Stoa :: USP Eventos :: Blog :: Reunião com representantes da Fundação Wikimedia 18 de janeiro, 14h no auditório do CCE

janeiro 03, 2011

user icon

Dia 18 de janeiro às 14h representantes do Wikimedia Foundation [1] estarão na USP para discutir a interação entre a Universidade e Wikipedia e outros projetos da Fundação Wikimedia. 

Será uma ótima oportunidade para conhecer os projetos da Fundação Wikimedia na área educacional, acesso livre ao conhecimento, recursos educacionais abertos e construção colaborativa de conhecimento. Por outro lado, teremos a oportunidade de apresentar o nosso trabalho nestes áreas e promover uma troca de ideias sobre como inserir Wikipedia et al. na cultura acadêmica.

Todos os interessados em conhecimento livre e desenvolvimento colaborativo de conhecimento e pesquisa  estão convidados a participar. Por favor, envie este convite para os seus contatos (mande o link http://stoa.usp.br/eventos/weblog/85252.html ). Veja embaixo um formulário para confirmar a sua presença ou clique aqui

Nós nos veremos dia 18 de janeiro próximo, às 14h no auditório do Centro de Computação Eletrônica da USP (CCE) [2].

Ewout ter Haar - IFUSP

Local

O CCE fica perto da escola politécnica 


Exibir mapa ampliado

Confirme sua presença

Mais Informações

Confirmaram presença Mr Kul Takanao (http://wikimediafoundation.org/wiki/User:Kul , "Head of Business Development at WMF") e  Jessie Wild (Gestora de Projetos Especiais)

 

Veja as biografias do Kul e Jessie

Kul Wadhwa

Wikimedia Foundation/Wikipedia

Diretor Administrativo

 Kul Wadhwa trabalha na Wikimedia Foundation desde Janeiro de 2008, com foco em projetos estratégicos para o crescimento da Fundação, como parcerias estratégicas com empresas, marketing  e desenvolvimento de novas plataformas como celulares e outras. Tais projetos visam a implementação dos goals da Fundação em relação a distribuição e desenvolvimento de conhecimento no mundo e são suportados por parcerias estratégicas como as desenvolvidas pelo Sr. Wadhwa com empresas como Orange, Bertelsmann, NTT, Apple, Facebook, Cisco e Google, entre outras. Adicionalmente ele suporta iniciativas como a Wikipedia’s Global Citizenship e projetos para o desenvolvimento de comunidades locais, como os Wikimedia Chapters.

 Antes de unir-se a Wikimedia Foundation, Sr. Wadhwa deteve inúmeras posicoes em empresas de tecnologia empreendoras. Ele trabalhou no time de desenvolvimento da start-ups Cybertrust Japan, sendo responsável por levantar substancial financiamento para tal firma. Sr. Wadhwa também trabalhou em posicoes seniors nas empresas  B.U.G., Inc. Japan, Pangea2, e como um consultante internacional de estratégia, desenvolvimento negócios na Asia, Europa e Américas. Sua experiência também inclui o desenvolvimento de negocios na Universidade de Stanford. Kul iniciou sua carreira como pesquisador na área de economia para a Rand Corporation em Los Angeles.

 Sr. Wadhwa realizou apresentacoes no mundo inteiro, tendo sido “keynote speaker” em conferencias como Global Business Dialogue, Stanford University Professional Courses, e da conferencias internacionais da industria de celulares. Ele serve como conselheiro em diversas iniciativas, como a Wiki Education Initiative e o projeto Escolinhas.pt – um projeto focado no uso da tecnologia wiki no ensino de crianças.

Kul graduou-se Universidade de Stanford, onde também realizou seu mestrado.

Jessie Wild

Wikimedia Foundation/Wikipedia

Gestora de Projetos Especiais

 

Jessie Wild trabalha na Wikimedia Foundation desde 2010, após servir como consultora externa para a fundação por muitos meses.  Ela trabalha como Gestora de Projetos Especiais no departamento de Desenvolvimento Global – formado por um time compromissado a encorajar o crescimento das comunidades Wikimedia ao redor do mundo e principalmente nos países do Sul. Jessie contribui com uma serie de iniciativas em lugares como Índia, Brazil, países do Norte da África, entre outros; suporta o desenvolvimento das estratégias para celulares e offline; orquestra o relacionamento com Universidades e com a comunidade de Recursos Educacionais Abertos; entre outros.

Antes de unir-se a Wikimedia Foundation, Jessie trabalhou no grupo de cunsultoria Bridgespan Group em São Francisco e, alem de trabalhar com projetos de educação e focados em jovens, fez parte do time que liderou o processo de planejamento estratégico na WMF.  Antes disso, Jessie trabalhou como consultora estratégica na Bain & Co. em Chicago, onde focou-se em diversas industrias, como a de produtos ao consumidor, servidos de saúde, financeiros e de investimento. Jessie graduou-se na Universidade de Indiana, onde estudou Politicas Publicas e Negócios Internacionais.

 

Palavras-chave: wikimedia, wikipedia

Postado por Ewout ter Haar em USP Eventos | 2 usuários votaram. 2 votos

Comentários

  1. Alexandre Hannud Abdo escreveu:

    Muito legal Ewout, nos vemos lá... grande abraço e um ótimo 2011!

    Alexandre Hannud AbdoAlexandre Hannud Abdo ‒ quarta, 05 janeiro 2011, 04:25 BRST # Link |

  2. Ewout ter Haar escreveu:

    Neste instante (sexta-feira 10h15) temos 61 inscritos. Algumas das sugestões de pauta incluem

    • "...como a USP pode contribuir com a Wikipedia.",
    • "Integração  do  Open Access da  USP com  a  Wikipedia",
    • "Confiança e Reputação dos documentos na construção colaborativa de conhecimento", 
    • "Recuperação de informação nos repositórios educacionais Integração",
    • "Desafios para o futuro da Wikipedia", "...parcerias com universidades",
    • "... novas formas de ensino ... e a importância destas tecnologias para o ensino.",
    • "...colabora ...com por exemplo o Wolfram Alpha.",
    • "Utilização da tecnologia Wiki para acelerar o desenvolvimento de pesquisas...",
    • "...extensão do conhecimento acadêmico"

    Temos as seguintes propostas de apresentações (em ordem de chegada)

    Alexandre Hannud Abdo (5min)
    "Acho que há dois assuntos naturais: colaboração da universidade na difusão de conhecimento em projetos wiki e colaboração da universidade na produção de conhecimento em projetos wiki.

    Gostaria de apresentar três exemplos sugestivos de produção científica em wikis - o famoso polymath e dois projetos de pesquisa em que estou trabalhando - que apontam para alguns desafios institucionais, mas igualmente apontam o potencial dessa forma de colaboração científica."

    Artur Matuck (10 min)
    Geraçao de Conhecimento, Inteligencia Artificial e Propriedade Intelectual

    Barbara Dieu (5min)

    wilma madeira (5min)
    Saúde na Internet, redução da assimetria informacional e construção de autonomia.

    Diego Rabatone Oliveira (3 min)
    Os estudantes da Escola Politécnica possuem um projeto de produção colaborativa de material didático baseada num sistema Wiki. O projeto se chama Cadernoteca (http://bighead.poli.usp.br/cadernoteca). É um projeto que já possui 4 anos e acho que poderia ajudar um pouco neste contexto de aproximação da Wikimedia com as Universidades.

    Luli Radfahrer (5min)
    Recursos para uso em aulas e disponibilização do conteúdo para a comunidade.

    Equipe StoaEwout ter Haar ‒ sexta, 14 janeiro 2011, 10:18 BRST # Link |

  3. Ricardo di Lazzaro Filho escreveu:

    Muito legal!!! Mas deveria ter sido mais divulgado.. fiquei sabendo só agora pelo twitter da USP. Haverá mais algum evento com a wmf? Parabéns pela iniciativa

    Ricardo di Lazzaro FilhoRicardo di Lazzaro Filho ‒ terça, 18 janeiro 2011, 14:35 BRST # Link |

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.