Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Museu Paulista (MP)

dezembro 23, 2008

default user icon
Postado por USP Notícias

http://www4.usp.br:80/index.php/noticias/41-esportes-e-lazer/

Lazer
Museu Paulista (MP)
 
Mais conhecido como Museu do Ipiranga, possui um acervo de aproximadamente 125 mil  itens entre objetos, iconografia e documentação arquivística relacionados à história da sociedade brasileira, alguns remontando ao século XVI.

Foi fundado no século XIX, a partir de uma coleção de objetos de valor científico, etnográfico e histórico reunidos pelo Coronel Joaquim Sertório. Desde 1893 funciona no edifício-monumento erguido em homenagem à independência do país às margens do rio Ipiranga.

Nestas férias, o Serviço Educativo do museu elaborou uma programação de oficinas que exploram o acervo do museu para entreter pessoas de todas as idades.

Em busca do patrimônio

Quando:
14 e 21 de janeiro, das 10 às 11h30
Público alvo:  crianças de 5 a 12 anos

Realiza um primeiro contato com o Museu Paulista de forma lúdica e interativa, estimulando a brincadeira e a descoberta para a compreensão dos dois tipos de patrimônio: o natural e o cultural. Busca também motivar as crianças a utilizarem seu potencial intelectual e físico, percebendo o museu como um local para preservação da memória.

Contação de história com imagens
Quando: 15 e 22 de janeiro, das 10 às 11h30
Público alvo: crianças de 5 a 12 anos

A atividade procura guiar a atenção e a sensibilidade das crianças para os objetos expostos no museu, que criam hipóteses e  fazem observações sobre o acervo, além de criarem outras histórias.
 
O jogo da encomenda
Quando: 16 e 23 de janeiro, das 10 às 11h30
Público alvo: crianças de 5 a 12 anos

Essa oficina estimula a descoberta das telas expostas no museu e o entendimento de como e porque elas foram produzidas, formando um olhar crítico.  
 
A independência do Brasil na tela de Pedro Américo

Quando: 13 de janeiro, das 15 às 16h30
Público alvo: jovens e adultos maiores de 13 anos

Aborda o tema da independência pela lente de diversos escritores e motiva o público a expor suas opiniões através de exercícios poéticos.

Dois olhares sobre São Paulo
Quando: 15 de janeiro, das 15h às 16h30
Público alvo: jovens e adultos maiores de 13 anos

Os participantes devem refletir e a criar hipóteses a partir da leitura de poemas e da observação de algumas exposições do museu que abordam a cidade de São Paulo nos séculos XIX e XX, contrastando esses dois olhares sobre a cidade.

Hábitos e o Cotidiano
Quando: 20 de janeiro, das 15 às 16h30
Público alvo: terceira idade

Informa sobre alguns dos hábitos cotidianos da cidade de São Paulo na virada do século XIX para o século XX de uma maneira lúdica e interativa, investigando a linguagem cênica.

Um olhar sobre a pintura histórica
Quando: 22 de janeiro, das 15 às 16h30
Público alvo:  terceira idade

Oferece ao participante uma maior compreensão sobre a função da imagem na história, estimulando um olhar crítico sobre o acervo e despertando a atenção dos participantes para a pintura histórica.

Serviço
Todas as oficinas possuem 20 vagas. As inscrições devem ser feitas pelo pelos telefones (11) 2065-8053 ou pelo email mgloria@usp.br até o dia 12 de janeiro. Deve-se informar a oficina de interesse, o nome completo e a idade do participante.

O Museu Paulista funciona de terça a domingo, das 9 às 16h45, e fica no Parque da Independência, sem número, Ipiranga, São Paulo. A entrada custa R$ 4,00, exceto no primeiro e no terceiro domingos de cada mês, quando é gratuita. Crianças até 5 anos e adultos com mais de 60 não pagam.

Mais informações: (11) 2065-8053, site http://www.mp.usp.br/

Fotos: Marcos Santos

Palavras-chave: nnpp

Postado por USP Notícias

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.