Stoa :: Ewout ter Haar :: Blog :: Como redirecionar o seu email @usp.br para um outro

março 12, 2009

default user icon
Postado por Ewout ter Haar

Recentemente comecei dar o meu email da USP, ewout@usp.br, em todas as circunstâncias em que era apropriado deixar claro a minha condição de "membro da comunidade USP". Como identificador este email é importante para mim e também gosto do fato que o servidor de email da USP é muito bem administrado (não vai sair do ar tantas vezes quanto o email da sua Unidade ou pior ainda, do departamento).

Mas não uso o sistema de ler email da USP. O novo webmail da USP é bem melhor do que o anterior mas prefiro a interface Web do Gmail, com a sua metáfora de conversas, funcionalidade de busca, etc. etc. 

No fundo, os nossos emails tem dois funcionalidades: primeiro como identificador e segundo como meio de receber mensagens. Felizmente, as funcionalidades de identificador e leitura de emails podem ser separadas. Veja como redirecionar email para @usp.br para o seu serviço de email preferido.

[Atualizado 14/32009: Nos comentários o Gabriel lembra que tem uma outra maneira de receber os seus emails da USP na interface do Gmail. Explico em baixo.]

Primeira alternativa: encaminhar

Primeiro, entre na sua conta do webmail e escolhe "Personalizar" (ou "Opções"):

Agora clique em "Redirecionamento":

Clique na frase "Encaminhamento...."

Preenche o email onde emails direcionados a seunome@usp.br serão encaminhados.

Segunda alternativa: buscar email usando POP

O Gmail (talvez outros serviços de webmail também) tem a possibilidade de carregar emails como se fossem o seu cliente no Desktop. Quando use o seu Outlook ou Thunderbird para buscar os seus email do servidor, está usando o protocolo POP. Pois bem, o Gmail pode funcionar como cliente do servidor de email da USP.

Na interface do Gmail, vá para Configurações / Contas / "Receber mensagens de outras contas". Clique no link "Adicionar uma conta de e-mail que você possui" e verá

Preenche o seu email da usp, e na próxima tela terá que preenher a sua senha do email da USP:

Pronto, agora o Gmail checará o seu email de tempos em tempos. 

Acho que prefiro usar primeiro método do redirecionamento, porque tenho a impressão que os meus emails chegam mais rápido. De um ponto de vista filosófico, me sinto melhor encaminhar email para Google do que dar as chaves da minha conta a Google que então vem fuçar na minha casa de tempos em tempos. Mas admito que é uma preocupação um tanto pedante.

Enviar e-mail como

Nos dois casos, e se usar Gmail, é interessante ainda fazer o seguinte passo. Em Settings / Accounts / "Send mail as" ("Enviar email como") adicione a mesma conta. Gmail vai mandar um email de confirmação a seunome@usp.br para você comprovar  que de fato é o dono deste email. A partir deste momento pode mandar emails usando o interface de Gmail, mas os destinatários vão achar que mandou usando o email da USP.

Palavras-chave: email, identidade

Esta mensagem está sob a licença CreativeCommons Atribuição.

Postado por Ewout ter Haar | 4 usuários votaram. 4 votos

Comentários

  1. Tom escreveu:

    Registrado no wiki

     http://wiki.stoa.usp.br/Como_redirecionar_seu_email_da_USP_para

    Esse é um tipo de informação que poderíamos começar a convencer o pessoal de T. I. da USP a colocar no StoaWiki, como você tem feito com o pessoal do IPTV USP. Sorriso

    default user iconTom ‒ quinta, 12 março 2009, 12:07 -03 # Link |

  2. Felipe Lobo escreveu:

    Se vc quer usar no gmail, tem um jeito melhor de fazer isso: direto pelo Gmail. Vá em "Configurações", depois "Contas". Adicione uma nova conta (que será, claro, essa do e-mail USP). Será enviado um e-mail de confirmação, para saber se o e-mail é, de fato, seu. Confirme, abrindo o e-mail usp e clicando no link. Pronto! Está configurado e você receberá os e-mails direto no Gmail. Aí você pode criar um filtro com o marcador USP, se quiser, para facilitar.

    default user iconFelipe Lobo ‒ quinta, 12 março 2009, 12:16 -03 # Link |

  3. Felipe Lobo escreveu:

    Ah, esqueci de dizer, mas uma das vantagens de se fazer isso é que vc não só recebe os e-mails da usp, como pode enviar e-mails usando esse endereço. Além da facilidade, essa é outra vantagem!

    default user iconFelipe Lobo ‒ quinta, 12 março 2009, 12:17 -03 # Link |

  4. Tom escreveu:

    Felipe, o Ewout explicou isso de forma sucinta no final do manual dele.

    E direto pelo Gmail vejo como os emails enviados para seu email @usp.br serem redirecionados para um outro...

    default user iconTom ‒ quinta, 12 março 2009, 12:23 -03 # Link |

  5. Ewout ter Haar escreveu:

    Felipe, de alguma maneira os emails tem que chegar nos servidores do Gmail. Para isto serve este manual: é necessário fazer o redirecionamento.

    Ewout ter HaarEwout ter Haar ‒ quinta, 12 março 2009, 12:39 -03 # Link |

  6. Gabriel Yoshiaki Hotta escreveu:

    "de alguma maneira os emails tem que chegar nos servidores do Gmail [...] é necessário fazer o redirecionamento."

     Outra opção é configurar o Gmail para acessar a conta POP3 do USP-mail. É só ir em Configurações > Contas > Obter e-mail de outras contas (Usando POP3) e preencher adequadamente os campos

     Qualquer dúvida, não hesite em perguntar.

    Gabriel Yoshiaki HottaGabriel Yoshiaki Hotta ‒ sábado, 14 março 2009, 01:31 -03 # Link |

  7. Ewout ter Haar escreveu:

    Valeu, Gabriel, tem toda razão. Será que foi isto que o Felipe queria dizer? Atualizei o post para explicar esta alternativa.

    Ewout ter HaarEwout ter Haar ‒ sábado, 14 março 2009, 12:04 -03 # Link |

  8. Leonardo Silva Amaral escreveu:

    Ewout, minha pergunta é: Quando o pessoal da TI da USP vai tomar vergonha na cara e colocar SSL (Ainda que auto assinado) no IMAP/SMTP? Primeiro que quando você usa a USPNET para ler seu email, qualquer espertinho rodando ettercap + tcpdump pega o que você tá fazendo, e sem nenhuma camada de criptografia em lugar algum, ai que qualquer um lê seu email mesmo. 

     

    Fora também que o Gmail só "simula" o envio pela sua conta, porque quando você tenta registrar o SMTP da USP no Gmail, ele não aceita porque a USP não tem SSL no SMTP, e ai não consigo fazer envio de mensagens pelo MTA da USP, mas somente "falsificando" cabeçalho. Não que isso seja muito problemático, mas é um saco eventualmente cair num antispam mais "nervoso" por conta disso (Ainda mais com: usp.br. 21600 IN TXT "v=spf1 ip4:143.107.0.0/16 ip4:200.144.160.0/19 -all")

    Leonardo Silva AmaralLeonardo Silva Amaral ‒ sexta, 28 outubro 2011, 10:22 -02 # Link |

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.