Stoa :: Física para Farmácia :: Fórum

Autor Relatórios: observações rápidas
Ewout ter Haar
Ewout ter Haar

Abr 16, 07

Lendo os relatórios de vocês, algumas observações rápidas

  1. A respeito da corrente ser inversamente proporcional à distância entre os eletŕodos, ví várias vezes afirmações do tipo "como se vê na tabela, dimuinindo a distância, aumenta a corrente. Portanto a corrente é inversamente proporcional ao corrente". Mas isso não suficiente para se caracterizar algo como (inversamente) proporcional. Proporcionalidade é um conceito quantitativo: comprova se via um gráfico (observando a linearidade do gráfico) ou por uma continha rápida: se a causa aumenta duas vezes ("por um fator 2"), o efeito deve aumentar duas vezes também. No caso de um efeito que é inversamente proporcional à causa, temos que se a causa aumenta por um fator 2, o efeito diminui por um fator 2 (ou seja, cai pela metade).
  2. O mesmo problema existe com a palavra parábola: uma paráboa é uma curva específica: uma curva quadrátrica, y=x² e não uma curva qualquer. 
  3. Ainda tem gente fazendo gráficos com escalas muito inconvenientes de ler: uma escala onde 1 cm no papel corresponde a 2.5 unidades, não dá para ler! Já vi até um gráfico onde 7 cm correspondiam a 5 unidades. Com uma escala desses é impossível dizer com facilidade onde fica o ponto 3 por exemplo. Portanto: usem a regra de 1,2 ou 5: escolhem a sua escala assim que uma unidade do gráfico corresponde a 1 ou 2 ou 5 unidades da quantidade que está graficando (ou 10, 20 ou 50, 0,1, 0,2 ou 0,5 etc., é claro)
  4. Estamos dizendo: não façam "Introdução" porque uma exposição da teoria copiado da rede ou um livro texto não é útil para ninquém. Queremos relatórios escritos em suas palavras, com a sua voz, sobre o que aconteceu naquele dia. Mas também não pode começar imediatemente com a apresentação dos seus dados. Precisa situar o leitor: é necessário começar com o que e como mediram. 

Palavras-chave: fap0181, relatórios


<< Voltar aos tópicos Responder