Stoa :: Narumi Abe :: Blog :: O Pior Cego...

janeiro 07, 2012

default user icon
Postado por Narumi Abe

Os jornais tem noticiado que o Brasil se tornou a sexta maior economia do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos, China, Alemanha, Japão e França. Mas afinal o que significa isso? Significa que o PIB é um péssimo critério de avaliação. A China que vem aparecendo constantemente como uma grande economia emergente, junto com a Índia e o Brasil não tem comida para seus habitantes. Arranha céus ultra modernos contrastam com mendigos, prostituição e bandidos nas ruas. Os habitantes não tem acesso a informação e existe muita malandragem por todo lado. Isso lembra algum país?

Criança procura comida no lixo da 6ª maior economia do mundo

Fonte: http://blogviagemnotempo.blogspot.com/2011/12/casa-grande-tem-mais-ouro-que-o-palacio.html

Por que ficamos orgulhosos com essa notícia? Que resultados isso trouxe para você? Você sabia que em 2011 o Brasil era a sétima maior economia do mundo? E que faz mais de 15 anos que o país já estava entre as 10 maiores economias do mundo? Décima posição já era uma posição muito boa, mas  o país não, e pouca coisa mudou desde aquela época.

Nos últimos anos, o ex-presidente Lula anda repetindo aos quatro ventos que o Brasil é um país de primeiro mundo. E de tanto falar, as pessoas começaram a acreditar que isso é realmente verdade. Continuam com seus filhos semi-alfabetizados, continuam acordando de madrugada para ser atendido nos hospitais, continuam sem emprego. Mas estão orgulhosas e sabe-se lá a razão. Talvez por receberem uma bolsa assistencialista compra-voto. Mas isso não está melhorando o país, só está tornando o povo mais acomodado. O tempo de ajuda emergencial aos miseráveis precisa acabar, é preciso medidas a longo prazo que deveriam ter sido tomadas a muito tempo atrás. A previdência está falida, os pequenos empresários estão fechando as portas por não conseguirem mais sustentar o país nas costas. Os empregos informais ainda dominam o país. A imprensa continua mais manipuladora do que nunca. Corrupção correndo solta, lei da ficha limpa não pegou, juiz virou deus, cai ministro e entra outro pior. Reforma tributária, reforma agrária, reforma de qualquer coisa, cadê? Por que funcionário público que não trabalha tem direito a estabilidade? E não temos nem direito de reclamar, em cada repartição tem um papelzinho colado dizendo que podemos ser presos se reclamarmos de um funcionário público no "exercício" da profissão. É pra acabar.

Do que adianta a balança comercial favorável? As exportações trouxeram bilhões de lucro pra quem? Não foi pra você, que está todo orgulhoso apesar de continuar com medo de assalto ou de balas perdidas. Os bancos ganharam bilhões de lucro mas não pagam um salário decente para os bancários que só vivem em greve. As exportações trouxeram milhões de dólares para os grandes empresários. A Petrobrás está rindo a toa. O cidadão comum continua na mesma. O salário mínimo é reajustado com valores ridículos comparados com as taxas de juros e inflação existentes, bolsas de pesquisas estão congeladas há anos.

Gostaria de escrever algo mais otimista, mas foi o que surgiu na mente para o primeiro post do ano. Feliz ano novo! 

Postado por Narumi Abe

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.