Stoa :: Luiz Renato Sassi :: Blog :: O gato de Schrödinger

agosto 13, 2012

default user icon
Postado por Luiz Renato Sassi

O "paradoxo do gato" foi a resposta de Schrödinger a interpretação de Copenhague, um gato dentro de uma caixa junto a um "dispositivo diabólico" que pode liberar gás caso um material radioativo venha a decair e este decaimento seja registrado por um contador Geiger.

 

Essa idéia maluca deu origem a muitas outras idéias malucas graças aqueles que a ela dedicaram seu tempo, houve quem trocasse o gato por uma pessoa para poder lhe perguntar oque teria visto (caso não morresse) e até uma teoria de múltiplos universos, no momento em que a função psi indicasse 50% de probabilidade o gato existiria em dois universos, em um ele está vivo e no outro está morto, para saber em qual deles você está basta abrir a caixa.

Não vou dizer que citei os exemplos de forma grosseira, pois essa "experiência" (perdoe a expressão) não possui dignidade suficiente para isso.

Palavras-chave: gato, schrödinger, teced

Este post é Domínio Público.

Postado por Luiz Renato Sassi

Comentários

  1. Luiz Renato Sassi escreveu:

    Para realizar a experiência é necessário tapar os buracos antes.

    Luiz Renato SassiLuiz Renato Sassi ‒ terça, 14 agosto 2012, 18:50 -03 # Link |

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.