Stoa :: Ewout ter Haar :: Blog :: Simpósio FEP

maio 27, 2009

default user icon
Postado por Ewout ter Haar

Este é o endereço na Web para a apresentação sobre o projeto Stoa que dei no dia 27 de maio de 2009, no simpósio do FEP, o meu departamento do IFUSP.

  1. A Web é o sistema de informação mais bem sucedida da história da humanidade. É preciso entender porque aconteceu isto e usar e apropriar estas tecnologias para os nossos fins. No CEPA temos vários projetos que trazem tecnologia inspirado na Web para dentro da Instituição.
  2. Cada nova tecnologia leva a novas formas de expressão humana. A última revolução é a Web (não pdf, que é um mero equivalente de tinta no papel)
  3. É como um novo bebê, cheio de novas possibilidades, mas de notória incompetência em vários aspectos. É preciso aprender com acertos e erros
  4. É preciso pensar sobre os princípios que permitiram o sucesso da Web. Um princípio de arquitetura importante é: plataformas abertas, distribuídas e sem controle centralizado. Por exemplo, a Internet conecta servidores por meio de um protocolo simples e aberto. Isto levou a inovações muito boas como email, IM, Bittorrent, etc.
  5. A Web conecta documentos e levou a acesso à informação sem precedentes
  6. O princípio é: uma arquitetura distribuída e deixar inovação acontecer nas bordas da rede
  7. A Web Social deve fazer isto com pessoas mas é preciso pesquisar a melhor forma de fazer isto (Facebook e Orkut são centralizados e não servem para nossos fins)
  8. A grande questão é: como aplicar estas tecnologias dentro da instituição e para a educação.
  9. A Web Moderna está possibilitando cada vez mais que todos contribuem
  10. A Web está ficando participativa, tornando consumidores passivos em produtores ativos, com óbvias aplicações em educação.
  11. O Stoa quer trazer estas tecnologias para dentro da instituição, um espaço informal de aprendizagem, equivalente a praças públicas e lanchonetes (complementar a salas de aula). Aprendizagem é um processo social, além de cognitivo.
  12. Temos ferramentas para compartilhamento de arquivos
  13. para compartilhamento de ideias: blogs e comentários
  14. um perfil,
  15. ferramentas para facilitar a formação de grupos
  16. um wiki
  17. Vou apresentar os resultados, bons e ruins de 2 anos de operação. Conseguimos 9000 usuários, dos quais 1000 "ativos", fizeram 8000 posts, etc.
  18. São usuários muito mais jovens do que um uspiano típico
  19. Somos o décimo sub-domínio mais acessado da usp, somos responsáveis por da ordem de 20% das páginas indexadas da USP. A maioria destas visitantes vêm via Google
  20. Ao longo dos 2 anos temos crescidos razoavelmente
  21. Agora, focando somente no mês de abril, temos no top 10 de acessos 3 exemplos bons de conteúdo gerado pelos usuários
  22. primeiro,um post de uma médica, fazendo divulgação do trabalho dela. Os visitantes chegam via google, buscando por nódulo na tireoide por exemplo
  23. um comunidade em apoio a uma disciplina regular da USP
  24. e um relato pessoal de um assalto perto da US, mostrando a função "ombudsman" da plataforma.
  25. Mas nem tudo é uma maravilha: primeiro, a questão da moderação distribuída e como evitar "conferir valor ao que não tem".
  26. É preciso discutir com a instituição como um todo como inserir uma plataforma com um modelo de gestão sem controle central na instituição
  27. Um outro problema é a desigualdade observada da participação: grande parte da atividade na plataforma é feito por relativamente poucos. Se o objetivo é gerar muito conteúdo, tudo bem, mas se o objetivo é ser uma plataforma de aprendizagem, o critério de avaliação é a própria igualdade da participação: todos tem que (ter a chance de) participar.
  28. Vimos que no Stoa original não atraiu muita participação por parte dos docentes. Por isso começamos recentemente oferecer o Moodle, para dar ferramentas mais voltados para os docentes.
  29. Também não falei sobre os outros projetos de disseminação de conteúdo na Web do CEPA como efisica, ecalculo e o repositório de objetos de aprendizagem
  30. Resumo
  31. Obrigado

Palavras-chave: stoa

Esta mensagem está sob a licença CreativeCommons Atribuição.

Postado por Ewout ter Haar | 1 usuário votou. 1 voto

Comentários

  1. Benedito Ubirata da Silva escreveu:

    Boa Professor, valeu as apresentações. É um trabalho árduo, pois tem cheiro de ser bom, porém demanda tempo, e poucas pessoas no dia a dia, se sente entusiasmado em colocar parte de suas atividades para que algo vá pra frente e leve um pouco mais para o positivo o que a instituição tem a oferecer para sua comunidade em detrimento de fomentar Educação e Pesquisa, sem que haja patrocínio, estímulo externo, pedidos internos e etc. No entanto, vcs estão colocando uma alma digna de ser elogiada por muitos. 

    Agora pouco posso oferecer no que tange, as dificuldades técnicas, que devem ser muitas, mas só o fato de procurar uma diferenciação do que já existe no mundo da Internet, em termos de Redes Sociais, isso por si só já é um significante passo, que ainda poderá ser usado como modelo para outras instituições de diversos tipos de área de atuação que se sintam na necessidade de integralizar sua comunidade numa Rede Social via Web.

    E nisso, só posso salientar, que qdo no futuro um trabalho como de vcs pode vir a ser pioneiro e modelo, pois pouco se sabe de outras experiências semelhantes sem a idéia de buscar estímulo de fins lucrativos, e só baseado no processo atuativo da Instituição universidade, no qual o STOA se insere, isso por si só merece toda a nossa atenção em apreço e louvabilidade. E a Sociedade em geral, e nesse aspecto demonstro não só a nossa comuidade, ainda fará o resto que será dar também a louvabilidade de um ótimo trabalho, de implantação, implementação, e o melhor de instituição de uma rede Social, que pode oferecer muito nestes tempos de avanço tecnológico.

    No mais, com o tempo, a adesão de Docentes acabará acontecendo, porque mesmo sem o Stoa e tendo a Web, ainda existem professores, e professoras que ainda não perceberam  a força como ferramenta que a Web no geral pode ser em suas aulas, qdo a maioria perceber, aos poucos descobriram que dentro de nossos muros tem o que eles precisam, com a nossa cara, sem precisar vestir bandeiras e "ver banners as vezes nada interessantes" com os fins dos docentes a sua necessidade.

    Abraços, sinceros, e honestos e minhas desculpas por qualquer excesso, afinal o tópico 25 em diante, pra mim, eu acho que será também uma grande dificuldade. Mas sanando isso, já que os senhores resolveram documentar também, neles também antevejo que muita gente afins de fazer uma Rede Social ainda irá consulta-los. Pois eles também são de uma grande desafio implementativo, mas creio eu que aqui a medida que o tempo for passando tudo vá se adaptando e tomando a devida forma que merece, a Rede Social.

    Bom dia

    default user iconBenedito Ubirata da Silva ‒ quarta, 27 maio 2009, 04:54 -03 # Link |

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.