www.flickr.com
Este é um módulo do Flickr que mostra as fotos públicas de Mauricio Kanno. Faça o seu próprio módulo aqui.

Stoa :: Maurício Kanno :: Blog :: Animação em Gimp no AcessaSP Memorial

julho 13, 2007

default user icon
Postado por Maurício Kanno



Nome? Talvez... Boneco marujo dançante?

Esta foi a primeira animação que eu "dirigi", com uma equipe: os participantes da segunda oficina de Animação em Gimp no infocentro Acessa São Paulo do Memorial da América Latina. Cada um fez uma parte, e eu dei uma ajeitadinha em algumas coisas e juntei tudo.

Os participantes da oficina de ontem, co-autores da animação, são: Annibal Roberto Garcia Garcia, Fernando Queiroz, Franco Duca, Jean Felipe Oliveira, Mariane Morandini, Ramirez Horna, Rafael Morandini, Giseli G. de Souza e Wanger Machado da Silva.

Estou dando este mês, como voluntário, 3 oficinas sobre o assunto lá no Acessa Memorial, aproveitando até esta época de Animamundi. Saiba mais.

O link para a animação, caso queira pegá-la ou visualizá-la novamente (é um gif animado de um megabyte), é http://kanno.com.br/anima-memorial/montagem-memorial2.gif para apenas um ciclo; e http://kanno.com.br/anima-memorial/montagem.gif para um ciclo sem fim.

-----

Aliás, comprei ingressos hoje para 10 sessões do Animamundi! Oba! Graças ao apoio da Andrea... Pretendo comentar cada sessão que eu assistir. Vou me esforçar!

Palavras-chave: acessasp, animação, gif, gimp, memorial, oficinas, voluntário

Esta mensagem está sob a licença CreativeCommons Atribuição.

Postado por Maurício Kanno

Comentários

  1. Tom escreveu:

    Falando em Gimp, Mauricio, você conhece esse curso: Vídeo curso completo - GIMP - Iniciante?

    (Ou foi você que me passou essa dica pelo del.icio.us? :-P Pode ter sido também o Júlio Baro...) 

    Pelo menos os comentários foram bastante positivos!

    Mauricio, você sabe se o Gimp é muuuito inferior ao Photoshop?

     

    default user iconTom ‒ sexta, 13 julho 2007, 02:19 -03 # Link |

  2. Maurício de Paula Kanno escreveu:

    o q atrapalha no gimp foi a maneira de organização de telas que o pessoal fez, alguns dizendo até "melhor". fica abrindo um monte de janelinhas pra cada coisa, o que faz vc (e principalmente o usuário iniciante) se perder. tb tem o GimpShop, mas acho q nao melhorou grande coisa. 

    bem, o que mais?

    meu post "soft livre vale a pena?": http://blog.kanno.com.br/2007/04/soft-livre-vale-pena.html

    e minha comunidade no Orkut "Software Livre vale a pena?": http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=30601902

    especialmente neste link, "software livre para imagens -> amador?": http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=30601902&tid=2526

    ah, sim, eu tinha visto esse vídeo tutorial em algum lugar, acho que peguei pelo delicious, mas não tinha divulgado pra ninguém, pelo q lembro, só achei no delicious (nao sei se indicacao do julio).   

    Maurício KannoMaurício de Paula Kanno ‒ sexta, 13 julho 2007, 06:45 -03 # Link |

  3. Tom escreveu:

    Mauricio, como não sou da área e só uso esses programas para coisas bem simples (e geralmente sai bem feio hahahaha), gostaria de saber o que acha da opinião, ou se tinha ouvido algo parecido, de  Robin Rowe, fundador da LinuxMovies.org, sobre a produção de filmes em Hollywood e o uso de Linux lá:

    Linux is used to create practically every blockbuster movie in
    theaters today, movies produced by Disney/Pixar, DreamWorks Animation,
    Sony, ILM, and other studios.

    Linux is the most popular operating system for big budget feature film
    animation and visual effects, with more than 95% of the servers and
    desktops at large animation and visual effects companies. People
    outside the film industry, and even inside the industry sometimes,
    don't realize that Linux is so big at large studios.

    [...]

    At smaller production companies, Windows or Macs are often more
    popular because economy of scale doesn't apply. Despite that, some
    small shops run primarily Linux. Some production companies use a mixed
    environment.

    Talvez esses programas de Linux usados são muito caros ou complicados de usar. Aqui tem uma lista interessante de softwares nesse site. Talvez tenha algum que você não conheça, fica a dica. Você já ouviu falar no Cinepaint?

    default user iconTom ‒ sexta, 13 julho 2007, 14:20 -03 # Link |

  4. Maurício de Paula Kanno escreveu:

    olha só o que encontrei entre os programas para linux para fazer animação, no http://www.linuxmovies.org/software.html que vc me indicou: http://www.softimage.com/

    softimage xsi não é software livre. tem tb versão para linux, mas é proprietário. 

    realmente, fui uma vez em uma oficina de edição de vídeo em software livre, e o pessoal falou que os grandes estúdios usam software livre, linux, etc. mas eles até criam softwares específicos pra eles. peraí, então cadê esses softwares livres? software livre q é soft livre não deveria ser sempre redistribuído? 

    no entanto, em TODAS as oficinas, palestras, encontros, etc. em que fui, sobre animação, por exemplo num bem importante que reunia as principais escolas, estúdios e empresas do Canadá (que é ponta de linha em animação no mundo inteiro!), não se falou de software livre em nenhum momento. pelo contrário, se mostrou como Star Wars foi feito com uns softwares hiper-caros, vendido por empresas presentes lá; Shreck (da Pixar), entre outros. Várias grandes produções famosas. E, quando um rapaz (acho que o único além de mim lá que conhecia e tinha algum apego por software livre) lá levantou a mão e perguntou para uma das grande escolas/estúdios "if you use free software", eles disseram um grande NÃO! 

    Igualmente, quando fui ao Senac assistir apresentações de cursos sobre produção de animação 3D, disseram que NÃO vale a pena trabalhar com Blender, por exemplo, que é a ponta de linha em software livre para produção 3D. Dizem que consome muito tempo, coisas que você consegue fazer bem mais facilmente nos outros softwares, como SoftImage XSI, Maya, 3D Max. São estes os preferidos. E realmente, representantes das empresas que produzem estes softwares (canadenses) estavam lá no encontro canadense.

    bem, chegue às suas conclusões... dê uma olhada no processo da pixar; eles não falam de softwares especificamente, mas há um processo a que eles se referem; tem uma foto, que coloquei à direita, veja se consegue reconhecer algum software (eu não reconheci... não tenho prática de uso ainda); mas parece o SoftImage, que tem tanto para Linux como para Windows e MAC (e é proprietário).

    Maurício KannoMaurício de Paula Kanno ‒ sexta, 13 julho 2007, 15:26 -03 # Link |

  5. Tom escreveu:

    Justamente, Mauricio, nessa lista os softwares estão divididos por categoria e o Softimage encontra-se na grande lista de ferramentas comerciais para Linux (talvez é mais correto dizer que existe também para windows?).

    Veja essa lista de artigos do Robin Rowe. Nela ele menciona justamente o uso de Linux na produção do Shrek, entre outros. Ele menciona bastante sobre o uso do Maya.

    Desconfio que o sistema operacional (não os softwares em geral) usado nessas grande empresas deve ser o Linux. Além de mais seguro, estável e flexível para o desenvolvimento de novas ferramentas, como você apontou que é feito, por que alguém usaria um software comercial para produção gráfica rodando num sistema operacional comercial de inferior qualidade?

    Talvez em produções de média escala para baixo ainda seja mais adequado o uso de sistemas user friendly, como o windows, apesar da conhecida ruim qualidade desse sistema. Mas quando se trata de produções que requiram muitos e muitos computadores trabalhando (veja o número de computadores necessários para Shrek 3, será que seria viável em sistemas windows?), o uso de Linux vai predominar com o tempo, se já não predomina, conforme Rowe afirma.

    Quando você afirma que essas empresas não mencionaram software livre, imagino que se referiam aos softwares comerciais para a produção gráfica apenas, não?

    Que software para esse tipo de trabalho tem para o windows e não tem para o Linux? Será que esse pessoal usa Photoshop para os filmes deles e usam dual boot em suas máquinas, ora para rodar o photoshop, ora computação pesada nos processos de renderização, animação etc.?

    default user iconTom ‒ sexta, 13 julho 2007, 16:13 -03 # Link |

  6. Maurício de Paula Kanno escreveu:

    pois é, meu caro... boas perguntas... eu simplesmente não sei mais que isso. mandei um e-mail como jornalista para a Pixar, vamos ver se respondem algo.

    Maurício KannoMaurício de Paula Kanno ‒ sexta, 13 julho 2007, 16:27 -03 # Link |

  7. Tom escreveu:

    Legal que mandou o email! :-) Espero ansiosamente o relato deles! Inclusive, talvez dê uma boa matéria jornalistica pesquisar entre as maiores produtoras de filmes (nem sei como medir isso :-P) quais os principais sistemas operacionais e softwares elas usam, hein?

    Esse tema pode até ter alguma relação com o tema levantado pelo Marco sobre as implicações enconômicas do uso de softwares livres e de código aberto.

    Mesmo que software proprietários sejam os mais usados ainda, quem imaginaria até pouco tempo atrás na difusão que existe hoje dos softwares livres?

    E acredito que a tendência é melhorar. Li a reclamação do seu colega sobre o modem no Linux, que ele gastou 1 semana para configurar, mas posso assegurar que o suporte para hardwares no Linux hoje em dia é de longe muito maior que há 10 anos atrás. Comecei usando o sistema Debian em 1998, quando um professor do IFUSP apresentou o Linux para mim e meu irmão, e vendo sistemas como Ubuntu e Fedora, a vida ficou muito mais fácil. Claro que o Linux ainda tem que melhorar e ficar mais amigável, mas essa parece ser a tendência...

    default user iconTom ‒ sexta, 13 julho 2007, 16:39 -03 # Link |

  8. Maurício de Paula Kanno escreveu:

    acabou o animamundi hoje.

    é bom ressaltar que a bandeira do linux e software livre está sendo defendida por eles. eles desenvolveram, em parceria com a IBM, o software para produção de animação 2D Muan. Como o Animamundi é uma grande referência em animação no Brasil e no mundo, então... 

    veja: http://w3.impa.br/~lvelho/muan/doc/

    e: http://w3.impa.br/~lvelho/hp/clips/muan.html

    foi feito originalmente para Fedora. para outras distros tem q compilar... bem...

    e não tem pra Windows. 

    Maurício KannoMaurício de Paula Kanno ‒ domingo, 15 julho 2007, 23:08 -03 # Link |

  9. Tom escreveu:

    Que legal! Já dei download do código fonte e amanhã vou compilar para testar. Uso Ubuntu, então só posso usar pacotes do tipo deb mesmo. A não ser que dê para transformar o rpm do MUAN em deb usando o alien, mas vou tentar compilar.

    Uai, quando temos o código fonte aberto disponível, é muito difícil compilar um executável para windows? (pergunta de leigo em windows mesmo)

    default user iconTom ‒ segunda, 16 julho 2007, 00:01 -03 # Link |

  10. Maurício de Paula Kanno escreveu:

    putz, eu não manjo dessas coisas de código-fonte não... eheh

    disseram que precisa ter voluntários pra fazer uma versão pra windows partindo do código-fonte existente para linux. 

    Maurício KannoMaurício de Paula Kanno ‒ segunda, 16 julho 2007, 00:19 -03 # Link |

  11. escreveu:

    Gostaria de receber alguma proposta de estágio pra desenvolver mais meus conhecimentos sobre o Blender, e outros programas como o 3D studio max. Porque só assim é que acredito alcançar a perfeiçaõ. Faço um curso técnico,mas é muito fraquinho! Vocês já trabalham nisso há muito tempo? 

    default user icon ‒ segunda, 28 setembro 2009, 19:02 -03 # Link |

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.