Stoa :: Ewout ter Haar :: Blog :: Como aplicar uma prova online usando Google Docs

setembro 28, 2008

default user icon
Postado por Ewout ter Haar

Quase um ano atrás já expliquei como usar as "planilhas dentro do seu navegador" do Google Docs para divulgar de uma maneira conveniente as notas dos seus alunos (ou outras informações). Semana passada apliquei uma provinha via Web para os meus alunos. É espantoso como ficou fácil fazer isto sem usar software especializado. Com algumas limitações dá para preparar a provinha usando somente software "off the shelve", no caso, o Google Docs.

É claro que isto implica limitações graves ao tipo de pergunta que pode ser formulado. Somente alguns tipos de respostas  são permitidos por exemplo e não é fácil para alunos "mostrar as contas" por exemplo. Uma outra limitação é inherente ao formato Web: como vai impedir os seus alunos usar todos os recursos disponíveis na Web para responder as suas questões? É melhor desenhar as sua prova para que avalie conhecimento e não meros fatos. E também não tem como impedir a "colaboração" entre alunos via os meios de comunicação disponível. Paradoxalmente, por não ser  feito especificamente para o ensino, este tecnologia força o uso de uma pedagogia menos convencional ou  instrucional

1. Abrir a planilha e fazer questões

Hoje em dia, o Google Docs tem um item no menu especial para a criação de um formulário. Vai começar Imediatamente escrevendo as questões. Os tipos de pergunta são texto (respostas textuais curtos), texto de parágrafo (respostas mais longas), múltipla escolha, caixas de seleção (permite respostas com mais do que uma escolha), escolha de uma lista e uma escala (para simples respostas numéricas).  

2.  Aplicar a prova

Pode mandar o URL do formulário para os seus alunos via email, ou disponibilizar o mesmo em algum fórum. A seguinte figura mostra o que os alunos vão ver. Não é necessário para os alunos ter uma conta Google. Para associar respostas a alunos, simplesmente inclui uma questão pedindo o nome, número USP e email.

Talvez seja uma boa idéia orientar os alunos salvar as suas respostas num editor de texto temporariamente, para evitar eventuais problemas na hora de mandar o formulário.

3. Corrigir as respostas

É deste maneira que as respostas chegam à planilha associado ao formulário:

Realmente senti falta de uma maneira mais fácil de dar feedback. Tive que colar manualmente as respostas no meu cliente de email e escrever os meus comentários inline.  Seria muito bom se o formulário tivesse uma pergunta especificamente para o email e se tivesse uma integração melhor com Gmail.

 

Palavras-chave: fap0459, Google Docs, provas

Esta mensagem está sob a licença CreativeCommons Atribuição.

Postado por Ewout ter Haar | 1 usuário votou. 1 voto

Comentários

  1. Ana escreveu:

    Prof. Ewout;

    O senhor deve ser o único ou um dos poucos professores que aplica uma prova tão moderna na USP, geralmente muitos professores e até funcionários têm uma certa resistência em aprender sobre novas tecnologias ou novos meios de interagir com os alunos. Em faculdades particulares os professores fazem tudo via web e nenhum reclama porque pode por seu emprego em jogo, agora as pessoas com empregos estáveis, não tem atitudes pró-ativas, não buscam atualizar-se, pois não se sentem ameaçadas, isso acaba complicando, pois se a universidade não acompanha as mudanças tecnológicas e organizacionais do mundo moderno e fica com aquela burocracia, monte de papel, um jogando para o outro, tem gente que tem até máquina de escrever ainda rsrs, a universidade acaba perdendo muito, pelo menos nos lados administrativo e acadêmico.

    Tem pessoas que até tem boa vontade em querer aprender, mas não recebem verbas de treinamento, não pode contar com o apoio da chefia, isso acaba dificultando. Tem outras que tem o conhecimento, sugerem mudanças, mas não são ouvidas, não há flexibilidade, as pessoas acham que o jeito antigo funciona e não se predispõe para encarar o novo.

    default user iconAna ‒ quarta, 01 outubro 2008, 11:32 -03 # Link |

  2. escreveu:

    Creio que é possível, utilizando-se de alguns recursos da teoria dos jogos, preparar uma prova online, mesmo contando com a colaboração dos alunos.  O link http://professordaru.blogspot.com/2009/03/utilizacao-do-google-docs-para-provas.html possui meus comentários sobre a prova on-line e como tratei da questão da nota (que o aluno recebe na hora), como codificá-los na prova (que ainda creio pode-se melhorar) e como permitir os alunos postarem mais de uma resposta e mesmo assim contribuir para o seu crescimento intelectual.  

     

    At.te,

     

    Darú. 

    default user icon ‒ domingo, 29 março 2009, 13:02 -03 # Link |

  3. Nathalia Sautchuk Patricio escreveu:

    Na minha turma, usamos o Google Docs (documento) para resolver listas de exercícios e resumos das disciplinas e tem funcionando muito bem para nós. Fazemos isso colaborativamente e, muitas vezes, com uma janela de chat aberta com todos. Ai discutimos o que achamos e colocamos no Google Docs a solução.

    Como eu faço um curso quadrimestral, então sempre ao fim de cada módulo de aula fazemos um questionário para gerar um relatório para apresentar aos professores nos conselhos de classe e na CCQ (comissão dos cursos quadrimestrais). E para isso resolvemos usar esse ano, o Google Docs (planilha) para a aplicação dos questionários para a turma. E vem funcionando bem, aliás o pessoal elogiou usar isso ao invés do papel que era utilizado antes.

    Hoje em dia, existem muitas opções para apoiar o aprendizado, basta ter um pouco de criatividade para achar uma solução!

    Nathalia Sautchuk PatricioNathalia Sautchuk Patricio ‒ domingo, 29 março 2009, 13:24 -03 # Link |

  4. escreveu:

    Sou professor de Informatica "PROFESSOR TIM"

    Depois dos cometarios do professor Ewout ter Haar "Como aplicar uma prova online usando Google Docs" confesso que comecei a aplicar e aprendi muito, aproveito a oportunidade para agradecer-te,e todos os meus alunos utilizam os formulários de uma forma clara e objetiva.

    Utilizo o Google Doc para fazer estatisticas com meus alunos.

    Acessem meu site professortim

    Meu e-mail: professortim@fgtech.net.br


    Abraços

     

     

    default user icon ‒ sexta, 13 agosto 2010, 16:59 -03 # Link |

  5. escreveu:

    Sou professor de Historia na rede estadual e já aplico provas on line desde 2011 com os formulários Google Docs. Em meu blog www.historiadebate.blogspot.com.br ficam postadas minhas avaliações e seus resultados no Ensino Médio foram muito bons. Concordo com alguns colegas que este tipo de avaliação pode levar os alunos a colaborarem na hora de perguntar uns aos outros o que responder na prova, mas este tipo de interatividade veio para ficar e acredito que se os bons alunos compreendem o valor prático que estas provas trazem à sua aprendizagem então alcancei meu objetivo pedagógico. Este trabalho é objeto de uma monografia que estou realizando dentro do curos Midias na Educação.

    default user icon ‒ domingo, 17 fevereiro 2013, 18:54 -03 # Link |

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.