www.flickr.com
Este é um módulo do Flickr que mostra as fotos públicas de Mauricio Kanno. Faça o seu próprio módulo aqui.

Stoa :: Maurício Kanno :: Blog :: Quantos vegetarianos existem?

junho 27, 2007

default user icon
Postado por Maurício Kanno

http://blog.kanno.com.br/2007/06/quantos-vegetarianos-existem.ht

Difícil responder essa pergunta, já que ela não consta no censo do IBGE, por exemplo.

Mas podemos ter algumas idéias. Quantas pessoas estão inscritas na comunidade Sou Vegetariano, do Orkut? O maior site de redes sociais do Brasil? Hoje, 27 de junho, são membros dessa comunidade, ou seja, se declararam vegetarianos, 10.747 pessoas!

E pelo jeito está crescendo cada vez mais, porque há dois dias, em 25 de junho, eu tinha dado uma olhada, quando planejava este post, e estava com 10.723 pessoas. Ou seja, aumentou em 24 pessoas (ou perfis), ou 12 por dia!

Exclusão digital

E é claro, lembrando que essa conta não consegue incluir os vegetarianos que não usam Orkut, muitos dos quais nem acesso à internet têm. Segundo pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil, 33,32% das pessoas no Brasil já acessaram a internet, e apenas 14,49% dos domicílios (residências permanentes) possuem internet. Saiba mais no site do Comitê Gestor.

Ok, é possível que alguns dos perfis lá registrados sejam "fake", falsos. Mas normalmente esse tipo de perfil não se daria ao trabalho de entrar em uma comunidade dessas, só querem saber de ficar enviando scraps/recados-spam pras pessoas. De todo modo, essa comunidade é bem ativa, sem spam lá dentro e seus últimos 12 tópicos de discussão tiveram contribuições hoje!

Também é bom ressaltar que também "são integrantes da comunidade pessoas que querem discutir civilizadamente o vegetarianismo (mesmo não sendo vegetarianas) e pessoas que querem se tornar vegetarianas", como diz Renata, criadora da comunidade. Ela diz ainda: "Tem gente que colocou até o hamster de estimação e eu não impedi."

Porque eu quis apresentar esse número? Para se mostrar que tem muitas pessoas que não comem carne, ou pelo menos se interessam por isso. Tem gente que pensa que é muito pouca gente. E acreditam mesmo que não dá pra sobreviver, ou se alimentar bem, sem carne.

Outra estatística interessante é a do Sítio (site) Vegetariano: ele recebe 4 mil visitas por dia e um milhão de hits (cliques dentro do site) mensais. A lista veg-brasil (lista de discussão por e-mails) tem em média uns 2000 membros permanentemente, como diz a coordenadora do site e da lista, Marly Winkler. Isso mostra bem o interesse pelo vegetarianismo.

Artigo, reportagem e ciência

Pesquisando mais, no entanto, acabei descobrindo um artigo no site Vegetarianismo.com.br, que faz uma bela análise do assunto, leia aqui.

Também tem uma interessante reportagem da revista Época. Leia aqui. É surpreendente como uma revista do porte da revista Época, a segunda de maior circulação do Brasil, mostra que o vegetarianismo não tem nenhum risco, pelo contrário, só traz benefícios.

Uma informação que chama a atenção, por exemplo, é que 28% dos brasileiros, segundo pesquisa do Instituto Ipsos, têm vontade de reduzir a carne de sua dieta.

Mais de dez por cento da população inglesa é vegetariana, segundo o artigo relatado.

Termino com uma bomba: segundo o Dr. T. Colin Campbell, que estudou a relação entre dieta e doenças, os vegetarianos vivem de 8 a 10 anos a mais que os não vegetarianos. Ou seja, quem está na vantagem?

Não vou repetir tudo o que encontrei no belo artigo do site dos vegetarianos e na reportagem da Veja. Confira, que vale a pena. Desse modo, sua atitude pode ser qual você quiser; mas falta de informação não vai ter. Se quiser uma abordagem multimídia, assista o vídeo A Carne é Fraca, que já publiquei em outro post, quando eu estava começando a ser vegetariano.

Palavras-chave: artigo, comunidade, Época, exclusão digital, orkut, pessoas, revista, vegetarianismo, vegetariano

Esta mensagem está sob a licença CreativeCommons Atribuição.

Postado por Maurício Kanno

Comentários

  1. Tarsila Mercer de Souza escreveu:

    Mauricio, conhece esse negocio aqui?

    http://www.svb.org.br/15congresso/congresso.htm

    Tem um congresso brasileiro tb

    http://www.svb.org.br/cvb/

    Tarsila Mercer de SouzaTarsila Mercer de Souza ‒ quinta, 28 junho 2007, 21:49 BRT # Link |

  2. Maurício de Paula Kanno escreveu:

    opa, tarsila, td bom? :)

    nao sabia do mundial (e nao pretendo ir) mas sei do brasileiro e latino-americano... ainda bem q dei uma olhadinha lá no sítio vegetariano esses dias, q tá próximo!!! será um grande evento, o primeiro do tipo no brasil!!! (confirma?)

    e pertinho de casa, no memorial... mas é caro... 150 R$!... (pra associados e estudantes, senao é o dobro!) bem td congresso é caro, confirma?

    bem, to me filiando à svb pra começar... deve ajudar!  

    Maurício KannoMaurício de Paula Kanno ‒ sexta, 29 junho 2007, 00:09 BRT # Link |

  3. Jenny escreveu:

    Boa tarde,

       Sou vegetariana e faço parte da Associação Internacional Suprema Mestra Ching Hai (site em português: www.contatodiretocomdeus.com.br). Temos um canal de televisão internacional via satélite e que no Brasil só está disponível no site: www.suprememastertv.com. Neste canal só é transmitida notícias positivas, entrevistas com vegetarianos, culinária vegetariana, entre outros.

       Gostaria de saber se vocês conhecem algum vegetariano brasileiro famoso (escritor, artistas, cantores, etc) para realizarmos uma entrevista. Meu e-mail é jennyrouting@hotmail.com Aguardo o seu retorno. Obrigada

    default user iconJenny ‒ quinta, 20 setembro 2007, 14:59 BRT # Link |

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.