Stoa :: Equipe Stoa :: Blog :: Oficina Novo Stoa / Noosfero 6 de maio (atualizado)

maio 01, 2011

Postado por Equipe Stoa

Atualizado quarta 04/05: Houve uma re-organização do evento. Quinta-feira a tarde vai ser dedicado a discussões mais técnicas e de implementação. Esta reunião será na sala 101/102 Bloco B do IME-USP. A sexta-feira será mais interessante para o público em geral e acontecerá no Auditório do NUMEC - bloco D do IME-USP (ao lado do bloco C). A IME fica no Rua do Matão, 1010, Cidade Universitária (melhor acesso pela Av. Luciano Gualberto).

Veja embaixo as detalhes atualizadas do encontro.

Está se formando um consenso que o novo software que implementará o reboot do Stoa vai ser o Noosfero. Quinta e sexta-feira vamos discutir a migração para o novo sistema. Todos os interessados são convidados a participar

Veja o anúncio oficial:

No dia 06 de maio de 2011, será realizado o Workshop Noosfero/Stoa 2.0 - Nova geração de redes sociais da USP, pelo CCSL-IME, ECA, IF e NUMEC.

O Stoa (stoa.usp.br) é uma rede social dos estudantes, professores,  funcionários e ex-membros da Universidade de São Paulo (USP). É uma  iniciativa do CTI-USP que tem seu desenvolvimento e gestão feito por grupos  de pesquisa do IF, do IME, da ECA e outros da comunida USP.

O Noosfero (noosfero.org) é uma plataforma livre para redes sociais e de economia solidária, com foco na produção e compartilhamento de conteúdo. Esse software proporciona uma nova e moderna tecnologia que permite ao Stoa evoluir junto com as últimas tendências da Web, além de facilitar o atendendimento às demandas da USP, como, por exemplo, as idealizadas por pesquisadores da ECA,  por uma nova geração de redes sociais.

Isso porque, o Noosfero permite que dentro da rede cada usuário e comunidade tenha o seu espaço com total flexibilidade de personalização visual e gerenciamento de conteúdo. Dessa forma, diferentes características das pessoas, grupos, departamentos e comunidades da USP podem ser atendidas e respeitadas, mantendo todos dentro da mesma rede - o que potencializa o uso e crescimento da rede social da USP ao longo do tempo.

O Centro de Competência em Sofware Livre da USP é um dos colaboradores no desenvolvimento do Noosfero, que é um software livre 100% brasileiro. Assim, em parceria com o IF-USP, ECA-USP e NUMEC, convidamos todos a conhecerem em detalhes essa plataforma com um dos seus criadores, saber como está sendo usado pela USP, como colaborar com sua melhor utilização como plataforma da rede social Stoa e em projetos de pesquisas.

Atividades (06/05 - sexta-feira):

• 10:30-12:00 Palestra: O que é o Noosfero? Seu diferencial das demais plataformas.  E o que vem por aí! - Venha debater o que se espera de uma rede social e ser o mais novo "Mark Zuckerberg".
    (Vicente Aguiar - Colivre)
  • 14:00-15:00 - Palestra: O uso do Noosfero com os alunos das disciplinas "Biblioteca, Informação e Sociedade" (ECA/USP) e "Introdução a Computação" (IME/USP).
    (Leonardo Assis - ECA/USP e Suzana Santos - IME/USP)
  • 15:00-16:15 Tutorial (1): Visão geral do Noosfero: explorando seus recursos.
    (Vicente Aguiar - Colivre)
  • 16:30-18:00 - Tutorial (2): Configurando e Administrando seu Noosfero.
    (Vicente Aguiar - Colivre)
(OBS: a programação foi alterada para deixar todas as atividades em um único dia.)

Local:

• Auditório do NUMEC - bloco D do IME-USP (ao lado do bloco C).
  • Rua do Matão, 1010, Cidade Universitária (melhor acesso pela Av. Luciano Gualberto).

Inscrição:

Os interessados em participar de alguma das atividades do workshop devem se cadastrar na rede Noosfero/Stoa (http://noo.stoa.usp.br), que está em teste, e se juntar à comunidadeNoosfero (http://noo.stoa.usp.br/noosfero). O evento é gratuito.

Palestrantes:

• Leonardo Assis: Mestrando da Escola de Comunicações e Artes da USP. Junto com o Prof. Dr. Luís Milanesi, é um dos reponsáveis dos estudos e testes do Noosfero/Stoa 2.0 na ECA-USP.
  • Suzana Santos: Aluna do 3º ano do curso de Ciência da Computação do IME-USP. É monitora da disciplina "Introdução a Computação", ministrada pelo Prof. Dr. Fabio Kon, onde também colabora com os testes do Noosfero/Stoa 2.0.

Palavras-chave: noosfero, notícia, novo stoa, stoa, stoa2.0

Este post é Domínio Público.

Postado por Equipe Stoa | 1 usuário votou. 1 voto