Projecto GNU

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

(Redirecionado de Projeto GNU)
Logotipo GNU
Logotipo GNU

Em computação, o projeto GNU é um projeto iniciado por Richard Stallman em 1984, com o objetivo de criar um sistema operacional totalmente livre, aonde qualquer pessoa teria direito de usar, modificar e redistribuir o programa juntamente com seu código fonte, desde que garanta para todos esses mesmos direitos.

Este sistema operacional GNU deveria ser compatível com o sistema operacional UNIX, porém não deveria utilizar-se do código fonte do UNIX. Stallman escolheu o nome GNU porque este nome, além do significado original do mamífero Gnu, é um acrônimo recursivo de: GNU is Not Unix (em português: GNU não é Unix).

A partir de 1984 Stallman e vários programadores, que abraçaram a causa, vieram desenvolvendo as peças principais de um sistema operacional, como compilador de linguagem C, editores de texto, etc.

Em 1991 o sistema operacional já estava quase pronto, mas faltava o principal, que é o kernel do sistema operacional. O grupo liderado por Stallman estava desenvolvendo um kernel chamado Hurd. Porém, em 1991, aconteceu algo que mudou o rumo da História: um jovem finlandês chamado Linus Torvalds havia criado um kernel que poderia usar todas as peças do sistema operacional GNU. Este kernel ficou conhecido como Linux, contração de Linus e Unix.

Atualmente, o sistema operacional GNU com o kernel Linux é conhecido como GNU/Linux, que é como o projeto solicita aos utilizadores que se refiram ao sistema completo, embora a maioria das pessoas se referem ao sistema apenas como Linux por uma questão de comodidade.

Mas o próprio Linus Torvalds discorda da nomenclatura GNU/Linux, chamando seu Sistema Operacional apenas de Linux. A discussão e desentendimento entre Stallman e Torvalds prosseguem acerca da correta nomenclatura a respeito do Sistema, arrastando também as opiniões dos inúmeros usuários e desenvolvedores do Sistema GNU/Linux (ou apenas Linux).

[editar] Programas desenvolvidos pelo projeto GNU

O duo dinâmico: O Gnu e o Pinguim voando. (C) 1999, Free Software Foundation, Inc
O duo dinâmico: O Gnu e o Pinguim voando. (C) 1999, Free Software Foundation, Inc

Lista de alguns programas desenvolvidos pelo projeto GNU:

O projecto GNU também ajuda com o desenvolvimento de outros pacotes, como:

  • CVS - Sistema de controle de versões para código fonte.
  • DDD - Ferramentas gráficas para detecção e depuração de erros.

[editar] Ver também

[editar] Ligações externas

Commons
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre Projecto GNU

Ferramentas pessoais