Stoa :: BADI :: Blog :: A farsa do PiG sobre a Noruega

julho 23, 2011

default user icon
Postado por BADI

Quem é jornalista de verdade vai se indignar ao saber que a materia, publicada no The New york Times, cujo link se encontra no final do texto,  foi a base para a seguinte manchete no PiG brasileiro:

"Grupo islâmico reivindica atentado de Oslo, segundo jornal"

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2011/07/22/grupo-jihadista-reivindica-atentado-​de-oslo.jhtm

 

 

Ou seja; absolutamente nada a ver , nem com a manchete e nem com o conteudo propriamente dito, com o que realmente foi publicado pelo NYT. Muito pelo contrario, o Jornal deixa claro que os americanos apostavam em ação interna. Portanto, resta apenas a certeza de que a notica tupiniquim é apenas mais uma tentativa da imprensa ligada aos piores setores dos EUA, no sentido de alimentar um sentimento anti islamico no Brasil, conforme ja revelou o wikieleaks.

 

Esse é um caso que merece processo de calunia por parte do jornal americano, ja que palavras foram colocadas em suas folhas sem que ele as tivesse impresso, nem considerando a mais favoravel interpretação do que noticiou na verdade.

 

 Parte do Texto que supostamente daria base à Manchete:

" American counterterrorism officials cautioned that Norway’s own homegrown extremists, with unknown grievances, could be responsible for the attacks.

Initial reports focused on the possibility of Islamic militants, in particular Ansar al-Jihad al-Alami, or Helpers of the Global Jihad, cited by some analysts as claiming responsibility for the attacks. American officials said the group was previously unknown and might not even exist..."

Tradução:

"... Funcionários do contraterrorismo americano advertiram que os extremistas da própria Noruega, com queixas diversas, poderiam ser responsáveis pelos ataques.

Os Relatórios iniciais se concentravam sobre a possibilidade de militantes islâmicos, em especial Ansar al-Jihad al-Alami, ou Ajudantes da Jihad Global, citado por alguns analistas como reivindicantes de responsabilidade pelos ataques. Autoridades americanas disseram que tal grupo era até então desconhecida e pode ria ate mesmo não existir...."

 

http://www.nytimes.com/2011/07/23/world/europe/23oslo.html?pagewanted=2&ref=global-home

 

Este post é Domínio Público.

Postado por BADI | 1 usuário votou. 1 voto

Comentários

  1. Lígia Ferreira Galvão escreveu:

    Eu tinha achado muito estranho - assim como alguns colegas - quando vimos a notícia no UOL, dando como certa a reivindicação. Uma hora mais tarde, já não havia mais essa manchete. À noite, já se via a foto do suspeito - um jovem norueguês - de quem se poderia suspeitar também que não tivesse qualquer ligação com o mundo islâmico. É tão grave, a situação, que merece denúncia e representação pública contra esse tipo de "jornalismo". Isso é o que me preocupa: parece que nunca somos fortes o suficiente para conseguirmos deter a marcha da intolerância institucionalizada. Isso para não falar em fascismo, mesmo. 

    Ligia Ferreira GalvaoLígia Ferreira Galvão ‒ sábado, 23 julho 2011, 11:09 -03 # Link |

  2. Antonio Candido escreveu:

    Reinvidicar atentado é um elemento pouco indicativo de autoria, mesmo porque confirmar a autenticidade da reivindicação já difícil. A tal "Al-Qaeda" nunca reivindicou (de forma autenticável) os atentados de 9-11, pelo contrário, o suposto líder dessa organização negou seu envolvimento (veja história de 16/09/2001). No mesmo dia dos atentados a mídia já tinha a ficha completa dos supostos terroristas, da organização, do seu líder, etc. Tudo sem qualquer demonstração de evidência, somente baseada em supostas fontes oficiais, mas mesmo assim foi o suficiente para se construir uma história que justificasse várias guerras (ainda em curso e sem perspectiva de fim) que levou à morte e ruína de milhões (MILHÕES!) de pessoas. O aparecimento, desta vez, de um loiro alto de olhos azuis arruinou rapidamente a história pronta de apontar os usuais suspeitos em qualquer ato terrorista.

    Antonio C. C. GuimarãesAntonio Candido ‒ sábado, 23 julho 2011, 12:19 -03 # Link |

  3. BADI escreveu:

    Me lembro tambem da Espanha, qdo a Midia se aliou ao governo e se apressou em acusar o ETA.

    No endereço abaixo, n o Blog do Rovai, ha uma discussão mais detalhada sobre esse caso da Noruega:

    Quem é o “especialista em terrorismo” que atribuiu os ataques na Noruega a árabes/muçulmanos

     

    http://www.revistaforum.com.br/conteudo/detalhe_noticia.php?codNoticia=9393/quem-e-o-%E2%80%9Cespecialista-em-terrorismo%E2%80%9D-que-atribuiu-os-ataques-na-noruega-a-arabes/muculmanos

    Seria hilario não fosse tão deprimente...

    BADIBADI ‒ sábado, 23 julho 2011, 13:08 -03 # Link |

  4. Jocax escreveu:

    BADI,

    Ocorreu o mesmo quando o atirador da escola matou dezenas :

    O PIG nao queria mostrar as razoes verdadeiras , no caso da escola , eram razoes  religiosas , e queriam mostrar o ato simplesmente como loucura.

    Agora querem deturpar o caso que ao que tudo indica , tem conotacao POLITICA-IDEOLOGICA veja um trecho de uma reportagem :

    -----------------

    ...O suspeito do massacre da ilha já foi identificado como um norueguês de 32 anos, ligado à militância política de extrema-direita e aparentemente um cristão radical. Ele entrou no recinto com uniforme da polícia e foi preso após o incidente.

    Anders Behring Breivik seria ligado a um grupo da extrema direita e foi visto no centro de Oslo horas antes da explosão, segundo informações da rede de televisão TV2 Nyhetskanalen.

    As autoridades descartam a relação dos dois ataques com o terrorismo internacional e acreditam que eles estejam relacionados com "movimentos locais antissistema".

    Até agora, a hipótese era de que ele havia agido sozinho tanto no ataque ao prédio público quanto no massacre da ilha.....

    ------------------------

    Pq , obviamente a imprensa serve as elites e estas tem a ideologia da direita: Concentracao da riqueza na maos de poucos.

     

    Resumo : qdo a atrocidade eh feita pela direita por motivos ideologicos direitistas eles tentam encobrir e desviar, qdo eh a esquerda eles satanizam ainda mais.

    Chomsky ja denunciava tal manipulacao:

    "..Em A Manipulação do Público,[6] livro escrito em conjunto por Edward S. Herman e Noam Chomsky, os autores exploram este tema em profundidade e apresentam o seu modelo da propaganda dos meios de comunicação com numerosos estudos de caso extremamente detalhados para demonstrar seu funcionamento. Para uma análise completa deste modelo veja Teoria da Propaganda de Chosmky e Herman.

    Um viés social pode ser definido como inclinação ou tendência de uma pessoa ou de um grupo de pessoas que impede julgamentos e políticas imparciais e justas para a sociedade entendida como um sistema social integral.


    A teoria de Herman e Chomsky explica a existência de um viés sistêmico dos meios de comunicação em termos de causas econômicas e estruturais ao invés de uma conspiração criada por algumas pessoas contra a sociedade.


    Em resumo, o modelo mostra que esse viés deriva da existência de cinco filtros que todas as notícias precisam ultrapassar antes de serem publicadas e que, combinados, distorcem sistematicamente a cobertura das notícias pelos meios de comunicação.


    1. O primeiro filtro - o da propriedade dos meios de comunicação - deriva do fato de que a maioria dos principais meios de comunicação pertencem às grandes empresas (isto é, às "corporations")..
    ..."

    http://stoa.usp.br/politica/forum/84640.html

     

     

    João Carlos Holland de BarcellosJocax ‒ sábado, 23 julho 2011, 19:27 -03 # Link |

  5. Jocax escreveu:

    A teoria dos seis graus de separação originou-se a partir de um estudo científico[1], que criou a teoria de que, no mundo, são necessárias no máximo seis laços de amizade para que duas pessoas quaisquer estejam ligadas.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_dos_seis_graus_de_separa%C3

    A teoria dos seis graus de separação (ou teoria dos 6 elos) originou-se a partir de um estudo científico, que criou a teoria de que, no mundo, são necessárias no máximo seis laços de amizade para que duas pessoas quaisquer estejam ligadas.
    http://inorbt.com/2011/01/15/teoria-dos-seis-graus-de-sep
    ---------------


    Pela teoria dos SEIS GRAUS obviamente a MIDIA brasileira vai achar rapidamente um ELO DE LIGACAO entre o massacrador e o PT.

    Eh só uma questao de tempo para que a imprensa coloque a manchete manchete:
    "O Amigo do amigo do amigo do assassino da Noruega tinha ligações com o PT"

    João Carlos Holland de BarcellosJocax ‒ domingo, 24 julho 2011, 12:47 -03 # Link |

  6. Antonio Candido escreveu:

    Veja (muito engraçado):

    http://www.indecisionforever.com/2011/07/26/stephen-colbert-on-the-u-s-medias-response-to-the-muslish-islamesque-atrocities-in-norway/

    Antonio C. C. GuimarãesAntonio Candido ‒ sexta, 29 julho 2011, 10:11 -03 # Link |

  7. Antonio Candido escreveu:

    A era do preconceito

    http://www.cartacapital.com.br/politica/a-era-do-preconceito

    Antonio C. C. GuimarãesAntonio Candido ‒ sábado, 30 julho 2011, 09:33 -03 # Link |

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.