Stoa :: Adriano Morinaga :: Blog

novembro 28, 2009

user icon
Postado por Equipe Stoa

Acabo de instalar a extensão "Coleções" no Wiki do Stoa, que permite transformar páginas do nosso Wiki para o formato PDF. Veja o resultado para este página

Além disso também é possível juntar vários páginas do Wiki numa coleção (ou livro). Veja a documentação para usuários da extensão no Mediawiki.

Nota para administradores de outros Mediawikis: é extremamente fácil instalar esta extensão: baixei o código no diretório extensions,

cd extensions/
svn co http://svn.wikimedia.org/svnroot/mediawiki/trunk/extensions/Coll

e configurei LocalSettings.php assim

 

require_once("$IP/extensions/Collection/Collection.php");
$wgCollectionFormats = array(
                             'rl' => 'PDF',
                             'odf' => 'ODT',
                             'xhtml' => 'XHTML'
                             );

$wgGroupPermissions['user']['collectionsaveasuserpage'] = true;
$wgGroupPermissions['user']['collectionsaveascommunitypage'] = true;

A renderização do PDF e ODF é feito tudo nos servidores do PediaPress.

Palavras-chave: notícias, stoa

Postado por Equipe Stoa | 1 usuário votou. 1 voto | 0 comentário

novembro 18, 2009

user icon
Postado por Equipe Stoa

Veja o email  que o Fábio de Castro do CCE mandou às 14h39 do dia 18/11, explicando o que aconteceu.

informamos que desde as 13:26 hs estamos enfrentando problemas no acesso à Internet.

Esta conexão primária, provida pela FAPESP, é realizada através de fibras ópticas da AES Eletropaulo e CTBC Telecom, as quais estão instaladas sobre multiplexadores ópticos (mux DWDM).

Sempre que ocorre falha em uma fibra é realizada a comutação automática para a fibra reserva. Neste caso, ocorreu falha da fibra ou transponder (interface óptica do mux DWDM) e ao comutar para a fibra reserva, esta também apresentou falha.

A 1a falha está sendo analisada pela equipe técnica da NARA/FAPESP e Terremark, e a 2a falha está sendo corrigida pela CTBC com previsão de restabelecimento às 15h00.

Como é do conhecimento da grande maioria, a USP possui como acesso primário a FAPESP, acesso secundário RNP e acesso alternativo para provedores presentes no PTTMetro.

Tanto a USP como a RNP utilizam o canal óptico existente entre USP e Terremark, portanto com a indisponibilidade deste, o acesso primário e secundário passam a ser afetados. Neste caso, o acesso à Internet está restrito aos provedores que fazem parte do PTTMetro (vide ptt.br -> participantes).

Estamos aguardando um novo posicionamento da FAPESP, e paralelamente, estamos procurando viabilizar o acesso à Internet via RNP (ponto de presença do RJ - canal Embratel).

ASAP, repassaremos novas informações.



Atenciosamente,


Fábio Carneiro de Castro
Seção Técnica de Configuração
Divisão de Redes
Centro de Computação Eletrônica - USP

Palavras-chave: internet da USP

Postado por Equipe Stoa | 0 comentário

novembro 16, 2009

user icon
Postado por Equipe Stoa

Veja o email do CCE:

amanhã, dia 17/11/2009, a partir das 22:00, será feito um procedimento 
do manutenção no IDC do CCE. Durante esta manutenção, todos os serviços 
hospedados no IDC ficarão temporariamente indisponíveis, [...]
A janela de manutenção é até as 23:00, e é esperado um período de 
indisponibilidade de 15 minutos dentro desta janela.

Postado por Equipe Stoa | 0 comentário

outubro 16, 2009

user icon
Postado por Equipe Stoa

O Stoa pode ficar fora do ar neste período. Veja o email do CCE:

Segunda-feira, dia 19/10/2009, a partir das 21:30, será feita uma manutenção
na rede do datacenter do CCE.

A disponibilidade de todos os serviços do IDC será afetada, incluindo
DNS primário e terciário (143.107.253.3 e 143.107.253.5), e-mail e hospedagem.
A partir das 22:00, a rede do IDC deverá ficar indisponível por um período de
até 30 minutos. É possível que esta manutenção afete o acesso da rede USP à
internet.


Postado por Equipe Stoa | 1 usuário votou. 1 voto | 1 comentário

setembro 01, 2009

user icon
Postado por Equipe Stoa

Veja o email que recebemos do CCE:

Nesta quarta-feira, dia 02/09/2009, entre as 09:00 e 12:00, será realizado um procedimento de manutenção no IDC do CCE.

Isto significa que o Stoa, junto com os outros serviços da USP poderá ficar fora do ar neste período.

Postado por Equipe Stoa | 0 comentário

agosto 22, 2009

user icon
Postado por Equipe Stoa

A grande maioria dos novos usuários do Stoa vêm para o Moodle do Stoa (2900 usuários agora), mas se uma fração, mesmo que seja pequena, entre aqui em contato com ferramentas para compartilhar documentos (em vez de mostrar só para o seu professor) e participar (em vez de somente consumir "educação"), já valeu a pena.

Palavras-chave: base decimal

Postado por Equipe Stoa | 1 usuário votou. 1 voto | 0 comentário

agosto 17, 2009

user icon
Postado por Equipe Stoa

Veja o email que recebemos do responsável do CCE

Nesta quarta-feira, dia 19/8/2009, entre as 18:00 e 22:00, será
realizado um procedimento de manutenção no IDC do CCE.

Durante esta manutenção, poderão ocorrer períodos de indisponibilidade
da rede para todos os serviços hospedados, incluindo-se e-mail, DNS
primário e terciário.

Roberto Greiner
CCE-USP

(isto vai afetar o Moodle do Stoa e os sistemas Júpiter et al também)

Postado por Equipe Stoa | 0 comentário

agosto 11, 2009

user icon
Postado por Equipe Stoa

No Stoa, o princípio básico é que o usuário controla o seu espaço e é responsável por ele. Mas o Stoa não é um puro conjunto de espaços independentes: inevitavelmente crie-se costumes e normas (às vezes não escritas) de como um espaço no Stoa deve ser usado.

A minha posição pessoal sempre era que o Stoa deveria ser mais uma plataforma, mais um conjunto de espaços independentes, usados do jeito que cada um bem entendesse, do que uma comunidade. Mas não tem como negar que deve haver meios de interação entre os espaços e ferramentas que possibilitam revisão por pares e moderação distribuída.

Temos agora duas novas ferramentas, cujo objetivo é justamente a revisão por pares, buscando a criação de consenso por meio de comunicação entre os participantes (ou pelo menos, deixar explícito a posição de cada um).

Trackback interno

Um trackback é um link que aparece automaticamente entre os comentários do post B se um link a este post e feito no post A. Assim, crie-se automaticamente um vínculo entre os posts A e B, que pode ser usado para conversação distribuida. Para criar o trackback, basta linkar para um post no Stoa: veja como aparece o trackback no post que linkei acima (e aqui).

Um trackback não pode ser apagado pelo dono do post B, ao contrário que um comentário comum.

Comunidade de Moderação

É claro que conflitos devem ser resolvidos preferencialmente entre os partes involvidos, mas às vezes um espaço neutro de discussão é apropriado. O Renato sugeriu esta solução: uma comunidade, acessível somente para usuário do Stoa, com a finalidade de discutir questões de uso do sistema. Veja a descrição da comunidade:

Esta comunidade destina-se a discutir e resolver, de forma transparente, problemas envolvendo conteúdo considerado inapropriado.

Toda a comunidade está convidada a participar. Caso houver dúvidas ou conflitos, o primeiro passo pode ser discutir o assunto com o dono do conteúdo (ou moderador da comunidade), por meio de um comentário ou uma mensagem interna. Mas comentários podem ser apagados pelo dono do post.

Assim, esta comunidade pode ser usado como um espaço neutro. Qualquer um pode criar posts neste comunidade (junte-se à comunidade primeiro). A idéia é que se busca consenso.

Pedimos deixar todos os posts aqui visível para a comunidade do Stoa (Restrições de Acesso: Usuários do sistema).

Já começei algumas discussoes. Participe nas discussões (se não participar, se supõe que seu ponto de vista é adequademente representada) e levante qualquer dúvida que tenha.

(Ewout ter Haar - Equipe Stoa)

Palavras-chave: moderação, noticia, stoa, trackback

Postado por Equipe Stoa | 12 comentários

julho 31, 2009

user icon
Postado por Equipe Stoa

O Wiki do Stoa é o nosso serviço menos utilizado, mas com potencial enorme. O nosso wiki foi idealizado pelo Everton, foi usado bem no início pelo Prof. Luli e os seus alunos, é usado para a documentação do Stoa, é usado para catalogar os equipamentos de video-conferência a USP e mais. Mas dá para fazer muito mais.

Atualizei o software (MediaWiki, o software que o wikipedia usa) um mês atrás para a sua última versão. Aproveitei e re-escrevi a integração com o base de usuários do Stoa: antes o sistema tentava descobrir se estava logado no Stoa e caso sim, logava você automaticamente. Mas não era um sistema robusto e fiz agora um esquema igual ao que temos no Moodle do Stoa. Temos agora somente "senha única": para se logar no wiki.stoa.usp.br vai usar o sistema de autenticação do MediaWiki, mas pode usar o seu usuário (não o seu número USP, ainda) e a sua senha do Stoa.

A atualização do software possibilitou outras melhorias:

  1. Agora visitantes (pessoas não logados, talvez porque não tem número USP) podem contribuir. Atendendo a sugestão do Abdo, instalei o plugin "Flagged Revisions" e configurei o sistema para funcionar assim: se um visitante deixar uma contribuição, não será visível na página titular (ou "aprovada"). As próximas edições serão feitas numa página "rascunho", até um usuário logado aprova o rascunho que então virá a página titular. Este usuário do Stoa será então o responsável pela página.

    Os mecanismos normais de MediaWiki funcionam normalmente no caso de contribuições não-apropriadas (spam, etc.): qualquer um pode, com 2 cliques do mouse, reverter qualquer edição. Estas mudanças serão somente visível na página "rascunho", até um usuário aprova a revisão atual do rascunho.

  2. Temos a última versão do plugin para "Google Maps", permitindo inserir mapas com referências a páginas neste wiki. Veja um exemplo de uso aqui.
  3. Todas as opções no seu perfil no Wiki agora funcionam: vigiar determinadas páginas (após ter confirmado o seu email), preferências de matemática, edição, etc.

Casos de uso:

De uma maneira geral a tecnologia Wiki é especialmente apropriado para a confecção de documentos colaborativos. Mas pode ser usado também como uma maneira simples de colocar conteúdo na Web. Algumas possibilidades:

  1. O Abdo quer usar o wiki para colaborar num projeto de pesquisa com os seus colaboradores. Agora pode mandar o link do projeto para os seus colegas e entrar de vez em quando para dar o aval à última versão da página. Repare também que pode ir no seu perfil e ligar notificações, permitindo assim acompanhar via email qualquer mudança em páginas de seu escolha
  2. Um professor pode criar a página de planejamento do seu curso. É uma maneira muito simples e ágil de disponibilizar e centralizar informações. Um uso mais interessante é deixar os seus alunos construir algo de útil colaborativamente, relatórios, por exemplo.
  3. Mas e se algo acontecer com o servidor do Stoa? Todo este trabalho será perdido? Não! O MediaWiki tem um sistema bem desenvolvido de exportação/importação de páginas. Pode exportar as suas páginas e importar em qualquer outra instância de MediaWiki. (Isto é verdade para o nosso Moodle também.)
  4. É apropriado colocar qualquer coisa no Wiki do Stoa? Bem, claro que não: está trabalhando num contexto acadêmico. Uma pergunta relacionado é: devo trabalhar somente em baixo do meu próprio espaço (Usuário:nome-do-stoa)? Podemos discutir, mas pessoalmente acho que não vale a pena deixar o espaciço de nome principal "limpo". Estou colocando os meus projetos (o meu curso por exemplo) diretamente no espaço de nomes principal, e deixo o meu espaço pessoal para testes. 
  5. O caso de uso mais revolucionário seria como ferramenta de planejamento e tomada de decisões, implementando o que vocês jovens chamam de "transparência radical". Convido todos os grupo de trabalho, de qualquer natureza, usar este wiki para os seus atos de reuniões, relatórios e outros documentos.

Discutem.

Ewout ter Haar

Palavras-chave: notícias

Postado por Equipe Stoa | 3 comentários

julho 10, 2009

user icon
Postado por Equipe Stoa

Entre para a Corrente Sanguínea. Doe e convide alguém a doar

Uma nova campanha de doação de sangue do Ministério da Saúde, veiculado aqui a pedido da Ana.

Favor re-bloggar, re-tweetar, etc.

Palavras-chave: notícia

Este post é Domínio Público.

Postado por Equipe Stoa | 4 comentários

maio 14, 2009

user icon
Postado por Equipe Stoa

Esperamos que no próximo dia 22, como anunciado anteriormente, uma comissão reformulará os mecanismos de moderação da plataforma Stoa. A configuração da página inicial do sistema fará parte das discussões. Aguardando os resultados das discussões e a pedido do Prof. Gil da Costa Marques, o coordenador do CTI, estamos mantendo por agora a página de rosto do site vazio.

Todas as outras funcionaliades ficarão mantidos, por agora, e o sistema poderá ser utilizado normalmente. 

Palavras-chave: notícia

Este post é Domínio Público.

Postado por Equipe Stoa | 1 usuário votou. 1 voto | 7 comentários

maio 02, 2009

user icon
Postado por Equipe Stoa

É claro que o valor dos seus dados dependem em parte da rede em que estão inserido. Qualquer coisa não trivial depende das suas interações com o ambiente, o todo é maior do que a soma das partes, etc. Mesmo assim, é importante poder pegar as suas coisas e replantar eles em outros lugares. Assim: mudanças recentes:

  1. Agora o arquivo xml (formato Atom) com os posts exportados ("Configurações / Exportar ou http://stoa.usp.br/nome-de-usuario/export/) inclui também os posts que fez em comunidades.
  2. O export do arquivo zip com todos os seus arquivos deve funcionar melhor (comigo funcionou, pelo menos: consegui exportar um .zip de 148 MB).
  3. É possível redirecionar o endereço  http://stoa.usp.br/nome-de-usuario para um outro endereço na Web: Configurações, aba Moderação , esconder ou redirecionar o seu perfil. Veja também o que Google diz sobre HTTP 301
  4. Usuários podem se remover. Isto irreversívelmente remove o seu perfil, todos os seus posts,arquivos, etc.

testei uma vez a importação do arquivo Atom dos posts gerado pela Stoa no blogger.com, mas não garanto nada. Não sei como seria no wordpress.com. Estão faltando os comentários. Stoa é código aberto e: "Patches welcome"!

Ewout

Postado por Equipe Stoa | 0 comentário

abril 30, 2009

user icon
Postado por Equipe Stoa

O projeto Stoa (em particular a sua rede social) está passando por uma reformulação do seu modelo de gestão a fim de se integrar melhor com a estrutura organizacional da instituição em que está inserido. Uma comissão ou grupo de trabalho será formado que formulará novas diretrizes. Esperamos poder voltar em breve com todas as funcionalidades da plataforma. Para mais informações e sugestões entre em contato via suporte@stoa.usp.br

Prof. Dr. Ewout ter Haar 

Atualização 04/05/2009 (Ewout): Após um feriadão para esfriar os ânimos, resolvemos colocar o Stoa no ar novamente, primeiro e mais importante, para não prejudicar as pessoas e usuários do Stoa que não tem nada a ver com discussões acerca do modelo de gestão do projeto. Ainda não foi definido como vai ser este novo modelo, mas tenho toda esperança que conseguiremos achar um modelo que atende às necessidades de todas as partes interessadas.

Palavras-chave: notícia

Postado por Equipe Stoa | 6 usuários votaram. 6 votos | 23 comentários

abril 28, 2009

user icon
Postado por Equipe Stoa

 Às 18h do dia 1 de abril o colaborador do Projeto Stoa, Everton Alvarenga, colocou uma notícia falsa (já retirada do sistema) sobre uma suposta reunião entre a Reitora da USP e o Governador do Estado. Na madrugada de dia 2 de abril, o Everton atualizou a notícia, tentando deixar claro que a notícia era uma mentira no contexto do “Dia das Mentiras”. Porém, este aviso não ficou claro suficiente.

Veja a mensagem do Everton Zanella Alvarenga aos involvidos

Prezados,

eu, Everton Zanella Alvarenga, ao ver um texto de 1º de abril de um colega, que simulava uma notícia sobre privatização da USP (reitero, a notícia era falsa), publiquei um post com esse texto numa comunidade do Stoa, por volta das 18h do dia 1º de abril. Logo na madrugada do dia 2 de abril, coloquei um aviso que o texto era falso. Apesar disso, algumas pessoas chegaram a discutir o assunto, mesmo sabendo que tratava-se de uma notícia falsa.

Fui informado pelos administradores do Stoa sobre a má repercusão do caso.  Infelizmente não esperava a dimensão que tomaria essa brincadeira e sinto muito pelos transtornos causados.

Os administradores do sistema deixaram um aviso mais incisivo que o texto é falso e ele está acessível apenas para usuários do sistema Stoa, ou seja, só pode ser lido por alguém que logar no sistema.

Atenciosamente,

Everton Zanella Alvarenga

Como coordenador do Projeto Stoa peço também desculpas por ter avaliado mal as repercussões do texto e do fato a notícia falsa ficou publicado após o dia 1 de abril. Faremos de tudo para evitar acontecimentos do gênero no futuro. Acreditamos que o Projeto Stoa é uma experiência inovadora de valor para a Universidade. Esperamos que os erros e acertos na implementação destas novas tecnologias não prejudiquem os usos legítimos da plataforma que acreditamos ser de grande valor para a instituição.

Prof. Dr. Ewout ter Haar - Equipe Stoa

(comentários desabilitados neste post)

Palavras-chave: notícias

Postado por Equipe Stoa | 10 usuários votaram. 10 votos | 0 comentário

abril 14, 2009

user icon
Postado por Equipe Stoa

Implementamos recentemente algumas funcionalidades novas. Agora é possível permitir e moderar comentários de visitantes do seu espaço no Stoa. Também é possível esconder o seu perfil completamente.

Moderação de comentários

A Web moderna possibilita além de mera divulgação também a comunicação entre pessoas. E estes pessoas incluem a comunidade USP como pessoas sem ligação direta com a USP. Veja o caso da médica Anete Abdo que está fazendo um ótimo trabalho de divulgação aqui no Stoa (exemplo). Para ela, a possibilidade de visitantes deixarem suas contribuições é importante. Por outro lado, ela não gostaria deixar qualquer um postar qualquer coisa nos comentários do blog dela. Agora, ela pode configurar o blog dela para moderar comentários de visitantes ou "anônimos" antes de serem publicados.

Para configurar isto, primeiramente, entre em "Configurações" (na barra de ferramenta, topo direito da tela)

 

Veja a nova opção: 

 

Clique em "Salvar".

Esconder o seu perfil

No último mês um grande número de usuários novos cadastraram-se no Stoa. Veja:

A razão é o novo serviço que estamos oferecendo: o Moodle da Stoa. Planejamos oferecer mais serviços deste tipo que não estão diretamente ligados ao serviço "rede social" do Stoa. Assim, o Stoa é usado somente como meio de autenticação (necessário até que tenhamos senha única na USP).

Mas isto significa que temos agora um certo número de usuários que não estão interessados em ter um perfil, um blog ou espaço de arquivos que podem compartilhar com o resto do mundo. Para estes usuários faz sentido poder esconder o seu espaço completamente, para que nem o nome fique visível para visitantes (em particular, o Google e outros serviços de busca). 

Para esconder seu perfil: "Configurações" -> "Moderação" -> "Esconder totalmente seu perfil" -> "Sim" -> Clique em "Salvar".

Palavras-chave: identidade, mecanismos de busca, moderação, moderação de comentários, notícias, Stoa, upgrade

Esta mensagem está sob a licença CreativeCommons Atribuição.

Postado por Equipe Stoa | 5 usuários votaram. 5 votos | 1 comentário

março 16, 2009

user icon
Postado por Equipe Stoa

Nesta semana demos uma atualizada no visual da página principal do Stoa. A ideia do Luiz (que desenhou e implementou o design) é dar destaque aos três serviços do Stoa, além de facilitar como você chaga neles: a rede social, o wiki e o moodle.

Agora a pouco colocamos no ar também o novo cadastro simplificado no Stoa. O processo antigo tinha um passo onde verificamos a existência do email do usuário, mas isto dava muitos problemas como o hotmail.com (o convite caía no spam) e pessoas que se confundiam na hora de digitar seus emails (por exemplo @usp.com.br). Para resolver isso, simplesmente eliminamos o passo da verificação do email.

É claro que agora vamos ter problemas com usuários que não conseguem recuperar a sua senha. Espero que no futuro podemos usar métodos de identificação mais modernos do que a velha e insegura senha (e notificações via mensagens instantâneas).

Avise a gente se algo não estiver funcionando, por favor, por meio de um comentário aqui, um post na comunidade de suporte ou via o email suporte@stoa.usp.br.

Palavras-chave: cadastro, notícia, stoa

Postado por Equipe Stoa | 2 usuários votaram. 2 votos | 6 comentários

fevereiro 28, 2009

user icon
Postado por Equipe Stoa

Caros docentes, alunos e funcionários,

é com enorme satisfação que estamos divulgando a integração do do software Moodle ao Projeto Stoa. Mais um software que, por ser livre e de código aberto, pôde ser integrado de forma transparente aos sistema corporativos da USP, Júpiter e Fênix (vejam aqui nossa filosofia e como contribuir).

Sobre o sistema Moodle Stoa

Para acessar o Moodle onde ficarão algumas disciplinas da USP, acessem o endereço

http://moodle.stoa.usp.br

Você pode estar se perguntando: mas eu já uso o Moodle aqui no meu instituto, para que mais um?

O sistema Moodle Stoa está integrado com o Júpiter (disciplinas da graduação) e Fênix (disciplinas da pós-graduação). Isso torna a vida do professor e do aluno muito mais fácil. Após a criação do curso pelo docente no sistema Moodle Stoa, todos estudantes da disciplina entrarão automaticamente no espaço do curso, logo após que logarem pela primeira vez no Moodle.

Como a disciplina é criada

A criação da disciplina é bem simples. O docente precisa entrar no sistema Moodle Stoa no endereço

http://moodle.stoa.usp.br

e, na primeira vez que entrar no sistema, aparecerá o(s) nome(s) da(s) disciplina(s) que ele é responsável nesse semestre. Bastar clicar no nome da disciplina que uma interface intuitiva aparecerá para a criação da página.

Na medida que os alunos forem entrando no Moodle Stoa, eles são inscritos automaticamente nas disciplinas em que está matriculado no Júpiter (graduação) ou no Fênix (pós-graduação. 

Se o professor, por exemplo, estiver ministrando uma mesma disciplina para duas ou mais turmas turmas (e. g. uma no diurno e outra no noturno), mas quiser usar apenas uma página dentro do Moodle, só nos informar, através do email moodle@stoa.usp.br, para os alunos das duas várias turmas entrarem automaticamente no mesmo espaço do Moodle.

Mais detalhes na documentação do sistema Moodle Stoa ou nas perguntas frequentes relacionadas ao Moodle.

Suporte ao Moodle

Dúvidas sobre e sugestões ao sistema Moodle na USP poderão ser discutidas na comunidade

 http://stoa.usp.br/moodle

ou  enviando um email para moodle@stoa.usp.br.

Em breve teremos uma documentação sobre o sistema Moodle na central de ajudas do Stoa:

http://ajuda.stoa.usp.br

Integração com outros sistemas Moodle da USP

Se você quer continuar usando seu servidor Moodle já em funcionamento, entre em contato através do email suporte@stoa.usp.br pois instruiremos como usar nosso código para a integração com os sistemas corporativos da USP.

Para informações técnicas no nosso sistema de gerenciamento do código do Stoa, acesse aqui.

Criação de cursos ficará ainda mais fácil

A criação dos cursos pelos docentes, em breve, será feita por ele mesmo da forma mais simples e intuitiva possível e estará integrada com outras plataformas já usadas na USP. O docente poderá optar pelo sofware que ele quer usar (comunidade no Stoa, disciplina no Moodle, página pessoal, wiki etc.) e todos cursos passarão a ficar indexados para o acesso futuro de todo material produzido e deixado disponível pelo docente.

Integração com outros sistemas

Em breve, quando o sistema de senha única da USP estiver pronto, poderemos integrar o sistema Stoa, de forma ágil e prática, a qualquer outra iniciativa da USP voltada a ferramentas para o ensino online.

Perspectivas e Recursos Educacionais Abertos (Livres)

Iniciativas voltadas a Recursos Educacionais Abertos (Livres) vêm ganhando força ao longo dos últimos anos nas diversas universidades ao redor do mundo. A equipe Stoa está colaborando com iniciativas dessa natureza (veja aqui) e gostaríamos de estimular que todo material produzido para os cursos da universidade ficassem disponíveis abertamente ou, de preferência, livremente (livre não é a mesma coisa que aberto). Quem tiver interesse no assunto, visite o grupo de discussão abaixo

 http://groups.google.com/group/rea-lista

Um ótimo exemplo, também usando o sistema Moodle e em sintonia com a disponibilização de material didátivo é o Open Learn:

 http://openlearn.open.ac.uk/

Obrigado a todos que nos têm apoiado e esperamos que os softwares sendo oferecidos pelo projeto Stoa possam ser úteis para as atividades de pesquisa, ensino e extensão da Universidade de São Paulo.

Abraços!

Equipe Stoa

Palavras-chave: código aberto, Fênix, Júpiter, Moodle, notícia, Recursos Educacionais Abertos, Recursos Educacionais Livres, sistemas corporativos, software livre, Stoa, transparência

Postado por Equipe Stoa | 7 usuários votaram. 7 votos | 1 comentário

fevereiro 18, 2009

user icon
Postado por Equipe Stoa

Bem-vindos ingressantes da USP!

Vejam o post da Andréa "Mini" manual com dicas para recém ingressantes (atualizado em janeiro de 2009) para um manual de sobrevivência imprescindível.

O manual dela também está na página wiki e vocês podem editá-lo!

 http://wiki.stoa.usp.br/Manual_para_ingressantes

O texto pôde ser usado no wiki sem precisar pedir permissão à autora devido a licença escolhida (CreativeCommons Atribuição, Não-Comercial).

Palavras-chave: bixetes, bixos, boas-vindas, calouros, Creative Commons, notícias, texto colaborativo, USP

Este post é Domínio Público.

Postado por Equipe Stoa | 3 usuários votaram. 3 votos | 2 comentários

fevereiro 03, 2009

user icon
Postado por Equipe Stoa

Atualizado (06/02 à 1h20): nessa sexta-feira, entre 9h e 11h, faremos nossas últimas mudanças nessa bateria de manutenção do Stoa. Pequenas instabilidades nesse período poderão ocorrer. Contamos com sua compreensão. Estamos fazendo esforços para o Stoa ficar cada vez melhor e mais rápido para seus usuários. Atenciosamente, 

Equipe Stoa.

---

05/02 OK: No dia 5/02, sexta-feira de madrugada, vamos novamente fazer uma manutenção. Esta vez, é o próprio servidor do Stoa que vai mudar de máquina e IP. No dia de sexta-feira pode haver pequenas soluços, mas em princípio a migração deve ser transparente para os nossos usuários. Lembrem: se estiver em dúvida, pressione Ctrl-F5 no seu navegador.

---

04/02 OK: Hoje, na madrugada de 03 para 04 de fevereiro, por volta de meia-noite, vamos fazer uma pequena manutenção no banco de dados do Stoa. O sistema ficará cerca de 10 minutos fora do ar (se nada der muito errado...).

Palavras-chave: manutenção

Este post é Domínio Público.

Postado por Equipe Stoa | 2 usuários votaram. 2 votos | 2 comentários

novembro 21, 2008

user icon
Postado por Equipe Stoa

Caros,

Algumas modificações foram feitas ao longo dos últimos dias no Stoa. São elas:

1. A barra de ferramentas (toolbar) ganhou um novo visual e o logo do Stoa está mais discreto.

2. É possível mudar o nome do cabeçalho do seu espaço no Stoa. Para isso:

  • Perfil -> Editar perfil -> Detalhes básicos -> Cabeçalho do seu perfil -> Salvar 
Esse cabeçalho aparecerá no topo do seu perfil.

3. Todos os posts do sistema agora possuem o seguinte aviso

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.

4. Mudança do visual da página principal para usuários não logados. Em breve, os videozinhos explicando como fazer algumas tarefas do Stoa aparecerão aleatoriamente.

5. Correções de alguns bugs, entre eles:

  • Tema USP corrigido para os fóruns;
  • Comentários de usuários externos agora funcionando normalmente;
  • Etc..
6. Os emails do Yahoo! voltaram a ser aceitos pelo nosso sistema.
 
7. Agora pode optar por receber notificações de novos comentários num post em que comentou.
 
8. Agora os votos de um post aparecem mais explicitamente. Essa é uma das primeiras medidas entre as que serão tomadas no sistema de avaliação dos posts e comentários no Stoa. Mais sobre isso será discutido, num futuro breve, em http://stoa.usp.br/destoa/forum
 
9. Ao comentar um post de blog ou tópico de fórum, você pode escolher a opção de continuar recebendo mensagens internas com os comentários subsequentes.
 
Observação: Não se esqueçam de pressionar Control-F5 no seu navegador para que as atualizações sejam totalmente atualizadas.
 
Se notarem algo estranho no sistema, por favor, nos avisem em http://stoa.usp.br/ajuda ou deixando um comentário aqui.
 
Atenciosamente,
 
Equipe Stoa

Palavras-chave: atualização, noticias, Stoa, upgrade

Esta mensagem está sob a licença CreativeCommons Atribuição.

Postado por Equipe Stoa | 2 usuários votaram. 2 votos | 5 comentários

<< Anterior Próxima >>