Stoa :: Clube de Simulações (CS) :: Blog :: PAX !!!

abril 29, 2009

user icon

PAX está definida!

A PAX – Simulação Diplomática interna dos estudantes da Universidade de São Paulo está com seus detalhes definidos! Ela acontecerá do dia 15 ao 17, na Faculdade de Direito da USP, com dois comitês (explicados em detalhes abaixo), um em inglês e outro em português.

As inscrições se iniciam no dia 29 de abril e a ficha de inscrição poderá ser encontrada aqui mesmo no blog, juntamente com as regras de procedimento e os guias de estudo. Mais detalhes serão divulgados em breve!

Leia abaixo sobre os dois comitês e fique ligado nas inscrições!

 

Comitês a serem simulados

a.      Conselho de Segurança da ONU (United Nations Security Council – UNSC)

Tópico: Situação no Irã

 

Criado como órgão executivo das Nações Unidas para zelar pela paz e segurança internacionais, o Conselho de Segurança tem tido de enfrentar há anos a possibilidade de proliferação nuclear no Irã, mas seus progressos neste esforço sempre se mostraram lentos e, em boa parte, insatisfatórios. Embora a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) tenha conseguido crescente acesso às informações concernentes ao programa nuclear iraniano, ainda restam muitas dúvidas sobre as possíveis implicações militares do seu desenvolvimento. Cabe ao Conselho de Segurança, portanto, retomar o assunto, considerando os últimos relatórios produzidos tanto pela Agência como pelo governo, e sopesando os princípios da soberania e não-intervenção contra as preocupações internacionais com a proliferação nuclear, para avaliar e aplicar medidas que visem à resolução deste impasse o mais brevemente possível. Dadas as complexas e profundas relações que o Irã mantém com diversos países da ONU, será um grande desafio para os delegados negociar uma solução que componha todos os interesses em jogo e prime pelos altos ideais da Organização das Nações Unidas. Os trabalhos do comitê serão realizados em Inglês e cada país será representado por uma dupla de delegados.

 

 

 

b.      Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO)

Tópico: Línguas em risco de extinção: proteção internacional ao patrimônio cultural-linguístico da humanidade.

Metade das cerca de 7.000 línguas faladas hoje no mundo deve sumir até o final do século, numa velocidade aproximada de uma extinção a cada 14 dias. Estes dados alarmantes têm como causa diversos fatores que não respeitam fronteiras nacionais. Como declarou o lingüista David Harrison, “estamos vendo na frente dos nossos olhos a erosão da base do conhecimento humano". Tal fenômeno não pode passar despercebido das instâncias internacionais de proteção do patrimônio cultural global. É com esta preocupação que a simulação da UNESCO, instituição desta alçada por excelência, visará determinar se é necessária a proteção internacional das línguas em perigo e quais os instrumentos à disposição que poderiam ser empregados para deter este processo de extinção em massa. Os trabalhos do comitê serão realizados em Português e a representação de cada país será individual.

 

Postado por Martino Gabriel Musumeci em Clube de Simulações (CS)

Comentários

  1. Bernardo Pascowitch escreveu:

    Olá Martino,

    Eu participei ano passado do PAX-II. Queria participar deste ano novamente, mas a divulgação ficou muito em cima da hora! É nesse final de semana já, ano passado a divulgação foi feita com meses de antecedência... o que houve?

    Abraços e obrigado,

    Bernardo

     

    Bernardo Salles PascowitchBernardo Pascowitch ‒ segunda, 11 maio 2009, 17:10 BRT # Link |

  2. Fernando Gonçalves Entratice escreveu:

    Bernardo,

     

    Infelizmente, dada a demora por parte do Professor Rodas em definir a questão das salas, a divulgação foi muito atrasada para o curso de Direito. Contudo, colocamo-nos à disposição para ajudar os delegados de todas as maneiras possíveis, e informamos que o Guia de Estudos de ambos os comitês tentam ser o mais informativos quanto possível. Na UNESCO, inclusive, pode-se encontrar uma descrição detalhada sobre a situação de cada um dos países envolvidos na discussão.

    Pedimos desculpas e esperamos contar com sua presença!

     

    Atenciosamente,

    Fernando

    Fernando Gonçalves EntraticeFernando Gonçalves Entratice ‒ segunda, 11 maio 2009, 17:27 BRT # Link |

  3. Martino Gabriel Musumeci escreveu:

    Reitero o que o Fernando disse (ele esqueceu de mencionar, mas é o Secretário Administrativo da PAX neste ano).

    De fato, infelizmente, a divulgação na SanFran ficou bem em cima da hora, devido aos fatores mencionados. E também porque estamos com poucos participantes de Direito no Clube de Simulações.

    Mas seria ótimo ter sua presença na nossa simulação novamente, Bernardo! Se puder, faça sua inscrição, porque você já tem experiência anterior em modelos, então devrá conseguir se virar bem lendo o guia de estudos.

    No UNSC, as vagas estão praticamente esgotadas. Mas, na UNESCO, ainda há países importantes disponíveis. E o guia deste comitê está bastante completo (perto de 50 páginas), então será uma referência quase completamente suficiente para informar as discussões dos 2 dias de PAX.

    Abraço,
    Martino

    Martino Gabriel MusumeciMartino Gabriel Musumeci ‒ quarta, 13 maio 2009, 21:44 BRT # Link |

  4. Bernardo Pascowitch escreveu:

    Olá Fernando e Martino,

    Obrigado pelas informações e pela atenção. Infelizmente não poderei participar, já que vou fazer um curso na SBDP aos sábados. Uma pena, adoraria participar. Li um pouco dos guias e estão realmente muito bons.... desejo boa sorte à vocês no modelo! Espero estar presente na próxima edição do PAX.

    Abraços,

    Bernardo

    ps - vocês sabem quem está organizando a delegação da USP para participar do AMUN em Julho/2009? Obrigado! 

    Bernardo Salles PascowitchBernardo Pascowitch ‒ quinta, 14 maio 2009, 21:52 BRT # Link |

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.