Stoa :: Ciência e Cultura (Licenciatura do IFUSP) :: Blog :: Van Gogh fanfarrão?

novembro 02, 2010

user icon

Tava trabalhando esses dias quando meu chefe pediu pra eu pegar uns orçamentos na sala do chefe do lado e quando entrei me deparei com um quadro que logo reconhi ser do Van Gogh por suas características. Daí o chefe falou que as estrelas que estavam pintadas estavam na posição real e permitiam determinar a latitude local em que fora pintada. Aí eu fiquei toda empolgada, porque gosto um tanto de astronomia, e logo fui tentar achar a Ursa Menor no quadro, pois nessa constelação se encontra a estrela Polaris, que está muito próxima do polo Norte celeste e, a partir dái podemos determinar a alatitude do local.

Era este o quadro (lógico que não era o do Van Gogh na sala do chefe ... era uma imitation!)

Pra quem conhece um pouco de astronomia deve ter identificado algo parecido com a ursa menor ... caso não ... ela deve se parecer com essa imagem abaixo.

*a ursa menor é a da direita ... a da esquerda, imaginem só, é a ursa maior ¬¬'!

A estrela polaris é a mais brilhantinha da constelação da U Menor.

Bom ... agora já dá pra identificar algo parecido na pintura de Van Gogh.

O legal é que eu fui fazer uma busca de informações do quadro na web e encontrei informações de astronômos que dizem que a ursa menor jamais poderia ter sido vista desta forma como pintada no quadro! Há sites que dizem que as estrelas são vistas desta forma nas costas do observador! Mas há uma discussão interessante nesta página CLIQUE CLIQUE =)

Olha eu esquecida ... o nome do quadro é Starry Night Over the Rhone (Noite Estrelada sobre o Ródano), pintado em 1888. Ródano é um rio entre a França e a Suíça.

Uma imagem fotográfica do local:

Se o Van Gogh acertou ou não realmente ... o pessoal do Ródano deve saber (ou não, ninguém mais olha as estrelas direito!) ... os astronômos também sabem das coisas ... mas de qualquer forma ... o quadro é bem bonito =).

Palavras-chave: Artes Plasticas, astronomia, van gogh

Postado por Karina Pavanelli em Ciência e Cultura (Licenciatura do IFUSP)

Comentários

  1. Vera Bohomoletz Henriques escreveu:

    que bonito ver a arte entremeada com a ciência... eu não conhecia esse fato, embora adore van gogh.

    Não sei se foi maldade da Karina, mas o Ródano de Van Gogh é infinitamente mais belo que o real - até nos reflexos na água

    Vera Bohomoletz HenriquesVera Bohomoletz Henriques ‒ sábado, 06 novembro 2010, 02:33 -02 # Link |

  2. Diego Paulo Rhormens escreveu:

    Existem obras de arte, brasões, e bandeiras que buscam esta relação entre a astronomia e a obra em si.

    Algumas delas são fiéis ao céu, outras nem tanto, mas de qualquer maneira, é sempre muito bonito olhar o céu a noite, pois faz refletir a respeito da vida e da beleza do desconhecido.

    Diego Paulo RhormensDiego Paulo Rhormens ‒ segunda, 08 novembro 2010, 14:33 -02 # Link |

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.