Stoa :: USP Eventos :: Blog :: Martha Schteingart faz três conferências em novembro no IEA sobre pesquisa urbanística, cidades, moradia e meio ambiente na América Latina

outubro 29, 2010

user icon

Martha Schteingart, uma das mais importantes urbanistas da América Latina, fará uma série de três conferências no IEA em novembro, organizadas pelo convênio entre o IEA e o Colégio do México, instituição onde é pesquisadora do Centro de Estudos Demográficos e Urbanos.

A programação é coordenada por Maria Ligia Coelho Prado, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e coordenadora do convênio. As conferências serão feitas em espanhol, sem tradução, com início sempre às 15h, no Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA (veja a localização). Quem não puder comparecer poderá acompanhá-las na web em www.iea.usp.br/aovivo.

Os temas das conferências da pesquisadora mexicana são:

dia 16 — A Pesquisa Urbana no México e na América Latina. Orientações Teóricas e Temas Relevantes;

dia 18 — A Divisão Social do Espaço e a Habitação Popular nas Cidades Latino-Americanas. Aspectos Teórico-Metodológicos e Resultados de uma Pesquisa para as Principais Metrópoles Mexicanas;

dia 23 — Cidade e Meio Ambiente. Expansão Urbana e Impacto Ambiental na Cidade do México.

Martha Schteingart é professora e pesquisadora no Centro de Estudos Demográficos e Urbanos do Colégio do México desde 1975. É também pesquisadora do Sistema Nacional de Investigadores do México e membro do Comitê Consultivo do Escritório do Ombusdman de Questões Ambientais e Urbanas do Distrito Federal do México. Ela pesquisou e lecionou em várias universidades na Europa, EUA e América Latina. Possui 22 livros publicados, mais de 140 capítulos de livros, artigos em jornal e comentários sobre terra urbana e habitação, divisão social, segregação, pobreza, políticas sociais, serviços, transporte e meio ambiente. Sua extensa atividade de pesquisa tem influenciado o trabalho de instituições acadêmicas, governos, empresas privadas, organizações da sociedade civil e outras pessoas envolvidas no campo dos assentamentos humanos dentro e fora da América Latina. Em 2007, recebeu o Prêmio Habitat das Nações Unidas.

Este post é Domínio Público.

Postado por Mauro Bellesa em USP Eventos