Stoa :: USP Eventos :: Blog :: Seminário "Wikipedia in Higer Education" dia 10 de outubro 14h

outubro 02, 2011

user icon
Segunda-feira dia 10 de outubro às 14h o Barry Newstead e Jessie Wild, da Wikimedia Foundation (a organização que apoia Wikipedia) visisitam a USP para falar sobre um programa da fundação que visa incentivar contribuições a Wikipédia  por parte de docentes e estudantes universitários.

O encontro será hospedado pelo Centro de Competência em Software Livre, no Auditório Jacy Monteiro no IME.

Veja as informações do seminário (pdf):

10 DE OUTUBRO DE 2011

Wikipedia in Higher Education

Barry Newstead & Jessie Wild
The Wikimedia Foundation

Auditório Jacy Monteiro, IME-USP

14 HORAS

RESUMO:
A Wikimedia Foundation tem se dedicado a uma parceria com instituições universitárias nos EUA, Inglaterra, Canadá, Alemanha e Índia, além do Brasil, para promover o uso didático da Wikipédia como plataforma de criação de conteúdo por estudantes universitários. O site, o 5° maior do mundo, tem sido largamente utilizado como material didático em todos os níveis de ensino e especialidades no Brasil e no mundo, mas nem sempre seu conteúdo é confiável e de qualidade. Como quem faz a Wikipédia são seus próprios usuários, essa é uma excelente oportunidade para desenvolver competências e habilidades em escrita, pesquisa e conteúdo pelos estudantes - que vêem seu trabalho sendo utilizado por milhares de leitores. O encontro apresentará o Global Education Program da Wikimedia Foundation e seus resultados preliminares

ABSTRACT:
The Wikimedia Foundation works in partnership with institutions of higher learning around the world to promote the use of Wikipedia as platform for content creation by students. The Global Education Program's vision is to mobilize and empower the next generation of human knowledge generators to contribute to Wikimedia projects. It incorporates the editing of Wikipedia into university and college syllabi and has classes currently being conducted at universities in the US, Canada, India and Brazil. As the 5th largest website in the world, Wikipedia is established as one of the most important places in society to research information, and as such, the participation of university students and faculty in creating high quality content is essential to the sharing of all knowledge in both Portuguese and English. The meeting with present the Global Education Program and its preliminary results and opportunities.

BIOS:

Barry Newstead, Chief Global Development Officer