Stoa :: Software Livre - Sociedade Livre :: Blog

agosto 15, 2011

user icon

If you wanna read this on another language, just select the language you want on the Google Translate Tool at the top of the sidebar of this page.

*******************

Mufffin de Microoondas (12 unidades)

Ingredientes:

  • 1 xicara (chá) de açúcar
  • 1 1/2 xicara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 2 ovos
  • 1/2 xicara (chá) de leite
  • 2 coleheres (sopa) de margarina
  • 100g de gotas de chocolate

Preparo:

Em uma tigela, peneire o açúcar, a farinha e o fermento e reserve. Quebre os ovos em ouitra tigela e bata com um garfo. Adicione o leite, a margarina e misture com uma colher. Despeje sobre os ingredientes secos, mexendo com a colher até a msitura ficar homogênea. Despeje em forminhas para muffin para microondasa forradas com forminhas de papel. Coloque as gotas de chocolate em acad bolinho e leve ao microoondas em potência média por 5 minutos. Dexie descansar por 10 minutos e sirva.

*******************

Esta mensagem está sob a licença CreativeCommons Atribuição, Não-Comercial.

Postado por Priscila Frohmut Fonseca | 0 comentário

junho 28, 2011

user icon

If you wanna read this on another language, just select the language you want on the Google Translate Tool at the top of the sidebar of this page.

*******************

Pra quem é preguiçoso, ou mora sozinho, ou ambos... eu peguei com um amigo meu uma receita de Cupcake de Microondas. Essa receita é fácil para fazer... e no lugar de várias fornadas é apenas porção individual pra comer logo depois de feito.

Versão Doce:

  • 1 ovo
  • 4 colheres de sopa de farinha c/ fermento (farinha p/ bolo)
  • 1 colher de sobremesa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de achocolatado
  • 1 colher de sobremesa de óleo
  • 4 colheres de sopa de leite

Se não quiser sabor chocolate, acrescente mais uma colher de açúcar. Você pode também adicionar uva passa, castanha, amêndoa, coco ralado...

Versão Salgada:

  • 1 ovo
  • 4 colheres de sopa de farinha c/ fermento
  • 1 colher de sopa de requeijão ou queijo ralado
  • 1 colher de sobremesa de azeite ou óleo
  • 4 colheres de sopa de leite
  • sal a gosto

Se você quiser pode tirar o queijo da receita. Você pode colocar azeitonas, alcaparras, champignon picado, espinafre ou escarola (refogados)...

Preparo:

Misture todo os ingredientes com uma colher dentro de uma xícara grande ou caneca e coloque no microondas por 3 minutos. Espere esfriar e está pronto pra comer.

*******************

Esta mensagem está sob a licença CreativeCommons Atribuição, Não-Comercial.

Postado por Priscila Frohmut Fonseca | 1 comentário

março 15, 2011

user icon

**********************************

Para quem gosta muito de usar os recursos multimídia do telefone celular (que os portugueses chamam de telemóvel) eu recomendo um site em inglês chamado Zedge que funciona mais ou menos como o Facebook... mas é um site APENAS para download e compartilhamento de conteúdo de celular como: wallpapers, ringtones, screensavers, textos tipo SMS (Txt)...

http://www.zedge.net/

O endereço do meu perfil no site Zedge é:

http://www.zedge.net/profile/briannaloch/

**********************************

Postado por Priscila Frohmut Fonseca | 0 comentário

outubro 27, 2010

user icon

Como falar mal do Diretor, Reitor ou Governador pode pegar muito mal por aqui, vou deixar aqui no Stoa um link para a minha postagem em outro blog sobre a "Campanha" que está sendo divulgada na USP essa semana:

http://frohmutbriannaloch.blogsome.com/2010/10/27/eleicoes-manifesto/

e deixo também o link para o Blog "Professores em Defesa da Educação Pública", para quem se interessar em ler mais sobre o assunto e/ou quiser assinar o Manifesto:

http://emdefesadaeducacao.wordpress.com/

**********

Este post é Domínio Público.

Postado por Priscila Frohmut Fonseca | 0 comentário

outubro 20, 2010

user icon

Para quem quer ver fotos minhas, clique no link abaixo:

If you want to see photos of myself, click on the link below:

http://stoa.usp.br/briannaloch/files/2704

*********

Postado por Priscila Frohmut Fonseca | 0 comentário

setembro 30, 2010

user icon

Os governos mais ricos do mundo estão negociando esta semana um acordo secreto que poderá restringir a comercialização de medicamentos genéricos essenciais. Milhões de pessoas pobres dependem destes medicamentos para tratar doenças como a malária e o HIV. Se o acordo for adiante, muitas pessoas não terão mais acesso a remédios de baixo custo, colocando milhões de vidas em risco.

Um dos principais alvos deste tratado é o Brasil, que está sendo intencionalmente excluído do processo, junto com a China e a Índia. O tratado deverá definir regras para vários assuntos como transgênicos, a Internet e medicamentos. Os países responsáveis estão se apressando para fechar um acordo antes que haja uma revolta da opinião pública, mas as notícias sobre o tratado vazaram e a oposição está crescendo.

As nossas vozes podem trazer este absurdo à tona. A pressão popular já conseguiu parar negociações comerciais injustas antes. Agora podemos novamente garantir que nenhum acordo injusto seja assinado em reuniões fechadas. Assine a petição agora por um processo aberto e justiça para medicamentos genéricos – a Avaaz e parceiros irão entregar a petição semana que vem nas negociações em Tóquio. Assine e divulgue:

http://www.avaaz.org/po/acta/?vl

O chamado ACTA, Acordo Comercial Anti Falsificações, foi intencionalmente mantido fora dos holofotes públicos. Mas agora ele vazou e defensores da saúde pública e da liberdade na Internet estão soando o alarme. Nas últimas semanas a China, Índia e o Parlamento Europeu começaram a criticar o acordo.

O acordo proposto é bem preocupante, mas a sua parte mais absurda se refere aos genéricos. O ACTA trataria muitos medicamentos “genéricos” e "falsificados" de forma idêntica, sujeitando os genéricos às mesmas táticas de “apreensão e destruição” aplicadas aos medicamentos falsificados.

Gigantes da indústria farmacêutica afirmam que isto é necessário para proteger os consumidores - mas eles mesmos vendem versões genéricas de medicamentos cujas patentes expiraram. Os medicamentos genéricos, que são muitas vezes 90% mais baratos, não são inerentemente mais ou menos seguros do que os medicamentos de marca. O que está em jogo é o lucro das empresas farmacêuticas versus a vida das pessoas pobres.

A mobilização popular em massa já conseguiu interromper ações similares de grandes empresas farmacêuticas e governos ricos. Não vamos deixar alguns países decidir o destino de milhões de vidas em acordos secretos - assine a petição e divulgue:

http://www.avaaz.org/po/acta/?vl

Receber tratamento quando estamos doentes é algo fundamental para todos nós. A nossa mobilização esta semana pode garantir que os mais necessitados continuem tendo acesso a medicamentos essenciais. Juntos nós podemos começar a construir um futuro em que cada um de nós poderá superar doenças e permanecer saudável.

Com a esperança de um mundo melhor,

Ben, Alex, David, Maria Paz, Iain e toda a equipe Avaaz

P.S Atualização Ficha Limpa: Com o impasse do Supremo Tribunal Federal, a Lei Ficha Limpa continua em efeito para as eleições.

Leia mais sobre o ACTA:

A luta entre ricos e pobres em torno da propriedade intelectual:
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=16757

Como o ACTA ameaça nossa liberdade:
http://www.outraspalavras.net/?p=921

ACTA: o tratado anti-pirataria que a Casa Branca não quer que o público conheça:
http://remixtures.com/2009/10/acta-o-tratado-anti-pirataria-que-a-casa-branca-nao-quer-que-o-publico-conhececa/

Países não se entendem sobre lei supranacional de repressão à pirataria:
http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/02/25/paises-nao-se-entendem-sobre-lei-supranacional-de-repressao-a-pirataria/

*********

Palavras-chave: Brasil, generico, medicação, medicamento, petição, remedio, saude

Este post é Domínio Público.

Postado por Priscila Frohmut Fonseca | 0 comentário

setembro 29, 2010

user icon

Para escolher em quem votar nessas eleições, não basta escolher um candidato para presidente... você tem que saber quem está apoiando quem, justamente porque ultimamente os partidos estão formando COLIGAÇÕES para facilitar (ou talvez, complicar mais) a escolha dos eleitores. (continua...)

(Como o tema Eleição, Partidos e Coligações é muito polêmico, se você tiver interesse em saber mais sobre isso você pode continuar lendo esse texto clicando no link abaixo)

http://frohmutbriannaloch.blogsome.com/2010/09/29/eleicoes-2010/

*********

Palavras-chave: 2010, blog, blogue, coligação, coligações, eleição, eleições, legenda, outubro, partido, sigla, viagem nas idéias

Postado por Priscila Frohmut Fonseca | 0 comentário

agosto 19, 2010

user icon

Fiz alguns exames médicos e... descobri que tenho gastrite.

O médico que eu consultei, o Dr. Rachid Bou Assi, me passou algumas orientações úteis para tratar e prevenir problemas no estômago.

 

Dez mandamentos para viver em paz com seu estômago

1. Nunca tome nenhum medicamento sem orientação de seu médico. Os remédios que existem hoje me dia são muito potentes contra os sintomas e podem "mascará-los", retardando o diagnóstico de doenças mais graves, como o próprio câncer. Cuidado com os remédios para dor, os antigripais e outros à base de ácido acetilsalicílico (Aspirina ou AAS), além dos antiinflamatórios, principalmente aqueles conhecidos como não-específicos. Eles são uma das principais causas de problemsa digestivos.

2. Bom-senso. A principal regra é evitar aquilo que você sabe que te faz mal e dar preferência aos alimentos que não costumam produzir sintomas. Você não precisa passar fome para fazer uma dieta. Nem deve comer até estufar. O segredo é comer certo.

3. Faça suas refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) nos horários corretos, em ambiente calmo, mastigando bem os alimentos. Não tenha pressa, pois, cá entre nós, 10 minutos a mais não vão fazer tanta diferença.

4. Não fique muito tempo em jejum. Se você sabe que vai ficar mais de quatro horas sem comer, faça um lanchinho leve. Uma fruta à tarde sempre vai bem.

5. Deitar depois das refeições é a pior coisa que você pode fazer. Você deve aguardar um intervalo de no mínimo 90 minutos entre a última refeição e o sono (isso vale também para o cochilo depois do almoço).

6. Frutas, verduras e legumes, preparados da maneira que você mais gostar, sempre fazem bem. Dê preferência a essses alimentos em vez daqueles gordurosos ou muito condimentados (principalmente com execesso de alho, cebola, pimentão, etc).

7. O leite alivia a queimação de alguns pacientes, mas, por conter muito cálcio e proteínas que estimulam a secreção ácida do estômago, é recomendado apenas um copo, uma a duas vezes ao dia, preferencialmente no período diurno. Procure evitar aquele "leitinho antes de dormir".

8. Cigarro, nem pensar. O fumo está relacionado a problemas que podem acontecer com seu estômago, como, por exmplo, retardar a cicatrização de uma úlcera, além de provocar azia.

9. Bebidas alcóolicas devem ser tomadas com moderação e nunca em jejum. Dê uma "forrada" no estômago antes de qualquer bebida. Refrigerante e outras bebidas gasosas também devem ser tomadas com moderação, pois o gás distende a parede do estômago, provocando sensação de estufamento e  estimulando também a secreção ácida.

10. Um cafezinho depois do almoço ou do jantar não causam problemas. O que não pode é "tomar um dedinho de café" o tempo todo. Atenção! O que vale para o café (mesmo o descafeinado) vale também para os chás.

 

Esse texto foi extraído de um folheto produzido pela AstraZeneca

www.astrazeneca.com

Palavras-chave: astrazeneca, digestao, dor, estomago, gastrite, mandamentos, prevenção, prevenir, problema, saudavel, saude, Saúde e Meio Ambiente, tratamento, tratar

Este post é Domínio Público.

Postado por Priscila Frohmut Fonseca | 0 comentário

agosto 07, 2010

user icon

Para armazenar e compartilhar na internet arquivos do tipo texto (formatos pdf, rtf, doc, etc) e também arquivos do Power Point e similares eu estou usando um site chamado Scribd:

http://www.scribd.com

Tudo o que está lá pode ser visualizado no próprio site,

Todas as atualizações que você fizer podem ser automaticamente colocadas no seu Twitter ou Facebook se você habilitar essa opção no site do Scribd.

Aparentemente ele funciona como o Gmail: sabendo usar, o espaço de armazenamento não acaba porque ele está sempre aumentando.

Pra que quiser dar uma olhada no que eu coloco lá, o endereço da minha página é:

http://www.scribd.com/brianna_loch

*********

Este post é Domínio Público.

Postado por Priscila Frohmut Fonseca | 0 comentário

abril 26, 2010

user icon

B. Alan Wallace é um físico budista, discípulo do dalai lama, e numa entrevista concedida à Revista Planeta em 2009, ele disse algumas coisas sobre o ponto de vista dele que eu pessoalmente concordo:

 

É impossível comentar a existência de Deus sem especificar o que exatamente estamos dizendo com a palavra "Deus". Há os que consideram essa uma questão inteiramente de fé ou crença religiosa, e os que argumentam que é uma questão de experiência pessoal. Mesmo os que dizem conhecer Deus pela própria experiência costumam interpretá-la de acordo com crenças, suas ou de seus pares.

 

Não acredito na existência de um Deus independente do mundo natural, que o cria, o governa, causa desastres naturais, premia com salvação eterna os que o seguem e pune com a danação eterna os que nele não acreditam e os que levam suas vidas no mal. Não posso acreditar que um Deus compassivo infligiria punição infinita por crimes finitos, e muito menos que puniria pessoas eternamente por suas crenças, religiosas ou não. É igualmente implausível a hipótese de que o universo é uma máquina sem mente, e que a consciência misteriosamente surja de alguma "ainda-não-explicada" configuração de substâncias químicas. Essa é a crença dos materialistas - mas, já que eles não conseguem explicar como isso acontece e não têm nenhuma forma de submeter tal crença a testes empíricos, ela não é verdadeiramente uma hipótese científica.

É somente uma opinião, como qualquer consideoutra assunção metafísica ou religiosa.

Mas nem todos os cristãos veem Deus dessa forma. Nicolau de Cusa, contemplativo cristão do século 15 que foi cardeal da Igreja Católica Romana, declarou: "Você não encontra nada em você como Deus, mas certamente afirma que Deus está acima de tudo isso, como causa, início e luz da vida de sua alma que conhece... Você se alegrará de ter encontrado Deus além de toda sua interioridade como a fonte do bem, de onde tudo que você tem flui para você. Você se dirige a Deus entrando cada dia mais profundamente em seu interior, renunciando a tudo que está fora, para que seja achado naquele caminho em que Deus é encontrado, para que depois disso possa perceber Deus na verdade."

Essa noção de Deus, que transcende a divisão de "dentro" e "fora", é muito mais próxima da visão budista do divino, como uma perfeição residente, que pode ser realizada por meio da busca contemplativa nas profundezas da consciência. Se for assim que definimos Deus, eu diria que Deus de fato existe, e que a busca experimental de Deus é o maior significado da existência humana.

 

Essa entrevista está na íntegra nessa página

http://www.terra.com.br/revistaplaneta/edicoes/446/artigo158579-1.htm

ou você pode acessar aqui

http://stoa.usp.br/briannaloch/files/-1/13033/Entrevista+B+Alan+Wallace.pdf

ou, se não conseguir em nenhum dos dois, acesse aqui (em rtf)

http://stoa.usp.br/briannaloch/files/ no fim da página

Ps: ainda que eu ache essa entrevista interessante, eu não sou budista... por favor não me perguntem quais são as bases da doutrina budista ou algo do tipo.

Postado por Priscila Frohmut Fonseca | 1 usuário votou. 1 voto | 7 comentários

abril 20, 2010

user icon

Em novembro do ano passado (2009) a revista Planeta publicou um artigo muito interessante, intitulado "Mais cruzamentos, menos transgênicos".

Revista Planeta, edição 446, novembro de 2009, seção Ambiente

link: http://www.terra.com.br/revistaplaneta/edicoes/446/artigo158611-1.htm

Apesar do título, esse artigo não é uma apologia de ecologistas que falam dos defeitos e problemas dos transgênicos, mas sim do uso do estudo de genoma das plantas para outro uso: o cruzamento.

Pela técnica chamada de "marker-assisted breeding", após a seleção das plantas com os "melhores genes" - como, por exemplo, plantas com resistência natural a um tipo de praga específica - é utilizado um produto nas plantações que marca as plantas que possuem os genes desejados. Após isso, é realizado o cruzamento entre as plantas "melhores", sem transgenia, o que seria um "seleção artificial" entre as plantas, onde as melhores são selecionadas pelos humanos - em oposição à "seleção natural".

Caso o link acima dê problemas para você, ou você não gostar do tamanho das letras da página, etc. você pode acessar o texto aqui:

http://stoa.usp.br/briannaloch/files/  no fim da página, para download,

ou você pode acessar a versão pdf do texto do artigo aqui:

http://stoa.usp.br/briannaloch/files/-1/12619/Mais+cruzamentos+menos+transgenicos.pdf

Este post é Domínio Público.

Postado por Priscila Frohmut Fonseca | 0 comentário

abril 19, 2010

user icon

Eu estou usando um site para armazenar arquivos chamado eSnips... um site que tem 5Gb de espaço para cada conta que você criar!!!

Nesse site você pode armazenar e compartilhar:

  • músicas
  • gravações mp3
  • vídeos
  • fotos
  • arquivos pdf
  • e vários outros

Apesar do site não ser em Português, ele pode ser muito útil.

Você pode criar uma rede de contatos (para compartilhar arquivos não-públicos), participar e criar comunidades (em Inglês), criar playlists que podem ser inseridas em seu site ou blog, e fazer o upload de seus arquivos em qualquer computador, sem precisar instalar nada!!!

O endereço do site é:

http://www.esnips.com

e quem quiser, pode entrar lá e me adicionar na sua rede de contatos.

Obs: para que o site não fique sobrecarregado, eles impõem um limite de upload de no máximo 100Mb por arquivo e até 20 arquivos por dia.

Este post é Domínio Público.

Postado por Priscila Frohmut Fonseca | 2 usuários votaram. 2 votos | 6 comentários

abril 15, 2010

user icon

Este mês estou inaugurando duas novas categorias de blog:

a categoria Espiritualidade

http://stoa.usp.br/briannaloch/weblog/category/Espiritualidade

e a categoria Saúde e Meio Ambiente

http://stoa.usp.br/briannaloch/weblog/category/Sa%C3%BAde+e+Meio+Ambiente

Ambas as categorias já contém, cada uma, uma discussão sobre seus temas.

Abaixo, destaco alguns pontos a ser considerados ao discutir esses temas no meu blogue.

*************

Sobre a categoria Espiritualidade:

  • Não tenho a intenção de discutir se existe(m) religião(ões) melhor(es) ou pior(es) que outras; esse tipo de argumento não é bem-vindo
  • Não vou tentar convencer os ateus de que estão "condenados a sofrer" por serem ateus; minha crença em reencarnação não permite que eu os condene por essa postura; mas também não quero os ateus me atacando
  • Não vou discutir com pessoas que queiram me converter, que digam que minhas idéias e conceitos religiosos são "heresia", "blasfemia", etc. ou que eu vou ser "condenada eternamente" pela minha opção e opinião religiosa

**************

Sobre a categoria Saúde e Meio Ambiente:

  • Quero discutir coisas que sejam de interesse de muita gente; discutir conceitos econômicos não está valendo nesse assunto
  • Vou falar de saúde com foco em alimentação; dizer que minha saúde vai melhorar se eu virar vegetariana não vai ajudar na discussão (embora eu não ache que os vegetarianos deixem de ser saudáveis, pra mim isso deve ser discutido com nutricionistas e médicos)
  • Saúde e Meio Ambiente estão na mesma categoria de blog pois são temas que, na minha opinião, se interrelacionam em vários pontos

***************

Postado por Priscila Frohmut Fonseca | 0 comentário

abril 14, 2010

user icon

Em primeiro lugar, vou colocar aqui o endereço do site de mapas da USP:

http://www.usp.br/mapas/brasil.html

se você tiver dificuldades em acessar as informações sobre a Cidade Universitária, vá até o fim dessa postagem.

Em segundo lugar, alguns telefones importantes da Cidade Universitária:

  • Informações: 3091-3955/3091-4313
  • PCO (Prefeitura do Campus): 3091-5018
  • Transporte (Circular): 3091-4991/3091-4974
  • Guarda Universitária: 3091-3955/3091-3222
  • Hospital Universitário (geral): 3091-9200
  • Agendamento HU: 3091-9449

*********************

Vou listar aqui as principais linhas de ônibus municipais que você pode usar para chegar na USP e seus trajetos.

As linhas a seguir passam na Av. Prof. Luciano Gualberto (também conhecida por alguns como Rua dos Bancos):

177P Metrô Santana - Butantã/USP

  • Av. Vital Brasil
  • R. Teodoro Sampaio
  • Metrô Clínicas
  • R. Cardoso de Almeida
  • Av. Pacaembu

 

177H Butantã/USP - Metrô Santana

  • Metrô Marechal Deodoro
  • Av. Angélica
  • Metrô Clínicas
  • R. Teodoro Sampaio
  • Av. Vital Brasil

724A Aclimação - Cid. Universitária

  • Av. Prof. Francisco Morato
  • R. Teodoro Sampaio
  • Metrô Clínicas
  • Metrô Ana Rosa
  • Av. Paulista
  • Av. da Aclimação

7411 Cid. Universitária - Pça da Sé

  • Shopping Eldorado/Trem Hebraica-Rebouças
  • Av. Rebouças
  • R. da Consolação
  • Metrô Sé
  • Av. Ipiranga

7181 Term. Princesa Isabel - Cid. Universitária

  • Jóquei Clube
  • Av. Cid. Jardim/Trem Cidade Jardim
  • R. Augusta
  • Metrô Consolação
  • Lgo. do Arouche

107T Cid. Universitária - Metrô Tucuruvi

  • Av. Cidade Jardim/ Trem Cidade Jardim
  • R. Augusta
  • Metrô Consolação
  • Metrô Anhangabaú
  • Av. Tiradentes
  • Av. Cruzeiro do Sul/ Term. Rod. do Tietê

As linhas a seguir passam na Av. Prof. Lineu Prestes (a avenida onde se localiza o Instituto de Química e o Instituto Butantan):

701U Butantã/USP - Jaçanã

  • R. Teodoro Sampaio
  • Metrô Clínicas
  • Metrô Anahngabaú
  • R. da Consolação
  • Av. Cruzeiro do Sul/Term. Rod. do Tietê
  • Av. Guapira

702U-10 Term. Pq D. Pedro II - Butantã/USP

  • Shopping Eldorado/ Trem Hebraica-Rebouças
  • Av. Rebouças
  • R. da Consolação
  • Metrô Anhangabaú
  • Pça. da Sé

7702 Term. Lapa - USP

  • Ponte Cid. Universitária/ Trem Cid. Universitária
  • Pça. Panamericana
  • Av. S. Gualter
  • R. Pio XI
  • R. Clélia

7725 Metrô V. Madalena - Rio Pequeno

  • Av. do Rio Pequeno
  • Av. Escola Politécnica (Portaria 2)
  • Ponte. Cid. Universitária/Trem Cid. Universitária
  • Pça. Panamericana
  • R. Da. Elisa M. Mendes

Se você vai usar o Metrô e o Trem para chegar à USP, consulte os mapas em:

http://www.metro.sp.gov.br/redes/teredes.shtml

Para informações sobre o Circular da USP, acesse:

http://stoa.usp.br/briannaloch/weblog/73658.html

http://stoa.usp.br/briannaloch/weblog/77828.html

Para acessar o mapa completo da Cidade Universitária, vá para essa página abaixo (colocando a seta/cursor sobre os números você vê o nome da Unidade/Faculdade, e colocando o cursor sobre as letras voce vê o nome das ruas):

http://www.usp.br/mapas/cidade_universitaria.html

********************

Postado por Priscila Frohmut Fonseca | 1 usuário votou. 1 voto | 3 comentários

abril 13, 2010

user icon

Esta postagem é um complemento a esta outra:

http://stoa.usp.br/briannaloch/weblog/73658.html

***

O que deixei de dizer antes sobre o Circular da USP é o seguinte:

Embora o número de telefone do posto dos motoristas do Circular (próximo à P3) seja 3091-4991/3091-4974, algumas vezes não tem ninguém pra atender quando você liga pra esses números (no fim-de-semana, por exemplo). Nesse caso, você deve ligar para o número da PCO (Prefeitura do Campus), que é 3091-5018.

No caso de você querer fazer sugestões, ou um reclamação mais complexa que comunicar que algum motorista deixou de comparecer ao serviço no horário devido, pra quem não sabe (afinal esta informação não está disponível em todos os ônibus) o e-mail do Circular é linhacircular@usp.com.br

ATENÇÃO! No fim-de-semana o Circular faz um trajeto diferente, circula das 8h00 às 17h00 a cada 30 minutos. No trajeto do fim-de-semana, ele não passa na Av. Prof. Mello de Moraes (onde fica a Portaria CPTM/FEPASA e o CRUSP), nem em nenhum dos pontos da POLI, nem no ICB.

O trajeto que o ônibus Circular faz no fim-de-semana é:

- Portaria 1

- Faculdade de Educação

- Reitoria (Bandejão)

- História/Geografia

- Rua do Lago (Administração da FFLCH)

- IAG

- MAE

- HU

- Portaria 3

- depois disso ele retorna descendo a Av. Prof. Lineu Prestes (a rua onde fica o Instituto de Química) até a Portaria 1.

Para acessar o mapa completo da Cidade Universitária, vá para essa página abaixo (colocando a seta/cursor sobre os números você vê o nome da Unidade/Faculdade, e colocando o cursor sobre as letras voce vê o nome das ruas):

http://www.usp.br/mapas/cidade_universitaria.html

Obs: como na USP todos os telefones começam pelos dígitos 3091, caso você faça a ligação a partir de um telefone da USP (que não seja público), basta discar os quatro últimos dígitos do número desejado (ou seja, os quatro últimos dígitos são um ramal da USP).

Postado por Priscila Frohmut Fonseca | 1 comentário

abril 07, 2010

user icon

Esse texto foi escrito por um amigo meu. Decidi postar aqui por concordar com o ponto de vista colocado nesse texto.

Salvar

De todas as propostas indecentes, a mais escandalosa delas é a religiosa, que pretende salvar a humanidade. Essa pretensão é, acima de tudo, uma negação de Deus e uma ameaça à vida.
Existindo Deus e sendo Deus quem cria o universo, qualquer idéia de alienação de Deus do que cria, nega ambos. Se quem cria logo perde o controle do que cria, ou criou irresponsavelmente ou fracassou.
Havendo fracassado, Deus não é Deus, tendo sido irresponsável não é bom e, portanto, também não é Deus. Se alguma criatura precisa ser salva de algo, seria de uma imperfeição de quem criou.
Sendo que cremos no Deus que é Deus sem reticências, sabemos com a mais absoluta das certezas que nenhuma de suas idéias poderia possivelmente fracassar. Portanto, tudo aquilo que em nossa limitação percebemos como fraqueza, ou imperfeição no mundo, é parte do projeto original, tem uma boa razão por detrás e, embora, possa parecer paradoxal, faz parte da perfeição do todo e, por conseqüência da mente idealizadora do todo. Nessa mente, a visão do conjunto é completa. Nada periga no conjunto e nem dele pode escapar, sob pena de deixar de ser, nunca ter sido e nunca vir a ser.
Essa certeza e absoluta segurança fornecem o contexto para a mais perfeita liberdade no momento. Só é livre quem o é sem precondições. A liberdade condicionada a senões ou dentro de opções muito restritas é uma farsa. Quando se diz que alguém é livre para escolher entre o bem e o mal, na verdade proclama-se a sua escravidão mais definitiva. Ao tirar de uma pessoa a possibilidade de uma terceira ou quarta via ou, mesmo, de criar a sua própria via, faz-se dela um ser despido de qualquer dignidade e fechado na rigidez da impossibilidade. E/ou, este ou aquele, morre nesse condicionamento a criatividade, a alegria e, por fim, a própria pessoa como entidade.
Daí, a pretensão de salvar quer, de fato, tornar cativo o ser e nesse ato diz que Deus não é Deus. Essa posição salvadora é, no fundo, um “ateísmo” religioso e, socialmente, uma usurpação da dignidade humana.
Confundir os conflitos existenciais e psicológicos com sintomas de uma alegada perdição ou pecaminosidade é má-fé. As contingências do momento e, mesmo o processo de desenvolvimento, com certeza causam desconfortos, que são apenas sinais de progresso. O pé dói quando o sapato aperta. O erro não está no pé e nem no sapato. Antes, esse é um sinal de crescimento.

(Onaldo Alves Pereira)

Observação: Notem que neste texto o que é condenado pelo autor não é a religiosidade, e sim o discurso de Salvação usado por algumas pessoas de religiôes específicas em suas pregaçôes. O autor desse texto não é ateu nem está pregando em favor do ateísmo, assim como eu também não sou atéia nem defendo o ateísmo por razôes pessoais.

Este post é Domínio Público.

Postado por Priscila Frohmut Fonseca | 2 comentários

março 15, 2010

user icon

Mensagem recebida do Avaaz

.....

Caros amigos,



Estamos um passo mais próximos de vencer a corrupção -- depois de uma enxurrada de emails, o Congresso irá votar o Projeto de Lei "Ficha Limpa" este mês -- vamos ganhar a votação com 2 milhões de asinaturas de todo o Brasil!


Assine a 
petição!

 

É incrível, com a ajuda das 15.506 mensagens que enviamos, vencemos a primeira batalha contra a corrupção no Brasil! Os deputados responsáveis por encaminhar o Projeto de Lei "Ficha Limpa" concordaram em levá-lo para votação!

Esta lei proibirá a candidatura de políticos condenados por crimes como corrupção e desvio de verbas públicas nas eleições. É incrível que eles concordaram, nós não teríamos conseguido sem a nossa mobilização massiva e pressão popular!

Porém, a etapa final ainda está por vir. Nós os convencemos a apresentar a lei, agora nós precisamos que os deputados votem "SIM". Vamos juntar 2 milhões de nomes para deixar claro que caso eles não votem na lei da Ficha Limpa, nós não votaremos neles em outubro! Assine agora:

http://www.avaaz.org/po/brasil_ficha_limpa/?vl

O congresso poderia ter facilmente ignorado essa lei até depois das eleições de 2010 ou até por anos, mas a nossa constante pressão conseguiu fazer com que a lei seguisse adiante. Como disse um dos membros do congresso: “Esse movimento já provou que tem base. Além das assinaturas, temos recebido tantos e-mails que às vezes passamos por até por constrangimentos certamente não desejados pela Campanha Ficha Limpa”.

A campanha já percorreu um longo caminho para conseguir 1,5 milhão de assinaturas para apresentar a proposta de lei de iniciativa popular, e o anúncio que a lei será levada para votação ainda este mês é uma grande vitória.

Mas ainda precisamos passar esta lei no Congresso para garantir que os corruptos sejam suspensos das eleições. Vamos gerar a maior mobilização anti-corrupção que o Brasil já viu para que eles não tenham dúvida de que tem o dever de votar a favor da "Ficha Limpa" - assine abaixo e divulgue para todos os seus amigos:

http://www.avaaz.org/po/brasil_ficha_limpa/?vl

Temos pouco tempo para conseguir 2 milhões de assinaturas antes da votação. Essa lei mudará não só a política brasileira, mas mostrará ao mundo que unidos, cidadãos podem superar até os governos mais corruptos, lutando por um governo digno e honesto. Vamos espalhar este alerta pelos quatro cantos do Brasil - encaminhe esse alerta para todos que você conhece.

Com esperança,

Alice, Paul, Graziela, Ricken, Luis, Iain, Pascal, Milena, Ben, Paula, Benjamin e toda a equipe Avaaz

Mais informações:

Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral:
http://www.mcce.org.br/

Grupo de trabalho analisará projeto 'ficha limpa' – O Globo:
http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/02/09/grupo-de-trabalho-analisara-projeto-ficha-limpa-915821446.asp

Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral consegue assinaturas necessárias para levar Projeto Ficha limpa ao Congresso – Correio Brasiliense:
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2009/09/17/politica,i=142687/MOVIMENTO+DE+COMBATE+A+CORRUPCAO+ELEITORAL+CONSEGUE+ASSINATURAS+NECESSARIAS+PARA+LEVAR+PROJETO+FICHA+LIMPA+AO+CONGRESSO.shtml

 

.....

Postado por Priscila Frohmut Fonseca | 1 usuário votou. 1 voto | 3 comentários

março 03, 2010

user icon

Consegui digitalizar uma foto 3x4 minha recente e inseri ela nessa pasta:

http://stoa.usp.br/briannaloch/files/336

enquanto eu não arranjo fotos melhores do que as que a minha prima tirou com o celular dela ano passado acho que vou deixar aqui no Stoa apenas essa.

Palavras-chave: 3x4, foto, Stoa Diary, Viagem nas Idéias

Postado por Priscila Frohmut Fonseca | 0 comentário

março 01, 2010

user icon

Depois de passar dois anos afastada da USP por razões médicas (tranquei a matrícula por licença médica) eu arranjei um novo lugar pra morar... e uma história pra contar.

No sábado da semana do Carnaval, eu fiz minha mudança pra pensão. Como meu avô me trouxe de manhã, e eu tinha alguns tickets do bandejão na carteira, decidi almoçar lá mesmo. No dia anterior, um segurança do Portão CPTM (ou FEPASA) tinha me informado que o trajeto do Circular é diferente no fim-de-semana, mas que ele passa tanto pela Portaria 1 como pelo Terminal na Portaria 3.

Entrei andando pela Portaria 3 e sentei no banco no Terminal pra pegar o Circular. Cheguei às 12:15pm, e como estava muito calor e eu estava quase passando mal por causa disso, fiquei sentada até as 2:00pm. Irritada porque o Circular não passou, fui conversar com os seguranças da Portaria (eles não são tão chatos quanto parecem). Um deles ligou para a Central da Guarda Universitária (ramal 4222) para pedir informação... e disseram pro segurança que o motorista estava em horário de almoço. Como eu não me conformei com essa resposta, o segurança ligou de novo e me passou o telefone pra eu falar, eu eu perguntei qual era o horário de almoço dos motoristas do Circular e se era rotina não ter Circular no horário de almoço. Depois de me dizer que o almoço era das 12:15pm às 2:15pm, me deram o número do pessoal do Circular.

Quando voltei pra casa da minha mãe, eu liguei pra lá, contei o que aconteceu e repeti as perguntas que fiz antes. Quem me atendeu disse que antes era necessário confirmar se o Circular passava no Terminal no fim-de-semana, e eu disse que isso não era necessário porque eu vi o Circular passou por lá mais tarde, no mesmo dia. A resposta que eu recebi foi que tinha alguma coisa errada, e que ele ia informar o chefe dele sobre o que eu falei.

Faço questão de divulgar o número deles, porque aparentemente só falando com a Guarda Universitária (3091-4222/ 3091-3222) pelo telefone ou ligando pra Central de Informações da USP (3091-3955/ 30914313) é possível saber esse número. Diferente dos ônibus pagos de São Paulo, o Circular não divulga o número de telefone deles dentro do ônibus pra você falar com eles, divulgam apenas o e-mail pra contato (e todo mundo sabe que é mais fácil ignorar e deletar mensagens de e-mail do que deixar de atender o telefone).

Transporte USP (Circular): 3091-4991/ 3091-4974

Quem mais puder divulgue esse número pra quem precisa... e cobrem mesmo que os guardas te passem informação, ou digam pra você como ou com quem se informar, pois isso também faz parte do trabalho deles.

PS: Para acessar o mapa completo da Cidade Universitária, vá para essa página abaixo (colocando a seta/cursor sobre os números você vê o nome da Unidade/Faculdade, e colocando o cursor sobre as letras voce vê o nome das ruas):

http://www.usp.br/mapas/cidade_universitaria.html

Postado por Priscila Frohmut Fonseca | 1 usuário votou. 1 voto | 3 comentários

julho 08, 2009

user icon

http://www.animalsmatter.org/

(Clique acima para acessar o site da campanha)

Porque você deve assinar a petição?

Você pode nos ajudar a obter o reconhecimento e a proteção dos animais em todo o mundo, unindo a sua voz à de 10 milhões de pessoas, para apoiar a nossa campanha "Para Mim Os Animais Importam!".

Os animais e o tratamento que Ihes damos são muito importantes! Faça com que os animais sejam importantes também para o Governo. Faça saber ao nosso Governo que os animais são importantes para você e para o nosso país.

Clique aqui para consultar as últimas notícias (PDF).

Site gerido pela The World Society For the Protection of Animals

Campanha

Ajude-nos a atingir o reconhecimento mundial que os animais merecem; eles podem sentir dor, podem sofrer e nós temos a responsabilidade em pôr um ponto final nesta crueldade em todo o mundo. Estamos tentando recolher 10 milhões de assinaturas para que os governos tomem conhecimento de que estamos verdadeiramente empenhados em conseguir uma Declaração Universal do Bem-estar dos Animais nas Nações Unidas.

Uma cópia do esboço da Declaração (PDF)

***

 

Palavras-chave: Direito Animal, direitos dos animais, petição

Postado por Priscila Frohmut Fonseca | 0 comentário

<< Anterior