Stoa :: Hugo Pessoa de Barauna :: Blog

novembro 04, 2012

user icon
Postado por Equipe Stoa

[Atualizado 14/11: alguns esclarecimentos e mudanças no cronograma]

Após um ano e meio de deliberações, debates e desenvolvimento, estamos prontos para migrar a Rede Social Stoa para um novo plataforma. Sob liderença de Paulo Mereiles e Fabio Kon do CCSL a equipe de desenvolvedores do Colivre implementou dezenas de melhorias e adaptações para a USP no Noosfero, o software livre e brasileiro para redes sociais.

Além de contar com tecnologia da Web moderna, algumas outras novidades incluem:

  • agora é possível convidar pessoas sem número USP a participara da rede;
  • chat entre contatos;
  • um interface de personalização do perfil amigável;
  • mais tipos de conteúdo: vários tipos de documentos, blogs (mais do que um por perfil), fóruns, galerias.
  • melhores ferramentas de gestão para administradores de grupos

O plano de migração é o seguinte:

  1. Na quarta dia 15, às 14:00: impedir novos cadastros, posts ou upload de arquivos no Stoa antigo.
  2. Começar o script da migração de conteúdo. Isto moverá posts, arquivos e alguns elementos do perfil  do stoa.usp.br/nome-do-perfil para social.stoa.usp.br/nome-do-perfil. O script deverá demorar 2 a 3 dias para completar a migração dos 50 mil perfis.
  3. Habilitar cadastros novos no novo sistema.

O login e senha de usuários existentes não mudarão (esperamos implementar o login via número USP a tempo). 

Após o dia 15 o conteúdo no Stoa antigo (stoa.usp.br/*) ainda ficará acessível e editável por um período (sobretudo para fins de fazer cópias manuais), mas a idéia é tirar o serviço do ar no início de 2013 (quando teremos certeza que tudo está tudo copiado corretamente para social.stoa.usp.br).

Para os usuários do Moodle do Stoa não vai mudar nada: continuarão se logando no Moodle do Stoa com o login e senha da Rede Social.

 

Para sugestões (qualquer passo do plano pode ser modificado) ou dúvidas, comente aqui ou entre em contato via suporte@stoa.usp.br

Ewout ter Haar

Palavras-chave: noticia

Este post é Domínio Público.

Postado por Equipe Stoa | 2 comentários

outubro 28, 2012

user icon
Postado por Equipe Stoa

Neste domingo, dia 28 de outubro, o Stoa (assim como outros serviços da USP) ficou indisponível das 17h até 21h devido a um problema no datacenter da USP


Este post é Domínio Público.

Postado por Equipe Stoa | 0 comentário

junho 05, 2012

user icon
Postado por Equipe Stoa

Hoje, dia 5 de junho poucos minutos após meia-noite, a rede da USP e os seus serviços principais estão passando por dificuldades. Entre outros serviços, o Moodle do Stoa está indisponível. 

Divulgaremos aqui notícias assim que ficarão disponíveis.

Atualizado 9h27 05/05: Veja uma notícia do CCE.

Este post é Domínio Público.

Postado por Equipe Stoa | 0 comentário

maio 23, 2012

user icon
Postado por Equipe Stoa

[Atualizado 21h10 23/05] Hoje foi mandado, por engano, um email a uma fração pequena (5%) dos usuários do Stoa. O email disse:

Hi, Fulano do Tal
Welcome to Noosfero! To activate your account, follow the link:
http://test.stoa.usp.br/account/activate?activation_code=ae34136c06474d01c5e
Greetings,
--
Noosfero team.
http://test.stoa.usp.br

Este email foi mandado por engano e pode ser ignorado.

Estamos no processo de desenvolvimento do novo Stoa, que a partir do próximo semestre, usará a plataforma Noosfero (http://noosfero.org) como rede social. Uma série de funcionalidades estão sendo adaptadas no Noosfero para melhor atender as necessidades do ambiente colaborativo que é o Stoa. Várias delas já foram implementadas. Nosso próximo passo é colocar uma versão de homologação do ambiente no ar ainda no mês de maio.

Dessa forma, para fazermos os testes mais próximo da realidade dos nossos usuários, bem como simularmos como ficarão as informações do atual Stoa no novo Stoa, foi definido um plano de migração. No fim da tarde desta quarta-feira, 23/05/2012, infelizmente, cerca de 5% dos usuários cadastrados no Stoa receberam um e-mail (notificação) de boas-vindas do Noosfero indevidamente.

Assim que constatamos o problema tomamos as providências junto com eles. Agora, nosso teste de migração está sendo executado sem ocasionar nenhum tipo de incomodo aos usuários cadastrados no Stoa. Pedimos as sinceras desculpas e garantimos que falhas desse tipo não ocorrerão novamente.

Contamos com a compreensão de todos. Estamos trabalhando para oferecer, em breve, um novo e melhor Stoa.

atenciosamente,
Equipe Stoa

Palavras-chave: noosfero, stoa

Este post é Domínio Público.

Postado por Equipe Stoa | 0 comentário

maio 13, 2012

user icon
Postado por Equipe Stoa

(Atualizado 11h, 13/05)

O Moodle do Stoa (novo) estava inacessível de aprox. 7h até 10h30 de 13/05.

Os administradores de sistema do CCE foram avisados e estamos investigando o que  está aconteceu. Graças à rápida ação do MOC / CCE, o serviço já está no ar normalmente.

Ewout - Coordenador do Projeto Stoa

Este post é Domínio Público.

Postado por Equipe Stoa | 0 comentário

abril 02, 2012

user icon
Postado por Equipe Stoa

Por volta de 8h28 de hoje, dia 2 de abril, apareceram problemas com o base de dados por trás do Moodle do Stoa novo. 

Chamamos os administradores de sistema e analistas do CCE e IME, que nesta instante estão trabalhando para diagnostizar e consertar o problema.

Em breve deixaremos mais notícias sobre o ocorrido aqui.

Atualizado 15h dia 2 de abril: recuperamos o sistema.

Importante:  dados, posts, envios de arquivos etc. inseridos entre 8h28 e 15h de hoje, segunda-feira dia 2 e abril, devem ser re-enviados!

Apuramos que a causa do problema era a falha na rede "SAN" que provê os storage dos nossos (e outros) servidores. Este problema afetou vários serviços da USP e o CCE está neste momento investigando o que aconteceu e tomando providências para evitar a re-occorência. 

Lamentamos o occorido e vamos analisar como melhorar

  1. o sistema de monitoramento (mais pessoas podiam ter sido avisados, o que poderia ter diminuido o tempo de recupearação um pouco)
  2. a robustez do sistema: nada vai manter um base de dados no ar quando o sistema de arquivos debaixo dele some, mas é possível configurar uma arquitetura com mais redundância, o que neste caso poderia ter feita a diferença entre um interrupção de algumas horas e uma de alguns minutos. 

 

Agradecemos o apoio ágil dos equipes do CCSL / IME e o CCE que ajudaram na recuperação da base.

Ewout ter Haar - Equipe Stoa

Palavras-chave: moodle do stoa, mysql, stoa

Este post é Domínio Público.

Postado por Equipe Stoa | 0 comentário

fevereiro 15, 2012

user icon
Postado por Equipe Stoa

 

Bem-vindos ingressantes da USP!

Vejam o "Mini" manual com dicas para recém ingressantes  dicas de sobrevivência imprescindível.

O manual foi iniciado pela Andréa e agora é um documento colaborativo que todos podem editar.

O texto pode ser re-distribuído e re-usado sob as condições da licença CreativeCommons Atribuição, Não-Comercial

 

Palavras-chave: 2012, ingressantes, notícia, usp

Este post é Domínio Público.

Postado por Equipe Stoa | 0 comentário

julho 20, 2011

user icon
Postado por Equipe Stoa

Em alguns minutos re-startaremos os servidores do Stoa.

Atualização (10h45): e...., voltamos.

Este post é Domínio Público.

Postado por Equipe Stoa | 0 comentário

maio 01, 2011

user icon
Postado por Equipe Stoa

Atualizado quarta 04/05: Houve uma re-organização do evento. Quinta-feira a tarde vai ser dedicado a discussões mais técnicas e de implementação. Esta reunião será na sala 101/102 Bloco B do IME-USP. A sexta-feira será mais interessante para o público em geral e acontecerá no Auditório do NUMEC - bloco D do IME-USP (ao lado do bloco C). A IME fica no Rua do Matão, 1010, Cidade Universitária (melhor acesso pela Av. Luciano Gualberto). 

 

Veja embaixo as detalhes atualizadas do encontro. 

Está se formando um consenso que o novo software que implementará o reboot do Stoa vai ser o Noosfero. Quinta e sexta-feira vamos discutir a migração para o novo sistema. Todos os interessados são convidados a participar

Veja o anúncio oficial: 

No dia 06 de maio de 2011, será realizado o Workshop Noosfero/Stoa 2.0 - Nova geração de redes sociais da USP, pelo CCSL-IME, ECA, IF e NUMEC.

O Stoa (stoa.usp.br) é uma rede social dos estudantes, professores,  funcionários e ex-membros da Universidade de São Paulo (USP). É uma  iniciativa do CTI-USP que tem seu desenvolvimento e gestão feito por grupos  de pesquisa do IF, do IME, da ECA e outros da comunida USP.

O Noosfero (noosfero.org) é uma plataforma livre para redes sociais e de economia solidária, com foco na produção e compartilhamento de conteúdo. Esse software proporciona uma nova e moderna tecnologia que permite ao Stoa evoluir junto com as últimas tendências da Web, além de facilitar o atendendimento às demandas da USP, como, por exemplo, as idealizadas por pesquisadores da ECA,  por uma nova geração de redes sociais.

Isso porque, o Noosfero permite que dentro da rede cada usuário e comunidade tenha o seu espaço com total flexibilidade de personalização visual e gerenciamento de conteúdo. Dessa forma, diferentes características das pessoas, grupos, departamentos e comunidades da USP podem ser atendidas e respeitadas, mantendo todos dentro da mesma rede - o que potencializa o uso e crescimento da rede social da USP ao longo do tempo.

O Centro de Competência em Sofware Livre da USP é um dos colaboradores no desenvolvimento do Noosfero, que é um software livre 100% brasileiro. Assim, em parceria com o IF-USP, ECA-USP e NUMEC, convidamos todos a conhecerem em detalhes essa plataforma com um dos seus criadores, saber como está sendo usado pela USP, como colaborar com sua melhor utilização como plataforma da rede social Stoa e em projetos de pesquisas.


Atividades (06/05 - sexta-feira):

  • 10:30-12:00 Palestra: O que é o Noosfero? Seu diferencial das demais plataformas.  E o que vem por aí! - Venha debater o que se espera de uma rede social e ser o mais novo "Mark Zuckerberg".
    (Vicente Aguiar - Colivre)
  • 14:00-15:00 - Palestra: O uso do Noosfero com os alunos das disciplinas "Biblioteca, Informação e Sociedade" (ECA/USP) e "Introdução a Computação" (IME/USP).
    (Leonardo Assis - ECA/USP e Suzana Santos - IME/USP)
  • 15:00-16:15 Tutorial (1): Visão geral do Noosfero: explorando seus recursos.
    (Vicente Aguiar - Colivre)
  • 16:30-18:00 - Tutorial (2): Configurando e Administrando seu Noosfero.
    (Vicente Aguiar - Colivre)
(OBS: a programação foi alterada para deixar todas as atividades em um único dia.)

Local:

  • Auditório do NUMEC - bloco D do IME-USP (ao lado do bloco C).
  • Rua do Matão, 1010, Cidade Universitária (melhor acesso pela Av. Luciano Gualberto).

Inscrição:

Os interessados em participar de alguma das atividades do workshop devem se cadastrar na rede Noosfero/Stoa (http://noo.stoa.usp.br), que está em teste, e se juntar à comunidadeNoosfero (http://noo.stoa.usp.br/noosfero). O evento é gratuito.


Palestrantes:

  • Leonardo Assis: Mestrando da Escola de Comunicações e Artes da USP. Junto com o Prof. Dr. Luís Milanesi, é um dos reponsáveis dos estudos e testes do Noosfero/Stoa 2.0 na ECA-USP.
  • Suzana Santos: Aluna do 3º ano do curso de Ciência da Computação do IME-USP. É monitora da disciplina "Introdução a Computação", ministrada pelo Prof. Dr. Fabio Kon, onde também colabora com os testes do Noosfero/Stoa 2.0.

Palavras-chave: noosfero, notícia, novo stoa, stoa, stoa2.0

Este post é Domínio Público.

Postado por Equipe Stoa | 1 usuário votou. 1 voto | 0 comentário

março 17, 2011

user icon
Postado por Equipe Stoa

 

Aviso: agora há pouco, aprox. 20h de quinta-feira 17/03 houve uma sobre-carga do servidor, fazendo com que o serviço ficou fora do ar por algum tempo. Estamos investigando o que aconteceu para tomar as medidas cabíveis. Pedimos desculpas por qualquer inconveniência e sua paciência será apreciada.

Ewout ter Haar - Equipe Stoa 

 

Postado por Equipe Stoa | 0 comentário

março 08, 2011

user icon
Postado por Equipe Stoa

Indisponibilidade do serviço sexta-feira dia 11/03 a partir das 22h.

O datacenter da USP (onde os nossos servidores estão hospedados) ficará sem conexão à internet para fazer melhorias na rede. Durante a madrugada de sexta para sábado havará períodos de acesso intermitente. 

 

Postado por Equipe Stoa | 2 comentários

fevereiro 17, 2011

user icon
Postado por Equipe Stoa

Precisamos atualizar o Stoa. Na Web, quem fica parado é deixado para trás

Duas possibilidades

Qual sistema escolher? Precisamos equilibrar demandas institucionais, administrativas, dos usuários, cada um com seu caso de uso. Alguns critérios não são negociáveis, como por exemplo o fato que queremos usar software livre por razões de autonomia e sustentabilidade. Outros são mais subjetivos, como usabilidade e adequação às variadas maneiras que o nosso público alvo vai querer usar o sistema.

A minha (Ewout) ideia de longa data era migrar para a plataforma Wordpress / Buddypress. O maior vantagem desta plataforma é que é uma sistema com um grande eco-sistema global de desenvolvedores de temas e plugins em volta. A desvantagem mais óbvia é que é uma plataforma que cresceu a partir de um sistema para blogs ao vez de ser escrito desde o início para ser uma rede social.

Mas no final do ano passado, o Prof. Fábio Kon do IME e Prof. Milanesi da ECA trouxeram uma alternativa muito interessante, o Noosfero. As vantagens e desvantagens são (na minha avaliação) mais ou menos o complemento do WP: é um sistema muito bem integrado e feito desde o início para ser uma rede social. Por outro lado, a comunidade de desenvolvedores de plugins e temas é muito pequeno. Porém, isto pode ser compensado pelo fato que temos, via o IME, laços estreitos com o grupo de desenvolvedores responsável pelo core do Noosfero, o Coolivre. Podemos forjar uma colaboração forte com este grupo e talvez exercer influência sobre a direção de desenvolvimento do Noosfero, coisa que seria impossível com Wordpress.

Veja o documento "Razões para usar Noosfero como plataforma de rede social da USP", escrito pela equipe da Coolivre.

Ajude testar

Precisamos feedback acerca do novo software da rede social da USP. Instalei os dois sistemas e todo mundo pode se cadastrar e começar testar. Fiquem a vontade: estamos interessados na sua opinião: qual das duas sistemas (buddypress no bp.stoa.usp.br e noosfero no noo.stoa.usp.br ) se adequa melhor no seu uso previsto do sistema.

Para se cadastrar no bp.stoa.usp.br ache o link create an account (não configurei a tradução do BP ainda). Veja:

Cadastro no Buddypress

Para cadastrar uma conta de teste no Noosfero, acesse noo.stoa.usp.br

Veja:

Após testar, por favor preenche este formulário curtinho. Outras sugestões, opiniões, etc. podem ser feitos nas comentários neste post, via email, etc. 

Autalização 01/05/2011 : Veja alguns resultados do questionário. Dos nove pessoas que experimentaram os dois sistemas, 8 preferiram o noosfero.

Cinco pessoas deram a nota mais alta para noosfero no quesito "Formação do Grupo" (só 2 responderam isto para Buddypress) e 7 pessoas deram as duas notas mais altas para noosfero para "Usabilidade Geral" (4 pessoas responderam isto para Buddypress). Só na funcionalidade "Blog" o Buddypress foi melhor avalidada

Palavras-chave: buddypress, noosfero, noticia, stoa

Postado por Equipe Stoa | 1 usuário votou. 1 voto | 13 comentários

dezembro 22, 2010

user icon
Postado por Equipe Stoa

 

Amanhã, dia 23 de dezembro, este serviço pode ficar fora do ar enquanto faremos a atualização dos servidores e do software

Atualização 24/12: servidores atualizados. Parece que há um problema com o tradução (o interface está em inglês agora), vamos investigar mais tarde.

Mais tarde: parece que está resolvido: (atualizei uma biblioteca usado pelo software do Stoa)

 

Postado por Equipe Stoa | 0 comentário

agosto 02, 2010

user icon
Postado por Equipe Stoa

O datacenter da USP está passando por uma manutenção nos racks do email e os servidores de DNS, causando interrupções de serviço hoje segunda-feira dia 2 de agosto das 18h até 20h, aproximadamente.

 

 

Postado por Equipe Stoa | 0 comentário

abril 21, 2010

user icon
Postado por Equipe Stoa

Neste fim de semana o datacenter da USP vai passar por uma manutenção. Já que os servidores do Stoa estão hospedados neste datacenter, pretendemos desligar o serviço sexta-feira dia 23 às 23h55 e re-ligar no sábado dia 24 ou no domingo dia 25.

Junto com o Stoa, todos os serviços corporativos (Júpiter et al.) e o site principal da USP devem ficar fora do ar.

Veja o email do CCE:

A nova data para a manutenção é 24/04 e 25/04, sábado e domingo. Será 
instalado o barramento blindado no painel de comando automático do grupo
gerador diesel do IDC do CCE, dando continuidade às obras de ampliação de 
infra-estrutura elétrica.
 
Para a execução desse procedimento o fornecimento de energia elétrica terá 
que ser interrompido no CCE.
 
[...]
 
Resumindo:
-->Servidores e sistemas do IDC-CCE: desligados às 7h e religados às 14h
 do dia 24/04. 
-->Rede: inoperante entre 9h e 9h30 e ente 13h30 e 14h do dia 24/04

Palavras-chave: CCE, DI, IDC, manutenção, Stoa

Postado por Equipe Stoa | 2 comentários

abril 16, 2010

user icon
Postado por Equipe Stoa

 

Neste final de semana o Júpiter, Fẽnix, Marte e outros sistemas corporativos da USP vão sair do ar. Veja o email: 

Prezados Senhores.  

Nos próximos dias 17 e 18 de abril (sábado e domingo respectivamente) 
faremos manutenção nos Servidores de Bancos de Dados Corporativos. 

Em decorrência, os serviços oferecidos pelos sistemas corporativos
(www.sistemas.usp.br) e sistemas Marte, Mercúrio, Júpiter e Fênix ficarão
indisponíveis durante o período das 8h00 do dia 17 até às 20h00 do dia 18.

Agradecemos a compreensão. 

Atenciosamente,

Departamento de Informática

Postado por Equipe Stoa | 2 comentários

abril 05, 2010

user icon
Postado por Equipe Stoa

Atualizado 7/4: manutenção cancelada

O CCE cancelou a manutenção do datacenter da USP e o Moodle do Stoa estará disponível normalmente neste final de semana

Um importante aviso:

O Moodle do Stoa estará indisponível de sexta-feira dia 9 às 23h30 até segunda-feira dia 11 às 8h (O datacenter da USP vai passar por uma manutenção neste final de semana. Todos os sistemas da USP passarão por períodos de indisponibilidade.

Veja o email do CCE:

Informamos que nos dias 10/04 e 11/04 ocorrerá uma manutenção na infra-estrutura elétrica do IDC-CCE para  a instalação do barramento blindado no painel de comando automático do grupo gerador diesel.
Para a execução desse procedimento, o fornecimento de energia elétrica será totalmente interrompido e todos os equipamentos, dispositivos e sistemas serão desligados.

Sistemas afetados: TODOS que estão no IDC do CCE, inclusive DNS, sistema de email e sistemas administrativos.
Rede: TODOS os dispositivos de rede que estão no CCE serão desligados.

Postado por Equipe Stoa | 0 comentário

fevereiro 21, 2010

user icon
Postado por Equipe Stoa

O Stoa, o Moodle do Stoa e o Wiki do Stoa ficaram agora a pouco fora do ar. A indisponibilidade foi da aproximadamente 18h20 até 19h, domingo dia 21/2. Estamos investigando o que ocorreu.

Postado por Equipe Stoa | 0 comentário

fevereiro 05, 2010

user icon
Postado por Equipe Stoa

Bem-vindos ingressantes da USP!

Vejam o "Mini" manual com dicas para recém ingressantes  dicas de sobrevivência imprescindível.

O manual foi iniciado pela Andréa e agora é um documento colaborativo que todos podem editar.

O texto pode ser re-distribuído e re-usado sob as condições da licença CreativeCommons Atribuição, Não-Comercial

Palavras-chave: notícias

Postado por Equipe Stoa | 1 usuário votou. 1 voto | 0 comentário

janeiro 27, 2010

user icon

Estudantes da USP criam identificador de cores de baixo custo para deficientes visuais e precisam de apoio para vencer uma competição internacional de empreendedorismo social

Enxergar cores não é apenas uma questão estética. Pessoas portadoras de deficiências visuais não conseguem reconhecer cores, nem notas de dinheiro. Esta capacidade é importante para uma boa qualidade de vida porque as torna independentes, elevando a sua auto-estima. Porém, esta deficiência as impede de trabalhar em muitas áreas, e, uma vez que a maioria destas pessoas são de baixa renda, necessitam de uma solução de baixo custo.

No mundo, há 314 milhões de pessoas com algum tipo de problema visual, sendo que 45 milhões destas são cegas (OMS, 2009). Além disso, 87% delas vivem em países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos, sendo 25 milhões só no Brasil. Cerca de 29% dos brasileiros com problemas visuais (7.25 milhões) vivem com menos do que um salário mínimo por mês (IBGE, 2009). No Brasil, aparelhos identificadores de cores custam de R$600,00 a R$1200,00, o que é um custo altíssimo para a maioria das pessoas que dependem dele.

Foi pensando nisso que eu e o Fernando criamos a Auire, uma empresa social que propõe projetos acessíveis que ajudem a população. Nosso primeiro projeto é um identificador de cores e dinheiro de baixo custo para pessoas com deficiência visual.


A solução é um aparelho portátil que fala a cor de um objeto ou o valor da nota de dinheiro. As notas de dinheiro no Brasil são de diferentes cores, o que permite o uso dessa propriedade para identificá-las.


O projeto foi inscrito para o programa de incubação inaugural do
Unreasonable Institute e foi um dos 42 finalistas. O instituto oferece um programa intensivo de treinamento, incubação, apoio e financiamento a jovens empreendedores de todo mundo para transformar em realidade projetos com foco social ou ambiental. Os selecionados passarão 10 semanas na sua sede em Boulder, Colorado, EUA, para aprender como colocar suas idéias em prática. Ao final, terão contato direto com 200 investidores. Para chegar à etapa final, os empreendedores tiveram que superar 285 competidores e provar que o projeto pode tornar-se autosuficiente em um ano, atingir 1 milhão de pessoas e expandir-se para fora de seu país de origem em menos de três anos.

Agora, nós devemos passar por uma nova etapa. O programa de incubação custa US$6.500,00 por projeto. Porém, os empreendedores não podem pagar diretamente por ele. Cada um deles deve arrecadar doações para sua idéia. Em cada semana haverá um limite para doações por pessoa (US$10,00 na primeira), para que seja atingido o maior número de pessoas possível. Serão selecionados os primeiros 25 empreendedores que alcançarem o objetivo. Para apoiar o projeto da Auire, basta acessar a nossa
página de finalistas no site do instituto e fazer sua doação.

Sobre a competição:


O Unreasonable Institute é uma ONG internacional que incuba negócios sociais de alto impacto. A edição inaugural do programa de incubação reuniu 284 competidores, de 6 continentes e de 45 países. Na última etapa 42 finalistas concorrem a 25 vagas através do processo de "crowd-sourcing".

Sobre os fundadores:


Fernando de Oliveira Gil é Engenheiro de Computação formado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, atualmente cursa mestrado em Engenharia Elétrica – Sistemas Digitais na mesma instituição. É pesquisador do Grupo de Análise de Segurança (GAS-USP) e membro da Comissão do Programa Poli Cidadã. Atua nas áreas de segurança de sistemas tráfego aéreo e desenvolvimento de tecnologias sociais. Já realizou projetos em comunidades carentes nos estados de São Paulo, Tocantins e Mato Grosso do Sul em parceria com estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA. Foi campeão do
Prêmio Ser Empreendedor 2007.

Nathalia Sautchuk Patrício é Engenheira de Computação formada na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, atualmente cursa mestrado em Engenharia Elétrica – Sistemas Digitais na mesma instituição. É pesquisadora do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI-USP), atuando nas áreas de desenvolvimento ágil de software e tecnologias socias. Foi desenvolvedora do projeto One Laptop Per Child (OLPC), o laptop de 100 dólares. Já realizou projetos em comunidades carentes no estado de São Paulo em parceria com estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA.


Contato Institucional: info@auire.com.br

Site Oficial: www.identificadordecores.com.br

Postado por Nathalia Sautchuk Patricio | 0 comentário

<< Anterior