www.flickr.com
Este é um módulo do Flickr que mostra as fotos públicas de Mauricio Kanno. Faça o seu próprio módulo aqui.

Stoa :: Maurício Kanno :: Blog :: Você usa quadrinhos em sala de aula? (Ou usou?)

setembro 04, 2007

default user icon
Postado por Maurício Kanno
olá! eu usei quadrinhos em sala de aula. em minhas aulas na ong Promove, utilizei os quadrinhos do Dilbert para propor aos alunos discutir relações de trabalho...


e tb me recordo como "aprendi" (de forma distorcida) muito sobre Guerra Fria lendo Capitão América... rsrsrs; acredito que se deveriam utilizar mais as HQs do Capitão nas escolas e ongs, mas claro, de maneira crítica.

falei isso porque acabei de saber sobre um blog sobre quadrinhos e educação: http://cartumfazescola.zip.net/ (de André Brown, cartunista e pedagogo, mestre em Educação (UERJ), diretor da Oficina de Desenho André Brown(www.oficinadedesenho.com.br ) e membro do grupo de pesquisa Redes de saberes em Educação e Comunicação: questão de cidadania coordenado pela Prof.ª Dr.ª Nilda Alves (PROPEd / UERJ).)

também há outro muito bom: http://gibitecacom.blogspot.com/ (de Natania Nogueira, professora e historiadora. este blog tem por objetivo divulgar textos e idéias referentes ao uso de HQs (Histórias em Quadrinhos, gibis ou banda desenhada) nas escolas, além de informar sobre o Projeto Gibiteca, da E M Judith Linrz Guedes Machado, localizada na cidade de Leopoldina (MG))

Há também livros sobre o assunto, um de meu ex-orientador prof. Waldomiro Vergueiro com outros autores (este realmente indico, apesar de não ter lido direito; tem bastante material sobre o assunto!); e também um do prof. Flávio Calazans.

Palavras-chave: aula, blog, Capitão América, Dilbert, educação, escola, hq, ong, quadrinhos

Esta mensagem está sob a licença CreativeCommons Atribuição.

Postado por Maurício Kanno

Comentários

  1. Andre de Freitas Dutra escreveu:

    Já usei bastante, como muitas vezes convidei meus alunos a eles mesmos criarem charges e cartuns sobre assuntos diversos. Aliás, não só quadrinhos, mas músicas, pinturas, danças, qualquer tipo de arte ou mídia pode entrar numa aula, principalmente nas de humanas, como geografia e história.

    Andre de Freitas DutraAndre de Freitas Dutra ‒ terça, 04 setembro 2007, 23:32 -03 # Link |

  2. Plínio escreveu:

    Acredito que para um professor todos os recursos devem ser empregados!

    E sim, dá para empregar mesmo quadrinhos - independente da área do conhecimento em comum, pois estes abordam o cotidiano. Acredito que eles são a melhor maneira que temos de contextualizar ao tema a que nos propomos no início de uma aula.

    Sou da área de ciências, e o que mais extraímos dos quadrinhos é exatamente o senso comum: o aluno nunca entra numa sala de aula sem saber nada a respeito de nada; a missão do professor e juntar as peças do quebra-cabeças de seu conhecimento - fornecendo-lhe mais peças e o instigando a compreender o funcionamento do mundo a seu redor!

    Maurício, muito bacana seu texto e valeu pelas dicas!

     

    Abraço!

    Plínio Alexandre dos Santos CaetanoPlínio ‒ quarta, 05 setembro 2007, 10:33 -03 # Link |

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.