Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE)

dezembro 23, 2008

Lazer
Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE)

O MAE possui um acervo de aproximadamente 120 mil peças arqueológicas e etnográficas nativo-americanas, afro-brasileiras, da África, do Mediterrâneo e do Médio Oriente. Nos últimos oito anos o museu tem oferecido atividades direcionadas ao público infantil, nos meses de janeiro e julho.

Segundo Judith Elazari, educadora do museu, há sempre a preocupação de inovar e melhorar as opções oferecidas ao público. “Para nós é como se fosse um laboratório pedagógico. Todas as atividades procuram experimentar novas metodologias e temáticas”, explica. Neste ano serão oferecidas três oficinas e uma visita guiada ao acervo do museu.

Oficinas Escavações Arqueológicas e Máscaras Africanas
Quando: 13, 14, 20 e 21 de janeiro, das 14 às 17 horas
Público alvo: crianças de 7 a 10 anos

A oficina Escavações Arqueológicas possui uma dinâmica simples: coloca os pequenos para escavar no pátio do museu em busca de objetos enterrados ali. Mas é um pouco mais complicado do que parece. Assim como os arqueólogos de verdade, as crianças devem tomar todo o cuidado possível para não deixar que os itens menores passem despercebidos, por isso é necessário peneirar a terra escavada. Também não se pode correr o risco de causar danos às "relíquias", então é preciso esmero na limpeza e no armazenamento dos objetos.

A atividade é oferecida conjuntamente com outra oficina, Máscaras Africanas, na qual as crianças exercitam sua criatividade a partir dos artefatos compõem o acervo do museu. Tudo isso acontece depois de uma explicação do que é arqueologia e etnologia. Judith explica que essas "aulas" são bem leves, apenas uma pequena introdução ao assunto. "Queremos mesmo é oferecer uma atividade lúdica, que os divirta e passe uma imagem agradável do museu.”

Oficina Pinturas Rupestres
Quando: 16 de janeiro, das 14 às 17 horas
Público alvo: crianças de 7 a 10 anos

Trata-se de uma experiência que relaciona arte e arqueologia, trabalhando com as pinturas a partir das impressões causadas nas crianças. “Mesmo porque a real significação delas, na cultura desses povos, não é conhecida", diz Judith. Mas ela prefere não dar muitas explicações sobre esta oficina, para não estragar as surpresas preparadas pelos educadores do museu.

Visitas orientadas à exposição Formas de Humanidade
Quando: dias 15, 22 e 29 de janeiro, das 10 às 14 horas
Público alvo: crianças de 7 a 14 anos

Formas da Humanidade é a exposição de longa duração do museu, que possui cerca de 800 peças. Os passeios abordarão vários temas e serão e seguidos de uma oficina. Por exemplo:  Na parte dedicada à temática “subsistência”, a gurizada poderá saber como as diversas civilizações transpunham as barreiras impostas pela natureza à sua sobrevivência pela observação dos objetos utilizados por seu povo. “O objetivo é salientar a diversidade cultural e mostrar aquilo que é possível visualizar dessa diferença a partir de alguns grupos de objetos”, explica Judith.

Serviço
Todas as atividades possuem 20 vagas. As inscrições são feitas pelo telefone (11) 3091-4905, até o encerramento das vagas.

O MAE funciona de de terça a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas, fins de semana e feriados, das 10 às 16 horas, e fica na Av. Prof. Almeida Prado, 1466, Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é gratuita.

Mais informações: (11) 3091-4905, site http://www.mae.usp.br/

Foto: Marcos Santos