Stoa :: Equipe Stoa :: Blog :: Revisão por Pares dos conteúdos no Stoa

agosto 11, 2009

default user icon
Postado por Equipe Stoa

No Stoa, o princípio básico é que o usuário controla o seu espaço e é responsável por ele. Mas o Stoa não é um puro conjunto de espaços independentes: inevitavelmente crie-se costumes e normas (às vezes não escritas) de como um espaço no Stoa deve ser usado.

A minha posição pessoal sempre era que o Stoa deveria ser mais uma plataforma, mais um conjunto de espaços independentes, usados do jeito que cada um bem entendesse, do que uma comunidade. Mas não tem como negar que deve haver meios de interação entre os espaços e ferramentas que possibilitam revisão por pares e moderação distribuída.

Temos agora duas novas ferramentas, cujo objetivo é justamente a revisão por pares, buscando a criação de consenso por meio de comunicação entre os participantes (ou pelo menos, deixar explícito a posição de cada um).

Trackback interno

Um trackback é um link que aparece automaticamente entre os comentários do post B se um link a este post e feito no post A. Assim, crie-se automaticamente um vínculo entre os posts A e B, que pode ser usado para conversação distribuida. Para criar o trackback, basta linkar para um post no Stoa: veja como aparece o trackback no post que linkei acima (e aqui).

Um trackback não pode ser apagado pelo dono do post B, ao contrário que um comentário comum.

Comunidade de Moderação

É claro que conflitos devem ser resolvidos preferencialmente entre os partes involvidos, mas às vezes um espaço neutro de discussão é apropriado. O Renato sugeriu esta solução: uma comunidade, acessível somente para usuário do Stoa, com a finalidade de discutir questões de uso do sistema. Veja a descrição da comunidade:

Esta comunidade destina-se a discutir e resolver, de forma transparente, problemas envolvendo conteúdo considerado inapropriado.

Toda a comunidade está convidada a participar. Caso houver dúvidas ou conflitos, o primeiro passo pode ser discutir o assunto com o dono do conteúdo (ou moderador da comunidade), por meio de um comentário ou uma mensagem interna. Mas comentários podem ser apagados pelo dono do post.

Assim, esta comunidade pode ser usado como um espaço neutro. Qualquer um pode criar posts neste comunidade (junte-se à comunidade primeiro). A idéia é que se busca consenso.

Pedimos deixar todos os posts aqui visível para a comunidade do Stoa (Restrições de Acesso: Usuários do sistema).

Já começei algumas discussoes. Participe nas discussões (se não participar, se supõe que seu ponto de vista é adequademente representada) e levante qualquer dúvida que tenha.

(Ewout ter Haar - Equipe Stoa)

Palavras-chave: moderação, noticia, stoa, trackback

Postado por Equipe Stoa

Comentários

  1. Vitor Eiji Justus Sakaguti escreveu:

    Oi Ewout,

    Como você pode já ter percebido, eu apoio* a ideia da comunidade :).

    Quanto ao trackback, será que vai ter efeito retroativo?

    * perdeu o acento, certo?

    Vitor Eiji Justus SakagutiVitor Eiji Justus Sakaguti ‒ terça, 11 agosto 2009, 19:24 -03 # Link |

  2. Ewout ter Haar escreveu:

    Efeito retroativo dos trackbacks, só se a gente roda um script para isto acontecer. Não vai ser agora, primeiro precisamos testar bem (fiz meio às pressas), melhorar o visual, decidir exatamente onde e como os trackbacks ficam visualizados, etc. etc. Mas gostei da ideia, uma hora a gente faz.

    Ewout ter HaarEwout ter Haar ‒ terça, 11 agosto 2009, 21:32 -03 # Link |

  3. Renato Callado Borges escreveu:

    A questão do acento na palavra "apoio/apóio" me lembrou de algo: algumas vezes eu *realmente* gostaria de editar o post de outra pessoa, corrigir um erro de português ou algo assim.

    Ou mesmo fazer algo mais profundo, e efetivamente tornar um post um wiki.

    Creio que a mesma ferramenta (editar posts/comentários alheios) seria necessária para que a "revisão por pares" seja realmente revisão, e não apenas 'aprovação' pelos pares.

    Nesse caso, me parece que toda alteração deveria ser visível somente *após* aprovação pelo autor.

    Renato Callado BorgesRenato Callado Borges ‒ quarta, 12 agosto 2009, 09:50 -03 # Link |

  4. Ewout ter Haar escreveu:

    Haha, nem editar os nossos próprios comentários a gente consegue no Stoa. Controle de revisão então... Mas o que quer já temos: nas páginas colaborativas do Wiki do Stoa. Lá, pode criar um projeto, anônimos podem editar, "donos" podem aprovar.

    Acho melhor não confundir a tecnologia blog com tecnologia wiki. Vejo o blog como o espaço de uma pessoa, erros de ortografia e tudo. O Trackback é uma concessão em prol da interação e colaboração entre espaços, sem perder o caráter individual de um blog. Para páginas colaborativas e espaços coletivas, temos o Wiki.

    Ewout ter HaarEwout ter Haar ‒ quarta, 12 agosto 2009, 10:17 -03 # Link |

  5. Renato Callado Borges escreveu:

    Para desgosto meu (e tenho certeza que seu também) o wiki do stoa é praticamente não-utilizado. A meu ver apenas porque novas páginas e edições não são anunciadas na página principal. Se houvesse essa 'publicidade' do wiki, as pessoas escreveriam mais lá.

    De que adianta escrever algo legal no wiki se só quem "buscar" pelos termos corretos vai descobrir meu wiki? Por outro lado, se eu postar como blog, todo mundo que conectar dentro de um tempo razoável vai ver o título do post na página principal.

    Creio que enquanto a página principal for o motor daqui, as ferramentas só serão utilizadas quando tiverem espaço 'publicitário' na página principal.

    Veja o exemplo do Jocax: ele está postando em blog posts e em arquivos um texto cheio de autoreferências. Seria claramente o caso de escrever em wiki. Mas se ele o fizesse ninguém do Stoa ia saber quando novas páginas foram adicionadas ou conteúdo acrescentado.

    Para voltar ao assunto, eu não creio que devamos ter ênfase nas ferramentas (o que é blog, o que é wiki, isto fica aqui, aquilo fica lá), mas devemos ter ênfase em estimular as pessoas a escreverem cada vez mais, e com maior qualidade. Se isto vai levar a uma hibridização das ferramentas, eu sou a favor disso.

    Finalmente, o stoa é uma comunidade que tem uma plataforma, e não uma plataforma que tem uma comunidade. Então se ninguém usa o wiki, creio que deve-se mudar o wiki, e não a comunidade.

    Renato Callado BorgesRenato Callado Borges ‒ quarta, 12 agosto 2009, 10:42 -03 # Link |

  6. Vitor Eiji Justus Sakaguti escreveu:

    @Ewout, legal, :) @Renato, acabei de pensar numa gambiarra para a publicidade de wikis: fazer o seu blog postar as mudanças na página de wiki através do feed. Não testei, não sei se funciona, é só uma ideia e é muito gambi.

    Vitor Eiji Justus SakagutiVitor Eiji Justus Sakaguti ‒ quarta, 12 agosto 2009, 13:58 -03 # Link |

  7. Alexandre Hannud Abdo escreveu:

    Trackback Fail?

     

    Alexandre Hannud AbdoAlexandre Hannud Abdo ‒ quinta, 20 agosto 2009, 17:08 -03 # Link |

  8. Alexandre Hannud Abdo escreveu:

    Ni!

    Er... fail total.

    Parece que substitui-se o URL por "../../abdo/weblog/38731.html" e assim o mecanismo não reconhece.

    E aproveito pra começar o movimento "trackback externo já!" ;-)

    Abdo - nunca satisfeito hauhauhau

    ~~

    Alexandre Hannud AbdoAlexandre Hannud Abdo ‒ quinta, 20 agosto 2009, 17:10 -03 # Link |

  9. Ewout ter Haar escreveu:

    Este link deve gerar um trackback (<a href="http://stoa.usp.br/abdo/weblog/38731.html">Este link </a>)

    Mas de fato não funciona para links relativos. E alguém tem que dar um jeito no css. E acho que não respeita direito permissões de acesso. Já que este projeto de verão virou projeto de inverno, talvez na próxima verão?

    Ewout ter HaarEwout ter Haar ‒ quinta, 20 agosto 2009, 17:25 -03 # Link |

  10. Ewout ter Haar escreveu:

    Aaah não, não faço trackback quando há links em comentários, somente em posts. Não tem porque não, suponho.

    Ewout ter HaarEwout ter Haar ‒ quinta, 20 agosto 2009, 17:27 -03 # Link |

  11. Alexandre Hannud Abdo escreveu:

    Hum... é, realmente, trackbacks costumam ser só em links nos posts.

    Trackbacks em comentários precisariam ter algo especial, que soubesse apnotar direto pro comentário (com anchor e #)... e um texto/identificador claro de que o trackback é de um comentário e não do post.

    Mas parece-me mesmo secundário, realmente é mais importante trackbacks externos.

    Abs e valeu!

    abdo

    ~Ni!~

    Alexandre Hannud AbdoAlexandre Hannud Abdo ‒ quinta, 20 agosto 2009, 17:32 -03 # Link |

  12. Albert Richerd Carnier Guedes escreveu: