Stoa :: Narumi Abe :: Blog :: A Reinvenção da Roda

maio 06, 2012

default user icon
Postado por Narumi Abe

Dizem por aí que não existe pergunta tola. Mas, se eu pudesse eleger alguma, seria "Por que reinventar a roda?". Ta aí, uma expressão/pergunta que sempre soou estranha e que merece algumas respostas. Aqui vai:

1. Você jamais irá compreender uma roda, a não ser que construa uma. Não importa se você só tire dez em Rodas. Algumas dúvidas e problemas de detalhes "rodísticos" só irão surgir na hora da construção. Sabe quantos engenheiros de computação seriam capazes de construir um computador do zero após um evento pós-apocalíptico? Suspeito que poucos. Sabe quando você vai aprender a surfar assistindo uma video aula? Nunquinha.

2. O desenvolvimento tecnológico consiste em pegar coisas existentes e melhorá-las na próxima geração. O melhor modo de fazer isso é conhecendo a roda atual, esmiuçando todos os seus defeitos e vantagens para propor uma roda melhor.

3. Será que você realmente seria capaz de inventar a roda sozinho? Menosprezar algo depois de pronto é muito fácil, pois tudo é óbvio desde que você saiba a resposta.

4. Reinventar a roda é um exercício mental e de conhecimento. Acredite, você será melhor que os seus pares que não fizeram isso. Além disso, outras idéias podem surgir a partir daí.

5. A maioria das pessoas que não vão pra frente não perde tempo reinventando a roda porque acha muito básico. Infelizmente, também não faz nada avançado por ser muito avançado (justamente por não ter começado pela roda). Já vi pessoas que preferem fazer um trabalho repetitivo e exaustivo ao invés de fazer um simples script. Daí quando querem programar algo complexo, também não fazem por falta de experiência. Isso também acontece com pessoas que não leem um texto em outro idioma por saberem pouco daquele idioma. E dizem que precisam aprender o outro idioma para conseguir ler o idioma. É um argumento circular que não leva a lugar nenhum (como qualquer círculo). 

Substitua a roda desse texto por qualquer coisa que você já deixou de fazer, estudar ou entender por pura preguiça ou arrogância. 

Videozinho sobre a maior invenção da história:


Postado por Narumi Abe

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.