Stoa :: Software Livre - Sociedade Livre :: Blog :: Invesalius como software público

outubro 08, 2007

user icon

O Centro de Pesquisas Renato Archer (CenPRA) anuncia a agenda de lançamento do software de reconstrução tridimensional de imagens médicas InVesalius para a sociedade brasileira durante o PEP 2007 - Prontuário Eletrônico do Paciente. O evento PEP 2007 ocorre entre os dias 07 e 09 de outubro em São Paulo. Durante o evento os participantes poderão realizar o seu cadastramento no Portal do Software Público Brasileiro para obter o acesso direto à solução.

O PEP 2007 é direcionado para profissionais de informática em saúde, envolvidos com desenvolvimento, implantação e avaliação de sistemas eletrônicos em saúde. Pretende-se, nos três dias do evento, apresentar experiências sobre sistemas de saúde, destacando as oportunidades e os desafios na integração.

O objetivo desta primeira disponibilização é formar a comunidade inicial de interessados na solução. Tal comunidade vai auxiliar no teste de instalação do ambiente e na primeira análise técnica da ferramenta.

InVesalius é o primeiro software da área médica a subir no Portal do Software Público Brasileiro www.softwarepublico.gov.br. O software atualmente é disponibilizado gratuitamente, mas apenas agora seu código será aberto como GPL versão 2 (General Public License). Além da reconstrução 3D com base em imagens DICOM, ele permite a geração de malhas adequadas para prototipagem rápida (impressão tridimensional de estruturas anatômicas).

A expectativa do CenPRA é atender de modo efetivo o público-alvo da área médica e ter apoio da comunidade de Software Livre no desenvolvimento do programa. A primeira versão do InVesalius já teve, em 4 anos, mais de 2000 downloads de mais de 25 países e o lançamento da segunda versão ocorrerá em novembro deste ano, juntamente com o lançamento da solução no Portal.

 

(fonte: http://gnusp.cjb.net/portal/index.php?option=com_content&)

Palavras-chave: 3D, Brasil, cadastramento, CenPRA, desenvolvimento, DICOM, downloads, evento, ferramenta, GPL, imagens médicas, informática, informática biomédica, InVesalius, Linux, PEP, Portal do software Público Brasileiro, programa, prontuário, prototipagem, saúde, sistemas eletrônicos, software livre, software público, softwarepublico.gov.br, texto, textos, tridimensional

Postado por Priscila Frohmut Fonseca em Software Livre - Sociedade Livre

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.