Stoa :: ON :: Blog

Agosto 25, 2012

default user icon
Postado por ON

MANUEL CALVO HERNANDO FALECEU, MAS SEU EXEMPLO DE DIVULGADOR CIENTÍFICO CONTINUA PARA NÓS.

 
Clique na imagem para ampliar

 

A morte do pioneiro do jornalismo científico da Espanha, Manuel Calvo Hernando, aos 88 anos, no dia 16, em Madri, lembra importante ciclo de incentivo à divulgação da ciência na imprensa da América Latina, com especial destaque para o Brasil.

Calvo Hernando ajudou a criar, em países da América Central e do Sul, associações de jornalismo científico, visando despertar o interesse das novas gerações para a divulgação da ciência.

Bacharel em direito, não exerceu a advocacia, preferindo a atividade de jornalista nas páginas do diário “Ya”.

Esteban Cobo – 13.set.98/Efe
O jornalista científico espanhol Manuel Calvo Hernando, que morreu aos 88 anos em Madri
O jornalista científico espanhol Manuel Calvo Hernando, que morreu aos 88 anos em Madri

Em 1955, ao cobrir a 1ª. Conferência Mundial de Usos Pacíficos da Energia Atômica, organizada pela ONU, em Genebra, descobriu a ciência e a importância de tornar acessível à maioria o conhecimento de uma minoria, como dizia em suas palestras.

Desde então, até mesmo quando assumiu o cargo de subdiretor do jornal, continuou a escrever sobre ciência.

Como pioneiro do jornalismo científico espanhol, dizia que o conhecimento dos avanços da ciência e da tecnologia pela população a ajudaria a decidir sobre seu futuro.

Em 1969, iniciou uma série de cursos e palestras na América Latina quando, em colaboração com o venezuelano Aristides Bastidas, fundou a Associação Ibero-Americana de Jornalismo Científico.

Em 1970, a convite do professor José Marques de Melo, ministrou curso na Escola de Comunicações Culturais da USP, cujas lições, destaca Marques de Melo, “foram basilares para a aprendizagem e o exercício crítico do jornalismo científico”.

Calvo Hernando incentivou a fundação da Associação Brasileira de Jornalismo Científico, criada em 1978. Graças ao seu empenho, São Paulo foi sede, em 1982, do 4º. Congresso Ibero-Americano de Jornalismo Científico, realizado concomitantemente com o 1º. Congresso da ABJC.

A repercussão dos congressos resultou, na década de 80, no surgimento de editorias de ciência e tecnologia nos principais jornais do país.

Há dez anos, durante o 1º. Congresso Internacional de Divulgação Científica realizado na USP pelo Núcleo José Reis e pela Associação Brasileira de Divulgação Científica, proferiu sua
última conferência no Brasil, quando analisou os desafios ligados à ética na divulgação científica.

Em um dos cursos que ministrou na Espanha, um aluno perguntou sobre as qualidades necessárias para ser jornalista científico. Respondeu: “Em primeiro lugar, deve ser jornalista e conhecer o ofício. Depois, deve ter amor especial ao conhecimento e uma curiosidade universal, além de espírito pedagógico”.

Não houve sepultamento do corpo de Hernando. Ele doou seu corpo a uma faculdade de medicina.

Em www.manuelcalvohernando.es podem ser lidos alguns de seus artigos, como o “Decálogo do Divulgador da Ciência” por ele criado.

Julio Abramczyk

Julio Abramczyk, médico formado pela Escola Paulista de Medicina/Unifesp, faz parte do corpo clínico do Hospital Santa Catarina, onde foi diretor-clínico. Na Folha desde 1960, já publicou mais de 2.500 artigos. Escreve aos sábados na seção ‘Saúde’.

 

Palavras-chave: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, EXEMPLO, FALECIMENTO, HOMENAGEM, http://www1.folha.uol.com.br/colunas/julioabramczyk/1142804-a-importante-missao-de-um-divulgador-cientifico.shtmlA importante mi, MANUEL CALVO HERNANDO

Este post é Domínio Público.

Postado por ON | 0 comentário

Julho 27, 2012

default user icon
Postado por ON

32º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica

O presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Fernando José Freire, recebeu do ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, do MCTI, o 32º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica - 2012, na abertura da 64ª Reunião Anual da SBPC, em São Luis-MA, domingo 22.

:: Por Marcus Andrey
Enviado Especial

(De SÃO LUÍS - MA) - A Fundação Joaquim Nabuco obteve reconhecimento público de toda a comunidade acadêmica presente na 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), ao receber, pelas mãos do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, o 32º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, a mais importante comenda de divulgação científica do país, concedida, anualmente, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O prêmio é atribuído a personalidades e instituições que contribuem para a formação de uma cultura científica e por tornar conhecidas do grande público a Ciência, a Tecnologia e a Inovação.

O reconhecimento vem coroar o desempenho da Fundaj em ações de divulgação científica consideradas exemplares pela comissão julgadora: o case do site Pesquisa Escolar - campeão de acessos, com mais de 2,5 milhões de visitas; a revista eletrônica "Coletiva", com edições trimestrais cuidadosamente elaboradas; os equipamentos culturais do Engenho Massangana, Massangana Multimídia Produções e Museu do Homem do Nordeste; e a promoção da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece anualmente desde 2004.

A instituição estava concorrendo com outras 190 ações de divulgação científica em todo o Brasil, distribuídas da seguinte forma: 112 na Região Sudeste, 41 no Sul, 26 no Nordeste, 5 no Centro-Oeste e 6 na Região Norte. Dessa forma, desbancou inclusive os maiores espaços de divulgação científica nacional, localizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

O presidente da Fundaj, Prof. Dr. Fernando José Freire, detalhou o projeto de divulgação que foi apresentado ao CNPq para concorrer ao Prêmio José Reis, na conferência “A Divulgação Científica na Região Nordeste e o papel da Fundação Joaquim Nabuco”, proferida na terça-feira (24), para uma platéia especial de acadêmicos que incluía o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado Filho; e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva. Na ocasião, Fundaj e UFMA assinaram convênios de cooperação técnica.

Duas reportagens produzidas pela Rede Globo Nordeste, veiculadas em Pernambuco, foram mostradas durante a conferência do Prof. Dr. Fernando Freire, provando que a Fundaj tem grande potencialidade para a divulgação de suas ações na grande mídia: uma sobre o Engenho Massangana e outra detalhando o Museu do Homem do Nordeste. O forte apelo midiático que a instituição desperta foi demonstrado também durante esta 64ª SBPC, com inserções conseguidas para a TV Mirante (afiliada Globo), TV Cidade (afiliada Record) e o jornal impresso O Estado do Maranhão.

“Muito nos orgulha poder externar para o grande público as ações de divulgação científica da Fundação Joaquim Nabuco, que é de todos”, disse o Prof.Dr. Fernando José Freire, finalizando sua conferência.

Palavras-chave: CNPq, divulgação científica, José Reis, prêmio anual

Este post é Domínio Público.

Postado por ON | 0 comentário

Abril 03, 2012

default user icon
Postado por ON




JOSÉ REIS
Memorial Kalinga:
UNESCO

 

NOTíCIAS - Nº 129 - Março de 2012

Nesta edição:

Divulgação Científica no Séc. XXI:
Poeta do Orkut - Marcelo Roque - "PAVAN"

MIGUEL NICOLELIS, SUBSTITUTO DE CRODOWALDO PAVAN NO VATICANO, RECEBE MAIS UM PRÊMIO
Glória Kreinz

Cantografia
O itinerário do carteiro cartógrafo

Carlos Vogt

Sai o resultados do 3º Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico
Osmir Nunes


O uso da imagem na divulgação científica: Os Cientistas
João Garcia



SARAU PARA TODOS -(Série Pavan de Vídeos/Poemas de Divulgação Científica)

Mestre Aziz Ab’Saber (1924-2012), cientista maior, amigo sempre.

Equipe da ABRADIC

http://www.youtube.com/watch?v=gdJqt04KEMA&context=C4a84c1eADvjVQa1PpcFN4hNxoXw3NrGPtgrVFZbZvPYh2x01P8pw=


CONHEÇA O BLOG DE JOSÉ REIS, COM TEXTOS E NOVIDADES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
http://esportencia.blogspot.com/
CONHEÇA TAMBÉM A COMUNIDADE CIÊNCIA E POESIA, COMO JOSÉ REIS GOSTAVA, AINDA EM REESTRUTURAÇÃO
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=13358263
Século XXI
POETA DO ORKUT: "PAVAN"
Marcelo Roque

Leia mais no Clipe Ciência


Pavan

Já fazem quase três anos
mas ainda está tão vibrante como sempre
Seu olhar inquieto nos serve de guia,
seu generoso sorriso
nos mantêm mais unidos do que nunca
e em nossas reuniões sua voz se faz ouvida
Mas acima de tudo
só queremos que saiba, professor
que hoje, muito graças ao senhor,
todos nós da ABRADIC
e do Núcleo José Reis sabemos que,
bela, sempre foi a flor
antes mesmo do olhar
e do amor


Nossa homenagem ao sempre presente Crodowaldo Pavan

Marcelo Roque

SOLIDARIEDADE AO ARTIGO DE ALFREDO BOSI NO BLOG
"NÁUFRAGOS DA UTOPIA" DE CELSO LUNGARETTI
http://naufrago-da-utopia.blogspot.com/


Leia mais no Clipe Ciência

http://recantodasletras.com.br/autores/marceloroque

http://www.blogdonjr.wordpress.com


http://abradicusp.blogspot.com

http://pensarepossivel.blogspot.com/

COMUNIDADE:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=13358263

MIGUEL NICOLELIS, SUBSTITUTO DE CRODOWALDO PAVAN NO VATICANO, RECEBE MAIS UM PRÊMIO
Glória Kreinz

Cumprimentamos o cientista neurocirurgião Miguel Nicolelis, brasileiro aceito pela ACADEMIA DE CIÊNCIAS DO VATICANO para ocupar o lugar deixado por Crodowaldo Pavan. Sabemos que a poderosa e milenar entidade é norteada por conceitos práticos, filosóficos e científicos.Tem ganho vários prêmios, laboratório aqui e no Estados Unidos, e do Globo dia 27 de março recebeu "Faz Diferença".É justo estar na Academia do Vaticano, como Pavan.

Parabéns, senhores do Vaticano, parabéns Miguel Nicolelis. Cada passo seu é uma vitória do Núcleo Jóse Reis, e da ABRADIC de Crodowaldo Pavan, e derrota daqueles que compararam Crodowaldo Pavan aos mediocres, pensando que o que ele deixou pudesse ser substituído por insignificâncias.

Agora entendemos a frase bíblica: "Pai, perdoai, porque não sabem o que fazem". O Pai nem deve ligar, todos iguais, em nada diferentes, e nós só agora percebemos que também não pertencíamos ao mesmo nível. Pavan nos reconhecia. Parabéns Dr. Nicolelis. Por ocasião do terceiro ano do falecimento de nosso mestre Crodowaldo Pavan, no dia 03/04 deste ano, estaremos lembrando o fato em ato solene, e mostrando que grandes cientistas divulgadores científicos permanecem.

Cantografia
O itinerário do carteiro cartógrafo

Carlos Vogt

Ideologia (Pequena peça dramática
em três atos)

Primeiro ato
De suas idéias
somos todos
conscientes

Segundo ato
De suas idéias somos todos
co-cientes


Terceiro ato
De suas idéias |somos todos
cociente

Sai o resultados do 3º Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico

Osmir Nunes


 
Com a participação da ABRADIC no júri da premiação, a FAPEAM divulgou a lista dos ganhadores do 3º Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico. A lista dos premiados pode ser vista no seguinte endereço: http://www.fapeam.am.gov.br/noticia.php?not=6308 . Essa premiação, na sua terceira edição, já se tornou uma referência no meio dos produtores da divulgação científica do Estado do Amazonas. Desde o início, há três anos, a ABRADIC faz parte da comissão julgadora. Neste ano representou a associação o Divulgador Científico e Prof. Dr. Leonardo Sioufi, da UNIFESP.

http://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/noticias/20120330181631pre770mio_jornalismo_cienti769fico.jpg
 

Estão abertas as inscrições para o 32º Prêmio José Reis - 2012


http://www.premiojosereis.cnpq.br/


O USO DA IMAGEM NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
OS CIENTISTAS - João Garcia

Expediente Diretoria:
Presidente de Honra: Prof. Dr. Crodowaldo Pavan
Presidente: Prof. Osmir Nunes
Secretaria Geral: Profª Dra. Glória Kreinz
Tesoureiro: Profª. Drª. Márcia M. Rebouças

Conselho editorial:
Gildo Magalhães dos Santos Filho( HISTÓRIA/USP)
José Arbex Jr. (ABRADIC)
Maria Julieta S. Ormastroni (UNESCO/IBECC)
Marcia M. Rebouças (Instituto Biológico)

Notícias ABRADIC:
Supervisão Editorial:
Profª Dra. Glória Kreinz
Supervisão Técnica:
Osmir J. Nunes e George Barbosa
Editor: Everton Magalhães
Editora Assistente: Claudete Aparecida B. Mira
Edição Final: Everton Magalhães e Raquel Nunes
Comissão Editorial: Mauro Celso Destácio, Marcelo Afonso, Renato Pignatari e Yuri Gonzaga
Recursos Audiovisuais: Everton Magalhães V. Santos e Marcelo Afonso
Nadia Gal Stabile ( Blog Sarau Para Todos)
Colaboração: (nacional) João Garcia; (internacional) Manuel Calvo Hernando e Etienne Delacroix
Layout original: Marcelo Afonso

Conselho Científico: Prof. Dr. Célio da Cunha (UNESCO) e Dr. Julio Abramczyk (AIPC)

E-mail para contatos:
abradic@abradic.com

Telefone: (11) 9185-8655 ou (11) 4508-8589

Esta publicação é integrado aoPTDC - Projeto de Pesquisa e Treinamento em Divulgação
Científica, apoiado pelo CNPq, de autoria da Profª Dra. Glória Kreinz e Crodowaldo Pavan.

Este post é Domínio Público.

Postado por ON | 0 comentário

Abril 01, 2012

default user icon
Postado por ON

NESTA POSTAGEM LEMBRAMOS O GOLPE MILITAR DE 31 DE MARÇO DE 1964;

DIREITOS HUMANOS AFRONTADOS;

MIGUEL NICOLELIS SUBSTITUINDO CRODOWALDO PAVAN NA ACADEMIA DO VATICANO -

CRODOWALDO PAVAN, 3 ANOS DE SUA MORTE E RESULTADO DE  TENTATIVA DE GOLPE EM INSTITUÍÇÃO NORTEADA POR ELE. 03/04/2012

SAIBA MAIS-

www.abradic.com/njr

 

 

 

Este post é Domínio Público.

Postado por ON | 0 comentário

Março 18, 2012

default user icon
Postado por ON

HOMENAGEM A MANUEL CALVO HERNANDO NO INÍCIO DESTE BLOG

 

 

SALVAREMOS PELOS SEUS DOCUMENTOS E TARDES E NOITES, PASSADOS COM PAVAN E EQUIPE, NO NJR, ONDE NÃO CABE JOVENS MAURICINHOS E SUAS COMPANHEIRAS DESLUMBRADAS QUERENDO APARECER.SALVAREMOS PELO QUE SOMOS, E PELO QUE APRENDEMOS COM OS SENHORES MESTRES. AMOR PELA VERDADE, SEM DISCURSOS SUPERFICIAIS.

CITAÇÃO DAS DECLARAÇÕES DO PROFESSOR AZIZ AB' SABER SOBRE O NÚCLEO JOSÉ REIS, PARA O JORNAL DO CAMPUS, EM 20 DE OUTUBRO DE 2010. E AGORA, MESTRE?

De acordo com o geógrafo e professor emérito da USP, Aziz Ab’Saber, “o acervo é muito importante e precisa ser bem protegido e bem exposto”. Aziz conheceu José Reis e confirma ter dado palestras e participado de um evento no núcleo ainda este ano. O professor é citado por Osmir Nunes numa carta à Pró-Reitoria como um dos apoiadores do núcleo. Apesar de desconhecer a carta, Aziz manifesta apoio à equipe em relação ao acervo: “eu conheço o trabalho deles e admiro muito”

.............................................

HOMENAGEM EMOCIONADA DE MEMBRO DA EQUIPE AO SABER DA MORTE DO MESTRE

Parceira, pequena homenagem ao professor Aziz ...
um grande vencedor ... feito Pavan e Reis

Beijos e beijos ...



Geografia de um Vencedor


Na sinuosa geografia da vida
fostes um incansável
Como poucos,
atravessou os mais irregulares relevos
superando declives
e fazendo-se ainda mais forte nos elevados

Razão da qual, latitude
e longitudinalmente falando,
de tão grandiosas tuas conquistas,
escapam a quaisquer tipos de medições

E assim fostes, professor,
até o último dos teus dias
quando finalmente partistes
para fazer tua tão justa morada
na verdejante planície de nossa memória

Marcelo Roque





Homenagem da equipe do Núcleo José Reis de Divulgação
Científica e ABRADIC, ao geógrafo e amigo Aziz Ab'Saber,
falecido no dia 16 de março

Com todo o nosso respeito, professor

Palavras-chave: AZIZ AB' SABER, CRODOWALDO PAVAN, DIVULGAÇÃO CIENNTÍFICA, GLÓRIA KREINZ, JOSÉ REIS, JOVENS DESLUMBRADAS, MARCELO ROQUE, MAURICINHOS PÓS MODERNOS, NÃO NO NÚCLEO JOSÉ REIS, NÚCLEO JOSÉ REIS, TRABALHO DE 20 ANOS, WIKIPEDIA

Este post é Domínio Público.

Postado por ON | 0 comentário

Março 16, 2012

default user icon
Postado por ON

 

MARCELO ROQUE, EQUIPE ABRADIC/NJR

 

MESTRE, QUANDO ALGUNS NEGARAM OS IDEAIS DE PAVAN E JOSÉ REIS O SR PERMANECEU CONOSCO...PERMANECEREMOS COM O SR., ESTRELA E INCENTIVO...

ONTEM, SEGUNDO RUTE ANDRADE, O SR. ESTAVA NA SBPC. HOJE VIROU ESTRELA, VENTO NOS SEUS CAMPOS AMADOS...ESTAMOS COM O SR.

EQUIPE ABRADIC/NJR

O Jardineiro de biomas

OSMIR NUNES

 

Aziz Ab’Saber costumava contar, nas palestras de abertura do Curso de Especialização de Divulgação Científica do NJR/USP, uma das suas inúmeras histórias de vida pessoal, que se misturavam com as suas atividades científicas. Dizia, que quando foi contratado para trabalhar na USP começou sua carreira recebendo salário de jardineiro. Mesmo a sisudez de Crodowaldo Pavan jamais reagia quanto à verdade  poética da história. Aliás, no Núcleo José Reis de Divulgação Científica, os dois grandes cientistas faziam questão de, semestralmente, de realizarem suas aulas magnas de divulgação científica. Faziam questão nessas aulas/debate da presença da amiga Glória Kreinz, que contribuía com mais intensidade nos debates, que eram uma aula à parte.

Aziz, geógrafo de fama internacional, foi mais um dos grandes cientistas da geração pós  fundação da SBPC que trazia na veia o prazer da divulgação científica. Não bastava ficar na instituição, no caso a USP, ministrando aulas, pesquisando no campo, era necessário ir mais longe, partir para a ação. Nesse caso esse amigo de José Reis pegou gosto cedo em editar livros, escrever para publicações populares, fazer política e falar diretamente com a sociedade. A sociedade, no caso de Aziz, eram os catadores de lixo, índios, enfim toda população expropriada de bens e direitos.

As populações periféricas sempre mereceram atenção do professor. Em outubro de 2004, por ocasião da 1ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia reuniram-se Aziz Ab’Saber, Pavan e Glória Kreinz para fazer uma palestra para alunos do CEU Butantã. Os alunos aproveitaram e convidaram os pais e estes trouxeram vizinhos, conhecidos e de repente o espaço era pequeno demais para ouvir aqueles cientistas que falavam numa linguagem que eles entendiam.

A divulgação científica está de luto. A história de Aziz e as suas histórias permanecem.

 

Mais sobre o falecimento de Aziz nos links:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aziz_Ab'Saber

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1062853-morre-aziz-absaber-decano-da-geografia-fisica-no-brasil.shtml

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/03/geografo-aziz-absaber-morre-aos-87-anos-em-sp.html

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,morre-o-geografo-aziz-absaber,849376,0.htm

http://www.youtube.com/watch?v=RyZllwll79E

Este post é Domínio Público.

Postado por ON | 0 comentário

Fevereiro 03, 2012

default user icon
Postado por ON
AZIZ AB'SABER E HOMENAGEM DE MARCELO ROQUE, PELA ABRADIC/NJR, NO INÍCIO DESTE BLOG
SAUDADES MESTRE AZIZ


NOVO BLOG DE PROTESTO DO POETA

 

Pinheirinho - A Vida é Bela

Não chorem crianças do Pinheirinho,
tudo não passou de uma grande festa,
com fogos de artifício sendo lançados
por malabaristas fantasiados de soldadinhos
e que fingiam fazer cara de mau
Não chorem crianças do Pinheirinho,
o vermelho não era sangue,
era catchup,
as balas eram de morango
com recheio de caramelo
e os gritos não eram de horror,
mas de contentamento
Não chorem crianças do Pinheirinho,
as bombas eram de chocolate,
os cassetetes de algodão doce
e aquelas armas só disparavam bolinhas de sabão
Não chorem crianças do Pinheirinho,
pois tudo foi uma grande brincadeira,
assim, como estas brincadeiras que vemos nos circos
Porém, onde os palhaços, desta vez,
ao invés de vestirem aquelas roupas coloridas
e sapatos esquisitos,
vestiam terno, gravata
e toga

Marcelo Roque

 

Palavras-chave: ABRADIC, BLOG, CRÔNICAS, DIVULGAÇÃO, MARCELO ROQUE, NUCLEO JOSÉ REIS, PAVAN AZIZ AB' SABER, POETA, PROTESTO, TEXTOS

Este post é Domínio Público.

Postado por ON | 0 comentário

Janeiro 14, 2012

default user icon
Postado por ON

POETA MARCELO ROQUE - COMUNIDADE

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=13358263
 CIÊNCIA  E POESIA NO SÉCULO 21


1-  Marcelo Roque e USP

Lei da Palmada

Este último incidente ocorrido na USP, onde um policial militar

agride um estudante, inclusive chegando ao ponto de sacar sua

arma, nos deu mais uma clara demonstração do quão o pensamento

autoritário e repressor existe, não apenas em boa parte de nossas

instituições públicas, mas também em nossa sociedade

Isto fica evidenciado através dos comentários que podemos ver

nos sites, blogs, e redes sociais que noticiam tais casos

Infelizmente, uma parcela considerável de nossa população

concorda com estas ações truculentas, imaginando serem

necessárias para a manutenção da paz e da ordem

Não é de se admirar este tipo de comportamento, tendo-se em

vista que, historicamente, o brasileiro se caracteriza pela

passividade diante dos assuntos mais relevantes, deixando

à cargo dos governantes, todo o poder de decisão

Mesmo os movimentos populares de maior vulto em nosso país

que combateram o autoritarismo, como a resistência a ditadura

militar, se notabilizaram pela baixíssima adesão popular

Desde os tempos do Império,  instalou-se em terras brasileiras,

esta indecente cultura  paternalista - o Estado colocando-se

como o \"tutor\" das pessoas

Passaram-se as décadas, os séculos, e parece que não mudou

muita coisa - nós, os \"tutelados\", absorvemos os conceitos

que nos foram passados por nossos \"tutores\" - assim como um pai

que, hoje, defende que para bem educar seu filho, algumas

\"palmadas\" são necessárias, pois, foi também desta forma,

que seu pai o \"educou\"


Marcelo Roque

 

2-Crodowaldo Pavan-livro em homenagem-2011

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=13358263
 CIÊNCIA  E POESIA NO SÉCULO 21-MARCELO ROQUE
O livro \"Poder, Polêmica e Poesia\", de Glória Kreinz e Marcelo Roque,2011, é em homenagem a Crodowaldo Pavan, fundador da ABRADIC.

3-José Reis

\"A ciência é bonita e profundamente estética; portanto devemos exibi-la  à sociedade\". [placa homenagem do NJR ao seu Patrono]- Comemoração dos 90 anos de José Reis - presidente - Crodowaldo Pavan e Glória Kreinz

Participe-O blog de José Reis, com notícias do ACERVO/NJR/ABRADIC

http://esportencia.blogspot.com/


Este post é Domínio Público.

Postado por ON | 0 comentário

Outubro 10, 2011

default user icon
Postado por ON


www.abradic.com/njr

HOUVE BOICOTE COM O BLOG DE MARCELO ROQUE, MAS JÁ TOMAMOS PROVIDÊNCIAS...novo endereço- http://abradicusp.blogspot.com/

VEJA NOVO STOA DE GLÓRIA KREINZ-  http://stoa.usp.br/gloriak/weblog


\"Movimento\"

Libertos da clausura do córtex cerebral
através de braços e pernas
ciberneticamente reeditados,
por fim,
num futuro não tão distante,
ganharão os impulsos elétricos
corpo e movimento



Inicialmente, a equipe liderada pelo neurocirurgião brasileiro,
Miguel Nicolelis, divulgou um experimento onde, um primata,
à partir de uma esteira rolante nos Estados Unidos, conseguiu
mover, através de descargas cerebrais, um robô situado no Japão
Agora, outro primata usando um braço virtual controlado pelo cerebro,
mostrou-se capaz não apenas de encostar em objetos, mas também,
de sentir aquilo que esta tocando
Tais experiências, segundo Nicolelis, são passos importantíssimos para
que, no futuro, pessoas acometidas de paraplegia e tetraplegia possam, 

por meio de membros artificiais controlados por impulsos cerebrais, 
recuperarem parte significativa dos movimentos

Marcelo Roque

Este post é Domínio Público.

Postado por ON | 2 comentários

Julho 03, 2011

default user icon
Postado por ON

www.abradic.com/njr

Http://recantodasletras.com.br/autores/marceloroque

HOMENAGEM NO VÍDEO DE MARCELO ROQUE...PARABÉNS...

http://esportencia.blogspot.com/

Meu Blog indicado acima e meu site histórico

www.abradic.com/njr
A ABRADIC fez parte  dia 30 de junho, do julgamento do prêmio José Reis, representada por Osmir Nunes. Presidiu o juri Carlos Vogt.  Temos a seguinte publicação emitida pela Globo.

"Editora do GLOBO recebe prêmio José Reis de Divulgação Científica, do CNPq

O Globo (ciencia@oglobo.com.br)

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2011/07/01/editora-do-globo
...Ver mais
Editora do GLOBO recebe prêmio José Reis de Divulgação Científica, do CNPq - O Globo
oglobo.globo.com
RIO - A editora de Ciência e História do jornal, Ana Lucia Azevedo, é a ganhadora deste ano de um dos mais importantes prêmios do país, o José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, na categoria 'jornalismo científico'."

Este post é Domínio Público.

Postado por ON | 0 comentário

Junho 12, 2011

default user icon
Postado por ON

HOJE José Reis faria mais um aniversário...Não esquecemos disso. Comemoramos com poesia de Marcelo Roque, o poeta do orkut. Veja também o site histórico do núcleo José Reis:www.abradic.com/njr

VEJA NOVO STOA DE GLÓRIA KREINZ-  http://stoa.usp.br/gloriak/weblog

Marcelo Roque
Homenagem a Crodowaldo Pavan e José Reis


O BELO

José Reis já sabia,
e também Pavan,
que bela, sempre foi a flor
antes mesmo do olhar
e do amor...

"Homenagem a estes dois grandes cientistas,
José Reis e Crodowaldo Pavan, que sempre
perceberam a intrínseca relação existente
entre a beleza, a ciência e a natureza"

Marcelo Roque

Este post é Domínio Público.

Postado por ON | 0 comentário

Março 21, 2011

default user icon

Janeiro 30, 2011

default user icon
Postado por ON

VEJA NOVO STOA DE GLÓRIA KREINZ- http://stoa.usp.br/gloriak/weblog

 
 
                        "Mais importante que ensinar
                     é despertar o interesse  pelo saber"

                        E as nossas escolas nem ensinam
                    e muito menos despertam tal interesse

 

Eu, como cidadão brasileiro, me sinto profundamente indignado
com o tamanho descaso com o qual é tratada a educação em
meu país
É explícita a vontade dos governos de provocarem cada vez mais
uma deteriorização do ensino, tornando-nos assim, indivíduos cada
vez mais alienados e ainda menos participativos (se é que participamos
de alguma coisa)nas questões de interesse coletivo
Nas salas de aula, os professores fingem que ensinam, enquanto os
alunos fingem que aprendem
E para piorar aquilo que já estava péssimo, ainda foi inventada a tal
"aprovação automática", ou seja, os alunos já começam o ano letivo
sabendo que, a aprovação, é praticamente certa. Um verdadeiro
desestímulo ao já mínimo interesse dos estudantes pelo aprendizado

E enquanto isso, continuamos sendo constantemente bombardeados,
por uma sub cultura estadunidense, que tem como único objetivo,
a destruição de nossa cultura e identidade nacional
E, como representantes máximos do capitalismo, visam, é claro,
a transformação de nosso país em uma sociedade cujos sonhos e
anseios, estejam intimamente ligados a conquistas materiais

Por fim, somando uma péssima educação, consequentemente, uma
quase inexistente consciência cidadã, com uma maciça campanha midiática(braço forte das elites), em prol de conceitos e valores exclusivamente materialistas, poderemos estar condenados,
definitivamente, a nos tornarmos indivíduos "terceiro mundistas".
Mesmo que, economicamente, algum dia, nos tornemos uma nação de primeiro mundo

Marcelo Roque

Este post é Domínio Público.

Postado por ON | 1 comentário

Novembro 22, 2010

default user icon
Postado por ON

E O RESPEITO COM A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL...É LIXO PRA SER TRATADA ASSIM?

Palavras-chave: JOSÉ REIS

Este post é Domínio Público.

Postado por ON | 0 comentário

default user icon
Postado por ON

 

sala lacrada

 

Osmir  Nunes, pela equipe NJR/USP

Publicado em 11 de novembro 2010 por Tecelã ,do Tecela's Blog, encontramos em nosso perfil no Google os seguintes fatos:
“A Universidade de São Paulo é uma das maiores universidades do Brasil e a sexta maior em numero de alunos, sendo a maior entre as publicas. Em 2009 foi eleita como a 53 melhor universidade do mundo, segundo o Conselho Superior de Investigações Cientificas da Espanha. Mas a população sabe o que acontece dentro dos portões da universidade? sabem que existem professores pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação que ajudam a desvendar vários quebra-cabeças científicos e ajudam a construir o conhecimento? Como isso é feito? O que eles fazem dentro das salas e dos laboratórios que podem ajudar a comunidade?
Como as pessoas vêm o que acontece dentro dos portões da Universidade se não através da divulgação cientifica. O papel da divulgação científica e do divulgador vem tomando grande importância dentro da sociedade. Levar a população questões simples, mas importantes como o que são os transgênicos e as células tronco faz com que as pessoas possam construir suas próprias opiniões.
A Universidade de São Paulo além das Comissões de Cultura e Extensão Universitária presentes nas faculdades e Institutos tinha grande contribuição do Núcleo José Reis de Divulgação Científica (NJR) que antes se localizava nos barracões próximos a ECA e o seu site, assim como as revistas ligadas ao NJR, Vox Scientiae e Espiral, ficavam ancorados no site da ECA-USP. Hoje o local está interditado e o site fora do ar.
Faz algumas semanas que li no Jornal do Campus (USP) uma luz a respeito do que estava acontecendo:”
  Núcleo José Reis é acusado de irregularidades”
OMITIMOS OS FATOS SEGUINTES, POIS NADA AJUDAM A ESCLARECER O MOMENTO QUE VIVEMOS. ESTES FATOS SE ENCONTRAM NAS MÃOS DO JURISTA DALMO DE ABREU DALLARI, QUE NOS REPRESENTA, E PROMETE REABERTURA DAS SALAS DO NJR E A VOLTA DA NORMALIDADE. NÃO PODEMOS ACEITAR UMA ATITUDE FASCISTA NA UNIVERSIDADE.
Voltando a articulista a quem cumprimentamos, e gostaríamos que houvesse mais como ela, eis suas palavras: “ O que a mim pesa e acredito deveria preocupar a USP e o seu reitor são os inúmeros artigos ligados a divulgação científica com o papel de esclarecer que também foram interditados, e dessa maneira negado o acesso a população, além do acervo lacrado junto a sala em que ficava o NJR.
Procurando pelo google vi algumas coisas relacionadas a esse assunto, como o estatuto do NJR:
<a href="http://www.usp.br/leginf/resol/r5834m.htm">http://www.usp.br/leginf/resol/r5834m.htm</a>
Minha esperança é de que as coisas sejam rapidamente resolvidas para que o prejuízo que vem sendo causado por essa interdição de conhecimento pare de calar a voz da ciência. Esperemos o desenrolar dessa história”. Nós também esperamos, inclusive com direito de eleições democráticas e a volta da liberdade de expressão.

O prof. Osmir Nunes é Mestre pela ECA/USP, doutorando  Em História da Ciência, USP_<a href="http://www.usp.br/leginf/resol

/r5834m.htm"></a>

Palavras-chave: acervo lacrado, direito de expressão, divulgação científica, eleições diretas

Este post é Domínio Público.

Postado por ON | 2 usuários votaram. 2 votos | 1 comentário

Setembro 18, 2010

default user icon

Agosto 23, 2010

default user icon

Julho 12, 2010

default user icon

Junho 30, 2010

default user icon

Junho 01, 2010

default user icon
<< Anterior