Stoa :: Equipe Stoa :: Blog :: 15 de novembro: um novo Stoa

novembro 04, 2012

Postado por Equipe Stoa

[Atualizado 14/11: alguns esclarecimentos e mudanças no cronograma]

Após um ano e meio de deliberações, debates e desenvolvimento, estamos prontos para migrar a Rede Social Stoa para um novo plataforma. Sob liderença de Paulo Mereiles e Fabio Kon do CCSL a equipe de desenvolvedores do Colivre implementou dezenas de melhorias e adaptações para a USP no Noosfero, o software livre e brasileiro para redes sociais.

Além de contar com tecnologia da Web moderna, algumas outras novidades incluem:

• agora é possível convidar pessoas sem número USP a participara da rede;
  • chat entre contatos;
  • um interface de personalização do perfil amigável;
  • mais tipos de conteúdo: vários tipos de documentos, blogs (mais do que um por perfil), fóruns, galerias.
  • melhores ferramentas de gestão para administradores de grupos

O plano de migração é o seguinte:

1. Na quarta dia 15, às 14:00: impedir novos cadastros, posts ou upload de arquivos no Stoa antigo.
  2. Começar o script da migração de conteúdo. Isto moverá posts, arquivos e alguns elementos do perfil  do stoa.usp.br/nome-do-perfil para social.stoa.usp.br/nome-do-perfil. O script deverá demorar 2 a 3 dias para completar a migração dos 50 mil perfis.
  3. Habilitar cadastros novos no novo sistema.

O login e senha de usuários existentes não mudarão (esperamos implementar o login via número USP a tempo).

Após o dia 15 o conteúdo no Stoa antigo (stoa.usp.br/*) ainda ficará acessível e editável por um período (sobretudo para fins de fazer cópias manuais), mas a idéia é tirar o serviço do ar no início de 2013 (quando teremos certeza que tudo está tudo copiado corretamente para social.stoa.usp.br).

Para os usuários do Moodle do Stoa não vai mudar nada: continuarão se logando no Moodle do Stoa com o login e senha da Rede Social.

Para sugestões (qualquer passo do plano pode ser modificado) ou dúvidas, comente aqui ou entre em contato via suporte@stoa.usp.br

Ewout ter Haar

Palavras-chave: noticia

Este post é Domínio Público.

Postado por Equipe Stoa

1. Renato escreveu:

Oi Ewout,

Parabéns pelo projeto, a versão nova tem recursos desejados há muito tempo! Em particular, finalmente poderemos ter usuários de fora da comunidade USP (suponho que via convite)!?

Não ficou claro pra mim o que vai acontecer no caso de "conflitos": tenho uma conta no sistema novo já, com o mesmo nome de usuário. Meus dados lá serão substituídos pelos dados daqui, ou vice-versa? Seria mais seguro eu apagar a conta lá? Não cadastrei meu número USP lá, isso deve tornar mais difícil identificar a correspondência, mas por outro lado isso garante que meu perfil lá será apagado automaticamente? A única informação relevante que encontrei não deixa isso claro. Vocês ainda usam aqueles scripts que desenvolvemos anos atrás pra se comunicar com o view do BD da USP?

A outra dúvida é bem mais técnica - (quase) todos os links no rodapé (Quem Somos, Documentação, Desenvolvimento etc.) do stoa novo não apontam pra lugar nenhum. Vocês pretendem desenvolver o stoa diretamente com o upstream - quer dizer, bugs devem ser reportados diretamente pro noosfero - ou vai ter um outro sistema? Eu reparei que o trac antigo nem está mais no ar. Consegui encontrar o novo repositório por um caminho bem tortuoso, depois de encontrar o gitorious do noosfero. Mas não encontrei uma tag no repo que diga "esta é a versão que está no ar". Isso tudo é mais curiosidade minha que qualquer outra coisa - provavelmente não vou ter tempo de me envolver com o código, ainda mais sendo em ruby, e sei que a participação "do público" nunca foi muito efetiva.

Renato Mendes CoutinhoRenato ‒ quarta, 14 novembro 2012, 08:53 BRST # Link |

2. Ewout ter Haar escreveu:

Oi Renato!

A migração (que vai começar amanhã, 14h, atualizei o post) vai ser assim: primeiro,  movemos tudo em social.stoa para test.stoa, depois apagamos tudo em social.stoa, depois copie informações de stoa para social.stoa. Ou seja, seu conteúdo em social.stoa vai ficar em test.stoa e não precisa apagar sua conta no social.stoa (a gente apaga para vc). Só depois vamos ver se e como vamos resgastar o conteúdo em test.stoa.

A sua pergunta sobre como o processo de desenvolvimento vai ser é muito boa. Não está muito bem definido onde e como vamos organizar o sistema de tickets, etc. A ideia é acompanhar o branch do noosfero do Colivre quase perfeitamente. Até o plugin "Stoa" fica no branch deles (é muito estranho para quem é acostumado com o sistema de plugins de WP, Drupal, etc.). E já que a nossa versão essencialmente é a versão canônica do noosfero, talvez faz sentido usar diretamente http://noosfero.org/Development/WebHome (um FosWiki) para criar tickets. Mas, precisamos definir melhor. Estou bastante preocupado sobre o fato que é um sistema pouco "hackeável", mas como vc disse: também nunca conseguimos realmente contribuições no elgg. Mas devíamos ter trabalhado mais criar um ambiente onde era possível contribuir com código.

O template (e o footer) é independente do código: estamos trabalhando aqui: http://gitorious.org/+stoa-hackers/stoa/stoa-theme .

Ewout ter HaarEwout ter Haar ‒ quarta, 14 novembro 2012, 16:06 BRST # Link |