Stoa :: Ciência e Cultura (Licenciatura do IFUSP) :: Blog :: Relógio de Sol do Boczko da USP =)

novembro 02, 2010

user icon

Quando a gente entra lá pelo P1 da USP e vem balançando no ônibus passando pelo bobódramo (acho que chama assim porque o povo fica correndo ou dando volta de bike em círculos que nem bobos!), podemos ver uma coisa que pra mim, no primeiro ano, era uma obra de arte ou algo do tipo. Essa estrutura da foto abaixo (peguei daqui):

Fiquei sabendo que se tratava de um relógio de Sol quando comecei a fazer IC com o prof Boczko. As marcações das horas se encontram no chão e correspodem a hora do meridiano local e não a hora do meridiano central do fuso (a hora mais próxima do relógio de pulso convencional). Portanto, não vale chegar lá e dizer qua a hora tá errada ou que o relógio não aponta para o polo Sul exatamente. Acontece que o tipo marcação foi encomendada por uma arquiteta, que fez esse design pro relógio. Inicialmente, o projeto para as marcações estavam atribuídas ao professor Paulo Benevitz, que foi orientador do Boczko, que acabou passando o projeto para que o Boczko fizesse.

Bom ... o relógio está lá ... espero que algumas pessoas não o vejam mais apenas como uma obra de arte, mas sim como uma obra de arte com ciência =D.

Postado por Karina Pavanelli em Ciência e Cultura (Licenciatura do IFUSP) | 1 usuário votou. 1 voto

Comentários

  1. Lidia E. Santana escreveu:

    Legal, Karina! eu fiz astronomia de posição com o professor Boczko e ele comentou sobre este relógio! até entao eu tb nao sabia sobre o q se tratava esta tal "coisa"! rsrs

    Lidia E. SantanaLidia E. Santana ‒ terça, 02 novembro 2010, 22:59 -02 # Link |

  2. Henrique Fleming escreveu:

    Benevitz = Benevides

    Trata-se do prof. Paulo Benevides Soares.

    Uma curiosidade, já que estamos no veio histórico: o prof. Benevides é descendente de Salvador Correia de Sá e Benevides, por três vezes governador da capitania do Rio de Janeiro bem como  de Mem de Sá e Estácio de Sá. E é casado com a profa. Maria Victoria Benevides, importante socióloga.

    Henrique FlemingHenrique Fleming ‒ quinta, 04 novembro 2010, 12:39 -02 # Link |

  3. Diego Paulo Rhormens escreveu:

    Esse relógio de Sol só tem um pequeno problema, ele só funciona de dia...

    hahaha

    Diego Paulo RhormensDiego Paulo Rhormens ‒ segunda, 08 novembro 2010, 14:27 -02 # Link |

  4. Tiberio Ferrari escreveu:

    Fiquei sabendo quinta, quando o professor Gil da Costa, que esta dando Evolução dos Conceitos da Física, comentou sobre esse relógio. Não sabia que era do Boczko.

    Muito legal, hoje prestei atenção nele mas ainda quero ve-lo de perto, não passando balansando no onibus. =D

    Tiberio FerrariTiberio Ferrari ‒ sexta, 15 abril 2011, 22:18 -03 # Link |

  5. Samantha escreveu:

    Muito interessante!

    Fiz Elementos de Astronomia com o Boczko há alguns anos. Um grande professor, sem sombra de dúvidas. Entretanto, eu não conhecia os detalhes da história deste relógio solar.

     

    Ótimo post!

    Samantha MartinsSamantha ‒ terça, 05 julho 2011, 11:26 -03 # Link |

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.