Stoa :: Desenvolvimento do Stoa :: Fórum

Autor Servidor de Mensagens Instantâneas do Stoa
Ewout ter Haar
Ewout ter Haar

Ago 12, 09

Como serviço beta (experimental, pode sair do ar a qq momento), estou disponibilizando um servidor de mensagens instantâneas no Stoa. Para usar, use o seu cliente de MI favorito (uso pidgin, porque vem com ubuntu) e configura uma nova conta: o protocolo é XMPP, o servidor é stoa.usp.br, o usuário e senha são aqueles do Stoa. Tente me adicionar: o meu identidade é ewout@stoa.usp.br. Vou tentar dar mais instruções aqui.

Não consegui ainda sincronizar a lista de contatos no Stoa com a lista de "Buddies" do servidor XMPP, portatanto, vai ter que usar o seu cliente para isto.  É possível se comunicar com contatos em outras servidores XMPP como jabber.org. Por exemplo, pelo que experimentei, para me comunicar com um usuários do GTalk, preciso adicionar a pessoa com endereço do tipo blah@gmail.com  como "Buddy". Uma vez aceito, posso mandar mensagens a vontade.

Liguei os "transportes" para MSN e Yahoo Messenger e GTalk, mas não sei como faz para se cadastrar no transporte (o pidgin não faz). Isto seria uma alternativa para se comunicar com os seus contatos fora do Stoa.

Se alguém com conhecimento de tecnologia XMPP,  Openfire, Strophe e coisas do gênero se interessar, entre em contato e te dou permissões de administrador no servidor.

Agora, para que isto serve? Porque alguém usaria este serviço, quando todos os seus contatos estão no Messenger ou no GTalk? Bem, do ponto de visto do desenvolvimento do Stoa, precisamos ficar a par com a tecnologia XMPP e aprender como administrar este tipo de servidor, porque no futuro vamos querer usar esta infra-estrutura para notificações e outras tecnologias "real-time". Ou seja, vai ser útil como infra-estrutura em cima de qual vamos construir ferramentas para os nossos usuários.

Do ponto de vista do usuário, é que nem um email da USP: você fica independente de falhas da rede com o resto do mundo (o sistema continua funcionando mesmo sem conexão com Google ou MSN) e você mantem uma identidade institucional ("este conta vou manter aberto somente para fins profissionais", algo assim)

A rede XMPP é federada:

Isto significa que os clientes (pessoas) podem se associar a um ou mais servidores mas podem se comunicar com qualquer outra pessoa, independente de em qual servidor esta outra pessoa está ligado. 

É um bom exemplo de como devemos organizar as nossas infraestruturas de comunicação: as pessoas decidem em qual nó central se liguem (e podem mudar sempre que quiseram) mas sem perder a possibilidade de interagir com pessoas ligadas a outros nós. Esta é uma solução intermediária entre uma hierarquia centralizada (com uma Universidade ou corporação, ou a rede MSN) e uma rede completamente distribuída.

Figura Retirado de “XMPP: The Definitive Guide, by Peter Saint-Andre, Kevin Smith, and Remko Tronçon. Copyright 2009 Peter Saint-Andre, Kevin Smith, and Remko Tronçon, 978-0-596-52126-4.”

Palavras-chave: IM, mensagens instantâneas, openfire, xmpp

<< Voltar aos tópicos Responder