Stoa :: Igor dos Santos Montagner :: Blog :: Python para Smartphones Nokia

janeiro 02, 2009

default user icon

Quando pensamos em desenvolvimento de aplicações mobile normalmente pensamos em J2ME, uma tecnologia da Sun que está presente em praticamente todos os celulares existentes. Porém, quando queremos fazer algo mais simples e/ou corriqueiro a burocracia e o modo de programar do Java muitas vezes atrapalha. Vou apresentar aqui uma excelente plataforma, não só para rápida prototipação de aplicações como para o desenvolvimento de aplicações completas, baseada em python, com suporte aos aparelhos da Série 60 da Nokia. (Veja uma lista de aparelhos aqui).

O PyS60, nome dado a esta ferramenta, é um interpretador python que roda no celular e contém alguns módulos extras para fazer a interface com serviços do celular. Esses módulos contém suporte para praticamente todas as funcionalidades do aparelho, desde tirar fotos com a câmera até mandar e receber SMS e usar o acelerômetro de celulares como o N95. Além disto, a API é muito simples e rápida de aprender e conta com ótimos tutoriais na internet (links abaixo).

 Para instalar o interpretador e os runtimes visite o site do projeto no sourceforge e baixe os arquivos PythonForS60_1_4_5X_.sis e PythonScriptShell_1_4_5_X.sis (no lugar do X coloque a "versão" do S60 que o seu celular usa. Se estiver em dúvida veja este site). Instale os arquivos na ordem acima e pronto! Agora já temos os runtimes do python instalados e um programa que pode rodar scritps salvos ou abrir um interpretador interativo (o python script shell).

 Abra o programa instalado (terá o nome de Python e ícone de uma cobrinha) e vá na opção interactive console.

Console Interativio PyS60

 A seguir, digite o seguinte código (hello world em PyS60 :)

import appuifw

appuifw.note(u"Hello World")

Hello World em S60

 Esta foi apenas uma introdução ao PyS60, se você quiser aprender mais sobre PyS60 os links a seguir são boas fontes de informação:

Forum Nokia - Fórum oficial do PyS60. É bem movimentado e tem respostas para qualquer nível de dúvidas.

Croozeus - Site com novidades sobre PyS60 e vários pequenos tutoriais.

Mobilenin - Um excelente tutorial. Aborda tudo :)

 Se algum leitor quiser, posso também indicar os passos para poder desenvolver para PyS60 direto do computador, usando um emulador. Assim não precisa ser sofrível o trabalho de digitar usando o numpad :p É só comentar que faço um post explicando :)

Palavras-chave: nokia, programação, python, s60, smartphone

Este post é Domínio Público.

Postado por Igor dos Santos Montagner | 2 usuários votaram. 2 votos

Comentários

  1. Ewout ter Haar escreveu:

    Fiz o download dos 2 arquivos, transferi para o meu N73 mas agora não sei como instalar. Aqui diz simplesmente "instale" e aqui diz que transferir é suficiente. Nunca instalei nenhum programa no meu celular, como é que faz?

    E sim, estou interessado sim na segunda parte: como desenvolver usando um emulador.

    Ewout ter HaarEwout ter Haar ‒ sábado, 03 janeiro 2009, 10:32 BRST # Link |

  2. Igor dos Santos Montagner escreveu:

    Você transferiu como? Usando o PC Suite ou copiou para o cartão de memória do celular?

    Usando o PCSuite da Nokia é só ir no ícone Instalar Aplicações que ele transfere para você o arquivo e você continua a instalação pelo aparelho mesmo. O trabalho mesmo é selecionar os arquivos no pc.

    Se copiou para o cartão de memória, use o Gerenciador de Arquivos do celular e vá na pasta que você salvou os .sis Aí é só selecionar e mandar instalar :) Instale primeiro o PythonforS60 e depois o PythonScriptShell. Se der algum erro avise.

    Eu acho melhor usando o PC Suite, que vem junto com o celular. É mais fácil pois você só seleciona o arquivo no computador e clica 'instalar"  que ele transfere pro telefone e já inicia a instalação.

    Igor dos Santos MontagnerIgor dos Santos Montagner ‒ sábado, 03 janeiro 2009, 14:20 BRST # Link |

  3. Igor dos Santos Montagner escreveu:

    Então vou elaborar um post sobre como instalar o emulador e desenvolver no pc. Mais para frente também escrevo algo sobre empacotar os aplicativos escritos em PyS60 para virarem instaladores completos.

    Igor dos Santos MontagnerIgor dos Santos Montagner ‒ sábado, 03 janeiro 2009, 14:43 BRST # Link |

  4. Ewout ter Haar escreveu:

    Não tem PC Suite para Linux. Ouvi que Symbian virará código aberto, espero que o suporte e as ferramentas (de desenvolvimento, por exemplo) para Linux vão melhorar.

    Consegui instalar. Não estava conseguindo achar os arquivos porque não me toquei que é preciso apontar o "File mgr." para o cartão de memória.

    Consegui calcular 1+1. Mas tem razão, usando o teclado do celular não dá. Agora quero ver como faz para fazer desenvolvimento.

    Valeu!

    Ewout ter HaarEwout ter Haar ‒ sábado, 03 janeiro 2009, 20:00 BRST # Link |

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.