Stoa :: Prof. Erikson Furtado, FMRP :: Blog

Fevereiro 05, 2012

default user icon

Recomendo o link abaixo para informação sobre a importância de modalidades de tratamento não-medicamentoso, mais precisamente psicoterapias, em especial a terapia comportamental, para o tratamento do Transtorno por Deficit de Atenção e Hiperatividade, o TDAH.

http://www.medscape.com/viewarticle/753498?src=mp&spon=12

Postado por Prof. Erikson Furtado, FMRP | 0 comentário

Maio 20, 2010

default user icon

Prezados,

Hoje, 20/05/2010, alcançamos 115 assinaturas de apoio ao Prof. Raul Gorayeb, atendendo ao chamado que fizemos em solidariedade e atentos a um processo de corrupção de valores contra o qual é nossa obrigação se manifestar.

Muito obrigado a todos, e vamos prosseguir incluindo mais assinaturas!

Este post é Domínio Público.

Postado por Prof. Erikson Furtado, FMRP | 0 comentário

Maio 06, 2010

default user icon

Prezados,

O Prof. Raul Gorayeb, coordenador do Centro de Referência da Infância e Adolescência da UNIFESP, foi afastado da direção do CAPSi da Sé, na cidade de São Paulo. Ele relatou que foi pressionado a produzir internações desnecessárias de menores usuários de drogas.

Vejam também o teor da entrevista no portal G1 (com vídeo):

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/04/psiquiatra-afirma-sofrer-pressao-para-internar-menores-da-cracolandia.html

Considero um assunto muito grave, que atenta contra valores éticos que construímos ao longo de anos de lutas para constituir os princípios que norteiam a atual política de saúde mental, com atenção a direitos humanos básicos e critérios técnicos que consideram o paciente em sua dimensão humana.

Peço a ajuda de todos para manifestar apoio ao Prof. Raul Gorayeb e protesto contra as atitudes que foram tomadas. Aos que desejam se manifestar, podem colocar seus nomes na lista no seguinte link:

http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/6100

Vamos apoiar o Raul Gorayeb e declarar nossa insatisfação com esse rumo de retrocesso na visão humana do paciente psiquiátrico e na ingerência sobre o papel dos profissionais de saúde mental e corrompimento de valores éticos.

Agradeço a todos pela ajuda,

Erikson Furtado

Palavras-chave: cracolandia, internação psiquiátrica, menores, protesto

Este post é Domínio Público.

Postado por Prof. Erikson Furtado, FMRP | 2 usuários votaram. 2 votos | 1 comentário

Abril 07, 2010

default user icon

Esta segunda-feira, dia 05 de Abril de 2010, iniciamos mais uma edição do curso de pós-graduação "Toxicologia Comportamental e Farmacodependências", da FCFRP-USP.

Estamos com um grupo muito simpático de alunos e que promete apresentar um ótimo trabalho.

O curso é rápido, mas pode ser muito bem aproveitado.

Especialmente se os alunos se habituarem a usar os recursos do Moodle.

No último dia do curso teremos um convidado especial, o Prof. Dr. Mário Juruena, que irá apresentar uma aula sobre "Aspectos psiquiátricos das intoxicações por chumbo".

Grande abraço,

EFF

Este post é Domínio Público.

Postado por Prof. Erikson Furtado, FMRP | 0 comentário

Janeiro 25, 2010

default user icon

Prezados,

Retorno ao blog do STOA em 2010.

Gostaria de comunicar que estou no TWITTER (eriksonfurtado) também. Não sei se vou conseguir me comunicar tanto quanto é possível com os novos meios disponíveis.

Aos alunos antigos e novos, colaboradores e interessados, um Feliz 2010 e promessas de um ano fértil de bom trabalho!

Erikson Furtado

Este post é Domínio Público.

Postado por Prof. Erikson Furtado, FMRP | 0 comentário

Agosto 21, 2009

default user icon

Informo aos alunos do curso de PG - Farmacodependencias, que alguns artigos necessários para discussão nas próximas aulas foram postados no link "arquivos" do MOODLE. Por favor, verifiquem.

EFF

Este post é Domínio Público.

Postado por Prof. Erikson Furtado, FMRP | 2 comentários

Julho 29, 2009

default user icon

Hoje, 29 de Julho, iniciamos a edição de 2009 da disciplina de pós-graduação RSM-5763 Modelos de vulnerabilidade para farmacodependências.

Comunico que está disponível no Moodle o acesso à disciplina para os participantes.

Este post é Domínio Público.

Postado por Prof. Erikson Furtado, FMRP | 0 comentário

Maio 24, 2009

default user icon
Nesta sexta-feira, dia 22 de Maio de 2009, foi realizado o primeiro treinamento em intervenções breves para gestantes, desenvolvido pelo PAI-PAD.Trata-se de um treinamento-piloto, para avaliação de um modelo de intervenções breves específico para aplicação em mulheres gestantes, que deverá ser disseminado entre as equipes já treinadas pelo PAI-PAD.Participaram deste treinamento-piloto profissionais de saúde, das cidades de Serrana e Ribeirão Preto, do estado de São Paulo.A equipe do PAI-PAD responsável pelo desenvolvimento deste novo módulo de treinamento é formada pelas psicólogas, Poliana Aliane e Joseane de Souza, e pela enfermeira Larissa Esper.O novo módulo tem uma carga horária de oito horas de duração, com duas aulas, cada uma seguida de uma atividade grupal, com discussões e dinâmicas. Materiais de apoio e folhetos para utilização nas intervenções estão sendo desenvolvidos e estarão disponíveis em breve.O modelo de intervenções breves para gestantes em desenvolvimento pelo PAI-PAD é objeto de pesquisa de avaliação, sob a forma de um ensaio clínico, que deverá envolver cerca de 800 gestantes no estudo. O projeto de pesquisa, ensaio clínico, tem financiamento do CNPq, através do Edital de Saúde Mental de 2008.O PAI-PAD é financiado pela Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo e mantem convênio com o Ministério da Saúde.

Palavras-chave: gestantes, intervenções breves, PAI-PAD, prevenção, treinamento, uso de álcool

Este post é Domínio Público.

Postado por Prof. Erikson Furtado, FMRP | 0 comentário

Maio 21, 2009

default user icon

De 19 a 21/05/2009, ou seja, até hoje, ocorreu o treinamento de gestores, do PAI-PAD, ministrado pelo Prof. Dr. Erikson Furtado, para representantes de Secretarias Municipais de Saúde de Taubaté, São José dos Campos, Pindamonhagaba, Jacareí, Santo Antônio do Pinhal e Paraibuna, todos vinculados ao DRS-SES-SP de Taubaté, que organizou a atividade em conjunto com o PAI-PAD, como parte do projeto financiado pela FAPESP, no Programa de Políticas Públicas. O objetivo é a disseminação e implantação das intervenções breves para os problemas relacionados ao consumo de álcool naquela região, tal como ocorre hoje na região de Ribeirão Preto, SP.

Este post é Domínio Público.

Postado por Prof. Erikson Furtado, FMRP | 0 comentário

Maio 09, 2009

default user icon
  I ENCONTRO BRASIL-ÁFRICA SOBRE INTERVENÇÕES BREVES PARA PROBLEMAS RELACIONADOS AO ÁLCOOL: PESQUISA E SAÚDE PÚBLICAUSP – Campus de Ribeirão Preto, 14 a 15 de Maio de 2009Local: Centro de Convenções de Ribeirão PretoAv. Bernardino Campos, 999 Evento promovido pelo PAI-PAD – Programa de Ações Integradas para Prevenção e Atenção ao Uso de Álcool e Drogas na Comunidade, da FMRP-USP, em conjunto com INEBRIA – International Network on Brief Interventions for Alcohol Problems (www.inebria.net). Patrocinado pelo CNPq – Programa ProÁfrica. Evento destinado a pesquisadores, profissionais de saúde e estudantes da área da saúde, para intercâmbio de experiências brasileiras e africanas no campo da saúde pública e prevenção de problemas de saúde relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas. 

Estudantes de origem africana são muito bem-vindos ao encontro, e poderão receber ajuda de custo para participar no evento!

Em paralelo também ocorrerá o seminário: Implementação de intervenções breves - experiências regionais, com a participação de representantes de várias regiões dos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Amazonas, relatando a evolução de seus programas na rede pública de saúde.

Inscrições gratuitas através do telefone: (16) 3602 2727 ou pelo e-mail: lucilapaipad@gmail.com  

Palavras-chave: áfrica, fmrp, inebria, paipad, prevenção, saúde pública, uso de álcool

Este post é Domínio Público.

Postado por Prof. Erikson Furtado, FMRP | 1 comentário