Stoa :: USP Notícias :: Blog :: USP desenvolve tomógrafo para monitoramento do pulmão

dezembro 10, 2008

default user icon
Postado por USP Notícias

http://www4.usp.br:80/index.php/noticias/45-tecnologia/15921-

Medicina
USP desenvolve tomógrafo para monitoramento do pulmão No próximo dia 18, às 13 horas, ocorrerá a cerimônia de lançamento do tomógrafo de impendância elétrica, desenvolvido em conjunto por três unidades da USP: a Faculdade de Medicina  da USP (FMUSP), a Escola Politécnica (Poli) e o Instituto de Matemática e Estatística (IME). A técnica, que demorou dez anos para ser desenvolvida, é utilizada para monitorar os pulmões de pacientes que utilizam ventilação artificial, reduzindo os danos causados pelo método.

O equipamento já é utilizado desde 2006, em caráter experimental, por pacientes da UTI respiratória e do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da FMUSP. Agora, será comercializado em pequena escala para centros de pesquisa e excelência.

A tomografia por impendância elétrica (TIE) ajuda o médico a monitorar, em tempo real, a condição dos pulmões enquanto o paciente é submetido à respiração artificial, possibilitando o controle do volume, da pressão e do fluxo de ar injetado. Dessa forma, diminuem-se os riscos de lesão pulmonar.

O monitoramento é feito por meio de uma cinta com 32 eletrodos colocada no tórax do paciente e ligada a um monitor, que mostra as reações do órgão através de imagens captadas pela emissão de pulsos elétricos. A TIE também é utilizada para detectar pneumotórax e analisar perfusão pulmonar.

A produção do equipamento será realizada pela empresa Timpel, juntamente com a Dixtal Biomédica, especializada em equipamentos médico-hospitalares e que participou da pesquisa. Parte dos recursos obtidos com as vendas será aplicada em pesquisas no Laboratório de Pneumologia da FMUSP e na Escola Politécnica.

A cerimônia de lançamento acontecerá no teatro da FMUSP e é aberta somente para convidados.

Mais informações: (11) 3061-7361

Palavras-chave: nnpp

Postado por USP Notícias

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.