Stoa :: Eliezer Muniz dos Santos :: Blog :: QUEM VAI ENSINAR E O QUE AOS ALUNOS DO SÉCULO XXI

junho 21, 2011

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Uma sala de aula com carteiras enfileiradas diante de um quadro negro. Os alunos, calados, prestam atenção no professor. Memorize esta cena: ela está com os dias contados. A entrada das novas tecnologias digitais na sala de aula criou um paradigma na educação: como tais ferramentas, que os alunos, não raro, já dominam, podem ser aproveitadas por professores que, frequentemente, mal as conhecem? As escolas têm, pela frente, um desafio e uma oportunidade. O desafio: formular um projeto pedagógico que contemple as inovações tecnológicas e promova a interatividade dos alunos. A oportunidade: deixar para trás um modelo de ensino que se tornou obsoleto no século XXI. O novo aluno é o responsável por esta mudança. Por ter nascido em um mundo transformado pelas novas tecnologias, ele exige um professor e uma escola que dialoguem com ele, e não apenas depositem informações em sua cabeça. E mais: ele quer ser surpreendido. Tarefa difícil, pois o jovem estudante de hoje encontrou, na internet, uma fonte de informações nunca antes existente. Livros, almanaques e enciclopédias eram as principais ferramentas de pesquisa até o início da década de 90, quando os computadores começaram a chegar às residências do país. Agora, com um clique, ele pode acessar todas as enciclopédias do mundo. O que muda com isso é, em primeiro lugar, o papel do professor. "É um momento difícil para o educador, pois o modelo de ensino que ele aprendeu era baseado no poder que ele representava na sala de aula, típico de uma sociedade mais passiva que a de hoje", diz Andrea Ramal, doutora em Educação pela PUC-Rio e diretora executiva da Instructional Design Projetos Educacionais. Mas o novo aluno, segunda Andrea, é diferente: "Ele quer participar, quer fazer suas próprias escolhas. Os professores têm que se reinventar". Para ela, o professor não pode mais ser uma figura autoritária: ele precisa ser capaz de aprender com os educandos e de admitir que não tem todas as respostas. O que dizem os especialistas: Educadores em educação e novas tecnologias concordam em ao menos um ponto: a internet não substitui o professor, mas o complementa. "Navegar muito não é aprender muito. Você pode não se aprofundar em nada" (José Manuel Moran - Professor da ECA - USP) "A Sociedade ainda critica professores que propõe novas ideias" (Andrea Ramal, Diretora Executiva da Instructional Design) "Como ferramenta de aprendizado, o You Tube é cada vez mais importante" (Marc Prensky, Consultor Educacional e Designer de Jogos Educativos) "O papel do professor mudou muito, mas continua essencial" (Linda Arasim, Professora da Universidade da Simon Fraser, em Vancouver no Canadá) As palavras de Andrea encontram eco fora do Brasil. O americano Marc Prensky, um dos principais consultores educacionais dos Estados Unidos e designer de jogos educativos, afirma ser necessária uma nova relação entre professor e aluno, baseada em uma parceria: "O estudante faz aquilo que tem de melhor (como buscar informações e usar as tecnologias para criar algo novo), e o professor, por sua vez, também faz o seu melhor, que é orientar reflexões, avaliar o comprometimento dos alunos e criar um contexto favorável". Por "contexto favorável" entenda-se uma nova pedagogia: algo como deixar que os alunos aprendam por seus próprios caminhos, mas com a orientação do professor. Se o papel do educador está em transformação, as escolas também vivem um período de transição. Elas precisam se adequar não só ao novo aluno, mas também à nova formação de seu corpo docente. "A internet tornou o aluno mais livre. Ele pode aprender em qualquer lugar, a qualquer hora. A escola já sabe disso, mas ainda é muito tradicional, pois resiste à mudança inevitável", acredita o espanhol José Manuel Moran, professor da Escola de Comunicação e Artes da USP. Mas para mudar não basta trocar o quadro negro pela lousa digital: é preciso ir além e inovar na forma de ensino, pois, como acredita Moran, a internet e as novas tecnologias são um ponto de partida. Nunca de chegada.

Reflexão e Ação  - Artigo veiculado no portal do Colégio Passo Seguro – São Paulo, 2011.

http://www.passoseguro.com.br/ps/ 

Palavras-chave: docencia, educação, escola, filosofia da educação, mídias móveis, pedagogia, tecnologia digitais

Este post é Domínio Público.

Postado por Eliezer Muniz dos Santos

Comentários

  1. rosana. escreveu:

    O texto é ótimo.......

    alem disso podes me ajudar com o contato da professora Andréa Ramal?

    agradeço

    Rosana

    default user iconrosana. ‒ segunda, 29 outubro 2012, 15:22 -02 # Link |

  2. Eliezer Muniz dos Santos escreveu:

    Infelizmente não, apenas postei pq tb gostei do artigo, rs

    Eliezer Muniz dos SantosEliezer Muniz dos Santos ‒ sábado, 03 novembro 2012, 14:54 -02 # Link |

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