Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Exposições no Maria Antônia retratam artes plásticas dos anos 60

dezembro 01, 2008

Arte
Exposições no Maria Antônia retratam artes plásticas dos anos 60 A partir da quinta-feira (4), o Centro Universitário Maria Antonia da USP exibrirá mostras individuais de Maurício Nogueira Lima, Marcello Nitsche e Flávio Império. As exposições fazem parte do projeto 1968 Vou Ver, que procura repensar o legado dos anos 60 na cultura do país. O vernissage, aberto ao público, acontece às 20 horas da quarta e as visitas vão até 1º de fevereiro de 2009.

A exposição de Mauricio Nogueira Lima focaliza a produção do artista na segunda metade dos anos 60, apresentando 30 obras realizadas nesse período, principalmente pinturas e colagens de teor crítico. O artista enfoca ícones da chamada cultura de massas, como a guerra do Vietnã, Roberto Carlos, Tostão e Pelé. A exposição traz também documentos de época como fotos, cartas, manuscritos originais e reproduções de textos-chave do artista sobre essa fase de sua produção e da arte brasileira.

Mauricio Nogueira Lima, falecido em 1999, foi um dos membros do grupo da arte concreta na São Paulo nos anos 50. Na década seguinte, enveredou por novas pesquisas, produzindo uma obra sólida no âmbito da chamada Nova Figuração. Com longa carreira de artista, nos anos 60 participou das bienais de São Paulo e Tóquio e de várias exposições decisivas para a arte brasileira na época, como Propostas 65 e Nova Objetividade Brasileira.

A exposição de Marcello Nitsche reúne obras produzidas por técnicas variadas entre 1964 e 1968. Nelas, o artista opera um trânsito entre suportes bi e tridimensionais, aproximando o universo da arte do ambiente urbano e das mídias de massa. Também serão exibidos alguns dos filmes super-8 realizados por Nitsche nos anos imediatamente seguintes.

O público pode visitar as exposições de terça a sexta-feira, das 12 às 21 horas, e nos sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas. A entrada é franca. Visitas monitoradas podem ser agendadas pelo telefone (11) 3255-7182, ramal 46.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Centro Universitário Maria Antonia

Mais informações: (11) 3255-7182, ramal 46