Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Ribeirão Preto tem "Semana de Alerta contra o Uso Abusivo de Álcool e Doenças Crônicas"

dezembro 04, 2008

default user icon
Postado por USP Notícias

http://www4.usp.br:80/index.php/noticias/52-saude/15884-ribei

Prevenção
Ribeirão Preto tem "Semana de Alerta contra o Uso Abusivo de Álcool e Doenças Crônicas" O Programa de Ações Integradas para Prevenção e Atenção ao Uso de Álcool e Drogas na Comunidade (PAI-PAD) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, promove entre segunda (8) e sexta-feira (12), a Semana de Alerta contra o Uso Abusivo de Álcool e Doenças Crônicas.

A cerimônia de abertura ocorre no Anfiteatro do Centro de Educação e Aperfeiçoamento Profissional em Saúde (CEAPS) do hospital, às 8 horas, seguida pela apresentação de uma palestra sobre o tema "Álcool e Problemas Neurológicos", com o médico neurologista José Geraldo Speciali, da FMRP.

A semana tem o objetivo de divulgar a informação de que o consumo excessivo de álcool pode provocar o desenvolvimento ou agravar doenças crônicas como gastrite, cirrose hepática, hipertensão, diabetes, osteoporose, artrite entre outras doenças; alertar para o fato de que pode prejudicar o tratamento de doenças crônicas e orientar sobre os limites seguros para ingestão da bebida.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos conjuntos habitacionais Avelino Palma e Dom Mielli, sediam as apresentações de palestras com o tema "Álcool, Diabetes e Hipertensão", respectivamente às 8h30 e 14h30 da quinta-feira (11), com os médicos Mateus A. Angelucci e Lincoln Yosetake. A cerimônia de encerramento está agendada para as 8 horas da sexta-feira (12), no Departamento Regional de Saúde (DRS-XIII) de Ribeirão Preto (Av. Independência, 4770).

Na programação de encerramento estão previstas as apresentações das palestras "Álcool e Transplante de Fígado" e "Álcool e Nutrição", com os médicos docentes da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Ajith Kumar Sankarankutty e José Ernesto dos Santos, nas dependências do DRS. Também uma mesa-redonda sobre as ações desenvolvidas na Semana de Alerta pelos municípios do DRS XIII.

Cada município e unidade de saúde participante irá desenvolver atividades de acordo com suas necessidades específicas e possibilidades, realizando o alerta por meio de atividades como intervenções breves, feiras de saúde, palestras, apresentações artísticas, filmes, e inserção do tema em grupos de pacientes. O PAI-PAD fica na Av. Santa Luzia, 387, Ribeirão Preto.

Mais informações: (16) 3904-9474, www.fmrp.usp.br/paipad ou paipadt@fmrp.usp.br

Palavras-chave: nnpp

Postado por USP Notícias

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.