Stoa :: Laboratório de Estudos em Aquisição de Linguagem - LEAL

Introdução

Bem-vindo à comunidade do Laboratório de Estudos em Aquisição de Linguagem - LEAL, da Universidade de São Paulo. Em nosso laboratório, realizamos pesquisa sobre a aquisição de diversos aspectos sintáticos e semânticos das línguas naturais. No momento, há o desenvolvimento de pesquisa sobre a aquisição de pronomes, proformas enfáticas, reflexivos, morfologia verbal e orações relativas. A equipe é formada pela profa. Elaine Grolla e pelos alunos: Karina Bertolino, Renato Vieira, Talita Wuerges, Maria Gabriela Castro, Raíssa Santana e Diemily Santos.

Descrição breve

Grupo de estudos em aquisição de linguagem

Foto do perfil

Profile photo

Interesses

Aquisição de linguagem, Métodos experimentais e observacionais, Semântica, Sintaxe

Últimos Arquivos 

Não foram encontrados arquivos.

Cabeçalho do seu Espaço

"All children laugh in the same language". Stephen Crain

UM POUCO SOBRE A ÁREA DE AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM

As línguas humanas apresentam características extremamente complexas e abstratas. Estudos nas mais diversas línguas apontam para esse fato e nos fazem questionar como as crianças são capazes de, aos 3 anos de idade, entender e produzir um grande número de sentenças da língua que estão adquirindo. Aos 5 anos de idade, quase toda a estrutura de uma língua já foi adquirida. Esse feito é realizado por todas as crianças normais no mundo todo, sem esforço e sem ensinamento explícito. Na mesma idade em que as crianças já produzem sentenças complexas, elas muitas vezes nem sabem amarrar seus cadarços ou pedalar o velotrol. A grande questão que pesquisadores em aquisição de linguagem se colocam é: como isso é possível? Isso, é claro, passa também por uma exploração do sistema que está sendo adquirido, ou seja, da linguagem adulta.

Em sua pesquisa atual, a profa. Elaine investiga a aquisição de elementos reflexivos (“se”, “um ao outro”) e pronominais (“ele/ela”) por crianças adquirindo português brasileiro como primeira língua. Essa pesquisa envolve não somente olhar para os dados infantis, mas também uma descrição o mais detalhada possível do sistema adulto. Até agosto/2012, pesquisa foi financiada pela FAPESP, modalidade “Auxílio à Pesquisa para Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes” (processo no. 2007/03624-4).

Para mais detalhes e discussões, veja o arquivo disponível para download nesta página "Aquisição de Linguagem".

Últimos Arquivos 
Aquisicao de linguagem.pdf

Aquisicao de linguagem.pdf

Todos os arquivos