além disso, tem seu nome entre os grandes músicos do Brasil, sendo conhecido em diferentes partes do mundo.

Toni, ao pensar na Ocam, tinha em mente dar suporte às atividades pedagógicas desenvolvidas no departamento, propiciando aos alunos prática instrumental para sua capacitação. E não foram poucos os alunos que, após passarem pela Ocam, foram para grandes orquestras do Brasil e do mundo - o que mostra o mérito da iniciativa do idealizador.

Serviço:
Inscrições para os testes seletivos: até o dia 27 de fevereiro
Testes seletivos: de 2 a 6 de março
Resultados: a partir de 9 de março
Início dos ensaios: 10 de março de 2009
Local de inscrição: Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, s/n, sala 16A, Cidade Universitária, São Paulo
Mais informações pelo telefone (11) 3091-4330 ramal 7, site www.usp.br/ocam, email faleocam@usp.br

Fotos: Marcos Santos