Stoa :: Ewout ter Haar :: Blog :: Como registrar o seu próprio domínio

agosto 28, 2008

default user icon
Postado por Ewout ter Haar

É interessante ver os efeitos da internet na sociedade de uma maneira abstrata, mas conhecimento não vale nada se não pode colocar na prática as idéias. Segue então, em forma de receita, como registrar o seu domínio e começar a oferecer um serviço na Web.

Resumindo: 1. verficar disponibilidade 2. contratar serviço de hospedagem e 3. registrar o nome.

Verifcar disponibilidade

A primeira coisa a fazer é ter uma idéia (mesmo que seja vaga) para que vai usar o seu serviço Web e ver se o seu nome do domínio pretendido ainda está disponível. Para domínios .com.br, verifique a disponibilidade no Registo.br. Para outros domínios, verifique em qualquer um dos registrantes internacionais. Recomendo fazer via Google, por ser simples e em português (clique em  "Desejo comprar um nome de domínio"). Verificado a disponibilidade, vamos primeiro conseguir hospedagem e depois voltamos no registrante para terminar a compra do domínio.

Contratar hospedagem

Para "estar na Web" é preciso ter acesso a um computador conectado à internet. Mas o seu computador de casa não serve, por razões de confiabilidade e por que o seu proveder de acesso à internet não vai coloborar (o seu micro de casa deve ter IP dinâmica e largura de banda para upload pequena). Precisamos então contratar um serviço de hospedagem. Para começar, pode usar um serviço grátis. Se falar inglês, recomendo (mas aviso: conheço pouco temp) o serviço http://www.000webhost.com/ . Neste serviço, criar um conta e crie um "site" é muito simples e imediato. Para qualquer serviço de hospedagem, é necessário tomar nota dos nomes dos servidores DNS (servidor de nome. Neste caso, é ns01.000webhost.com e ns02.000webhost.co. Procure para o seu hospedagem quais os servidor de nomes deles, que vai precisar no próximo passo.

Registar o domínio

Finalmente, vamos registrar o domínio. No caso de um domínio .com.br faremos isto no registro.br. O primeiro passo é se cadastrar e se logar no site. Use uma senha boa!  O seu cadastro no registro.br é um dos mais importantes porque aqui vai poder controlar o seu domínio. Uma vez logado, escolhe a opção "Novos domínios" / Pessoa Física. Após aceitar o contrato, preenche o formulário. Use os dois nomes dos servidores de nome que pegou no passo anterior. Se tudo deu certo, requisições para oseudominio.com.br vão ser servidos pelo seu serviço de hospedagem do passo 2 dentro de uma hora.

Esta mensagem está sob a licença CreativeCommons Atribuição.

Postado por Ewout ter Haar

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.