Stoa :: USP Notícias :: Blog :: HCFMRP será centro de referência de programa de telessaúde

dezembro 05, 2008

default user icon
Postado por USP Notícias

http://www4.usp.br:80/index.php/noticias/42-institucional/158

medicina
HCFMRP será centro de referência de programa de telessaúde
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP está se preparando para implantar um local de referência e colaboração para o desenvolvimento do Programa Nacional de Telessaúde. O programa, instituído pela portaria nº 35/07 do Ministério da Saúde, busca a melhoria da qualidade dos serviços de saúde, por meio da integração das equipes de Saúde da Família com os centros universitários de referência.

Por intermédio dos sistemas informatizados, eletrônicos e de telecomunicação, o Programa Nacional de Telessaúde objetiva a capacitação à distância, com a manutenção de apoio e orientação profissional para solução dos problemas identificados sem a necessidade de deslocamento físico. A proposta é a criação de uma comunidade virtual para compartilhamento de experiências em nível nacional.

No Estado de São Paulo, o Núcleo do Projeto Piloto está sediado na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), sob a responsabilidade executiva da Disciplina de Telemedicina, chefiada pelo professor Chao Lung Wen. Ele propôs a participação do Hospital das Clínicas (HC) no processo de capacitação virtual das equipes de Saúde da Família, na região de Ribeirão Preto, e também entregou aos cuidados do Hospital, os dois primeiros Notebooks da Saúde.

No Projeto Piloto Nacional de Telessaúde aplicado à Atenção Primária já foram instituídos Núcleos de Telessaúde em nove universidades do Brasil, que contemplarão o atendimento de 900 pontos de recepção informatizada instalados nas Unidades Básicas de Saúde em número de 100 para cada Estado. Estes pontos estão sendo equipados com Computadores da Saúde ou Notebooks da Saúde, que têm softwares desenvolvidos em prol da qualificação.

Será viabilizada uma rede computacional interna no HC, exclusiva para a realização de videoconferências e do Projeto de Telessaúde. Esta rede interligará o Centro Cirúrgico, Centro de Educação e Aperfeiçoamento em Saúde (Ceaps) e anfiteatros dos Departamentos Médicos. O desenvolvimento do Projeto de Telessaúde deve envolver inicialmente a FMRP e contar com a participação de especialistas da Oftalmologia, Dermatologia, Cardiologia, Neurologia e Saúde da Família.

Com informações da Assessoria de Imprensa do HCFMRP

Mais informações: (16) 3602-2843, email imprensa@hcrp.fmrp.usp.br

Palavras-chave: nnpp

Postado por USP Notícias

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.