Stoa :: Daros :: Blog :: Existem duas Torás como ensinam os Adventistas?

outubro 17, 2012

default user icon
Postado por Daros

Segundo a doutrina adventista, a Torah se divide em dois tipos de leis: as cerimoniais e as morais.

As primeiras são preparadoras para a primeira vinda do Messias. Logo, deixaram de valer após a vinda de Cristo. As segundas correspondem aos 10 mandamentos, escritos na pedra pelo dedo divino (www.iasdemfoco.net).

Restam, então, algumas dúvidas:

1. As leis sobre o cashrut (comida casher) não estão nos 10 mandamentos. Além disso, elas estabelecem que o contato com carne imunda é um ato que acarreta impureza ritual, a qual expira após um banho e o pôr-do-sol (como muitas outras leis do templo). Logo, é claramente uma lei cerimonial. Pelo critério adventista das 2 leis, o cashrut não deveria ser mais obedecido. Por que, então, os adventistas o observam?

2. Nos 10 mandamentos está expressa a proibição de adulterar. As leis acerca de outros pecados sexuais (como o incesto) estão fora do Decálogo. Então, seriam leis cerimoniais e, como tal, estariam abolidas? Assim também estariam abolidas as leis referentes aos dízimos e doações para sacerdotes, órfãos, viúvas e estrangeiros?

3. Quando a Torah chama os dias santos de "shabbats", esses dias, então, passam a exigir a guarda prescrita no Decálogo? Se é assim, então por que eles não são guardados pelos adventistas?

 
Ao que parece, essas "doutrinas" não passam de ensinamentos de homens. E seus seguidores deveriam se ater mais à Palavra de D'us que à dos homens.

Palavras-chave: adventista, bíblia, igreja, lei, religião, torah

Este post é Domínio Público.

Postado por Daros

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.