Stoa :: Ewout ter Haar :: Blog :: A SBF e a política

março 05, 2010

default user icon
Postado por Ewout ter Haar

Muito estranho a "Nota da SBF sobre cooperação nuclear Brasil - Irã" que a entidade distribuiu antes de ontem via email entre os sócios e ontem colocou no site. 

Como discutido exaustivamente nos comentários no espaço de Luis Nassif, o Irã obviamente é signatário do tratado de nãoproliferação nuclear, como uma rápida visita a Wikipedia poderia ter confirmado.

O resultado do erro são especulações infrutíferas sobre eventuais motivos políticas. É claro que a SBF pode e deve ter posições sobre política, mas sempre no sentido da palavra como na expressão "políticas públicas" e não no sentido "política partidária".

Veja aqui para uma análise inteligente da política internacional brasileira neste assunto. (via Paulo Roberto de Almeida)

Atualizado 10/3/2010: Nota de Esclarecimento da Diretoria

 

Palavras-chave: sbf, wtf

Esta mensagem está sob a licença CreativeCommons Atribuição.

Postado por Ewout ter Haar

Comentários

  1. Antonio Candido escreveu:

    Realmente enigmática esta nota da SBF. Pedi esclarecimentos. Foi no mínimo mal redigida.

    Não faz sentido a SBF se manifestar baseada em boatos. Se ela não foi consultada oficialmente sobre uma possível cooperação, ela não tem nada a comentar sobre isto. Demonstrou despreparo e amadorismo.

    Antonio C. C. GuimarãesAntonio Candido ‒ sexta, 05 março 2010, 22:46 BRT # Link |

  2. Ewout ter Haar escreveu:

    Parece que houve mais pessoas que estranharam. Veja a nota de esclarecimento e alguns emails que receberam: http://www.sbfisica.org.br/forum/viewtopic.php?f=2&t=3

    Ewout ter HaarEwout ter Haar ‒ terça, 09 março 2010, 08:46 BRT # Link |

  3. Antonio Candido escreveu:

    Apesar do Esclarecimento, ainda ficou sem explicação o porquê da implicância da diretoria da SBF com o Irã em particular, sendo que há outras nações com as quais uma possível cooperação na área nuclear seria muito mais condenável, como por exemplo Índia, Paquistão e Israel. Todos eles detentores de armamentos nucleares, não-signatários do TNP e com históricos de conflitos internos e externos (incusive bélicos).

    Espero que usem esse fórum para mais (e outras) discussões.  O sistema atual de troca de mensagens entre associados, via boletins da SBF, é pouco ágil e inibe essa comunicação.

    Antonio C. C. GuimarãesAntonio Candido ‒ terça, 09 março 2010, 09:48 BRT # Link |

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.