Stoa :: Ewout ter Haar :: Blog :: O Weltanschauung de Sokal

agosto 16, 2009

default user icon
Postado por Ewout ter Haar

Este é uma palestra recente de Sokal (habilmente resumida aqui). É 38 minutos, o Sokal fala bem e com clareza, vale a pena assistir.

Não fiquei muito impressionado. A afirmação básica que o Sokal faz é: existe um Weltanschauung (visão do mundo, assim que wikipedia traduz worldview, fazer o que?) científico que inclui sobretudo respeito por fatos, evidências e observações. Os inimigos desta visão do mundo estão causando grandes prejuízos (veja por exemplo as negações de Bush de aquecimento global e a desastrosa política ambiental resultante).

Mas abrindo quase qualquer livro de Feyerabend traz evidências abundantes que não existe uma única visão "científica" do mundo. Sokal admite que cada ciência (note: não "a" ciência") tem os seus próprios métodos e critérios de validade (que não são fixos) mas ainda assim acha que existe uma "essência" de que é ciência, como conseguir resultados ou pensar "direito". Mas estou com Feyerabend neste ponto: a ciência e o processo de fazer ciência é diverso demais para ser capturado numa única metodologia ou "filosofia de ciência". Os exemplos na história da ciência de "visões de mundo" completamente incompatíveis um com o outro (entre ciências e dentro de uma ciência ao longo da história) são abundantes demais.

Claro que concordo com os ataques de Sokal a relativistas pós-modernas, defensores de homeopatia e outros impostores intelectualmente vazios. Mas ele vai longe demais ao querer substituir uma visão cínicamente relativista da ciência por uma visão rígida e normativa demais.

Esta mensagem está sob a licença CreativeCommons Atribuição.

Postado por Ewout ter Haar

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.